Assembleia de Cotista

assembleias

Pessoal,

Acabou a moleza, mobilização Já!

Com o intuito de EXERCER o nosso DIREITO de ter VOZ nas DECISÕES dos FIIs, abro este espaço para nos comunicarmos e elegermos representantes participativos nessas ocasiões.

Só nessas ocasiões, temos a oportunidade de:

  • Discutir e redefinir a política do FII ( adotada pelo Gestor )
  • Revisar, aprovar ou Rejeitar as demonstrações contábeis ( exigir Relatórios melhores )
  • Alteração do Regulamento do Fundo ( corrigir vícios )
  • Substituição do Administrador, do Gestor ou do Custodiante ( quando ocorrem atos indesejados pela maioria )
  • Liquidação do Fundo ou Mudança, via integração por outro
  • Alteração (REDUÇÃO) da forma de cálculo ou valor das taxas de administração e performance, além do Benchmark

A Instrução CVM 409

Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento.

Destaco alguns artigos:


Art. 50 – Além da assembléia prevista no artigo anterior, o administrador, o gestor, o custodiante ou o cotista ou grupo de cotistas que detenha, no mínimo, 5% (cinco por cento) do total de cotas emitidas, poderão convocar a qualquer tempo assembléia geral de cotistas, para deliberar sobre ordem do dia de interesse do fundo ou dos cotistas.


Art. 53 – Somente podem votar na assembléia geral os cotistas do fundo inscritos no registro de cotistas na data da convocação da assembléia, seus representantes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 (um) ano.

Parágrafo único. Os cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, desde que recebida pelo administrador antes do início da assembléia, observado o disposto no regulamento.

* Agradeçam ao Amigo Cintra pelo MODELO DE PROCURAÇÃO  para assembleias (AGE ou AGO):

PROCURAÇÃO

“Fulano(a)” (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (qualificação profissional), (RG), (CPF), (endereço completo, com Bairro, Cidade, Estado e CEP), pelo presente instrumento de procuração nomeia e constitui seu(a) bastante procurador(a) o(a) Sr.(a) “Ciclano” (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (qualificação profissional), (RG), (CPF), (endereço completo, com Bairro, Cidade, Estado e CEP), a quem confere poderes para o fim específico de representá-lo(a) na Assembleia Geral Extraordinária/Ordinária a ser realizada pelo “FUNDO IMOBILIARIO XX ,  sito nesta Capital – RJ na Rua XTHYY, nº 1.000, Bairro ALFA, no dia __ de ______________ do ano de 20__, com início previsto para as __:__ horas em primeira convocação ou __:__ em segunda e última convocação, podendo o(a) procurador(a) nomeado(a) votar , debater acerca da pauta constante da ordem do dia e impugnar as matérias eventualmente fora da pauta do Edital de convocação, impugnar o debate e qualquer votação estranha à ordem do dia, apresentar documentos, prestar declarações, pedir esclarecimentos, pedir e examinar contas, orçamentos, documentos e similares, aceita-los ou impugná-los, propor destituição do gestor(a), administrador(a) e/ou membro eleito do gestor ou do administrador, se necessário for, concordar ou não com propostas de quaisquer aumentos de taxas seja quais forem, praticando, enfim, todos os atos necessários ao fiel cumprimento do presente mandato, dando tudo por bom, firme e valioso.
Local ________, __ de _____________ de 20__.
______________________________
Nome completo do outorgante, CPF, RG

Assembleias Agendadas:

* Contribuição do amigo Leandro Carioca:

“Fui à reunião da Geração Futuro com os cotistas do SPTW e BPFF. Estavam lá os responsáveis diretos pela gestão dos fundos. Abaixo todas as considerações feitas:

Cenário atual: A queda dos juros vai impactar os FIIs de forma geral. A queda do IOF para estrangeiros pode favorecer a entrada de novos investidores. Hoje são entre 25 e 30 bilhões investidos em FIIs.

BPFF: A alocação será lenta e criteriosa, com gestão ativa (inclusive estava presente o principal responsável pela compra das cotas dos FIIs) Tudo será levado em conta na hora da aquisição, vacância da região, preço do aluguel etc. Tem alta posição de caixa.

SPTW: Nada mudou nos fundamentos do fundo. A queda da cota se deveu realmente à falta de percepção do mercado, de quem comprou com a lógica errada. Revelaram que sócios da Brasil Plural, inclusive, tem posição no SPTW. Não ficaram muito satisfeitos com a forma com que alguns distribuidores venderam o fundo. Não haverá amortização como apareceu naquele relatório, foi um erro mesmo. Os players estão aumentando, melhorando a dinâmica do papel.

Os 2 imóveis do SPTW são customizados para a Atento. São 2 mil pontos de atendimento. Ela investiu 20 milhões num data center no Badaró. A empresa está fechando novos contratos e a perspectiva é de crescimento para os próximos anos. Ela já demonstrou interesse em continuar nos imóveis.

Tetzner, por questões operacionais, eles não podem divulgar os relatorios e cartas por email a todos os cotistas. As corretoras geralmente só mandam o endereço do cotista. No site da Geração Futuro vão disponibilizar os documentos relevantes dos FIIs deles. (A carta mensal do SPTW sairá nesta sexta-feira)(https://www.gerafuturo.com.br. Clique em produtos, fundos imobiliários). Estão conversando com outra corretora pra estabelecer um formador de mercado profundo.

Bom, acho que é isso, até a próxima reunião.”

* Contribuição do amigo Fernando Clauzet, na AGO do MXRF11 dia 11/6:

“Fala Tetzner, fui na reunião da MXRF.

Segue a baixo o que anotei e que achei importante.
Dá uma lida antes de eu publicar lá no blog!
Abs

- Estavam presentes fisicamente 7 cotistas do fundo e outros 3 através das procurações que recebi dos amigos aqui do blog.
– Durante 45 minutos foi falado tudo o que, extensamente, foi discutido esclarecido e apresentado aqui no blog no decorrer do mês de abril. Todas as contas, a questão da marcação a mercado, do VP, etc…
– Foi afirmado pelo Sr. Renato Vercesi que o fundo prevê uma renda frequente entre 0.75 e 0.80.
– No futuro, o fundo pode pagar mais assim como pode não pagar novamente. Vão respeitar a lei de distribuição de 95% do lucro no semestre.
– Foi afirmado que a metodologia de cálculos financeiros utilizada atualmente é a mesma utilizada no passado.
– A XP não recebe taxa de performance se a cota continuar sofrendo pressão do mercado. Esta é a situação atual da gestora, ou seja, se a cota ficar a baixo so VP, eles não recebem. (Observação minha: deve ser por isso que querem ser os formadores de mercado!!!)
– Foi afirmado que no futuro eles pretendem diminuir a exposição em FIIs conforme surgirem bons CRIs.
– O fundo não possui formador de mercado atualmente.
– O custo para o fundo ter um formador de mercado é de aproximadamente 10.000 reais/mês.
– A votação da XP como formadora de mercado não foi colocado em pauta pois não havia cotistas suficientes para se realizar a votação.
– As votações feitas por meio eletrônico serão computadas e comunicadas aos cotistas através de carta.
– Pelo que entendi o Citi entende que a XP como gestora do fundo representa o tal conflito de interesse. Serão apresentados outros players como possíveis formadores de mercado.

Fernando Clauzet”

 

* Amigos, minha contribuição (BTG Pactual):

“Prezado RI,

aproveitando a deixa, existe alguma maneira de nós cotistas participarmos das assembleias e votarmos por email, assistir por webcast como ocorre nas empresas listadas em bolsa?

o proprio Pactual tem essa estrutura para divulgação aos acionistas, não podem usar para com os cotistas?

[]´s
Tetzner

————————-
Tetzner,

Com certeza levarei o assunto internamente para discussão.

Att.
RI FIIs BTG Pactual”

114 comentários sobre “Assembleia de Cotista

  1. Prezados Senhores;

    Irei comparecer nas seguintes assembléias:

    AGCX – 29/04
    HGLG – 30/04
    HGBS – 30/04
    SAAG – 30/04
    RNGO – 05/05
    AEFI- 05/05

    Como nós temos essa aba aqui no blog, e muitas AGO’s a serem realizadas, favor mencionar o fundo e enviar sua pergunta para que eu possa fazer na reunião, nas respostas desse post. Já comecei o estudo dos fundos, com as análises dos balanços e comentários em cada aba respectiva do fundo.

    Sem mais,
    JRRG11B

    Curtir

    • HGBS
      Como foram os termos do acordo que pôs fim aos processos de penhora do Shopping Goiabeiras? O acordo diria respeito a todos os processos ou só ao menor deles( o de 22M)? Há alguma estratégia do gestor no sentido da renda não diminuir com o fim dos aportes dos negócios realizados e que terminarão em meados de 2015?

      Curtir

  2. AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!

    99% que RESPOSTA!

    24/06/2013 18:23 FII TRXE COR (XTED) – DELIBERACOES DE AGOE

    FII TRXE COR (XTED)
    DR.: ERICK WARNER DE CARVALHO

    Deliberacoes da AGOE

    Nos termos do artigo 43, I da Instrucao CVM n0 472, de 31 de outubro de 2008, a CITIBANK DISTRIBUIDORA DE TITULOS E VALORES MOBILIARIOS S.A., inscrita no CNPJ/MF sob o n0 33.868.597/0001-40, na qualidade de administradora do TRX
    EDIFICIOS CORPORATIVOS FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIARIO – FII, inscrito no CNPJ/MF sob o n.0 15.006.267/0001-63 (Administrador e Fundo, respectivamente), vem, por meio desta, informar que na ultima Assembleia Geral Ordinaria e Extraordinaria de Quotistas do Fundo, realizada em 24 de junho de 2013 (a Assembleia), instalada em 1a convocacao, antes dos Quotistas deliberarem sobre as materias da Ordem do Dia, foi discutido e/ou esclarecido o seguinte: i) o Administrador instalou a Assembleia abrindo a possibilidade dos Quotistas elegerem o presidente da Assembleia, solicitando que a secretaria fosse tomada por um membro do Administrador para fins de elaboracao de ata; ii) apos esclarecimentos do Administrador e do Gestor o presidente da Assembleia solicitou uma analise no processo de negociacao para aquisicao do imovel Itambe a fim de se verificar eventuais descumprimentos por parte da vendedora Itambe, embora ratificado pelo Administrador e pelo Gestor que nao houve a celebracao de qualquer instrumento de compra e venda; iii) ainda, os Quotistas solicitaram que o Gestor analisasse outras opcoes de investimento para eventuais recursos de liquidez do Fundo; iv) com relacao ao item a da Ordem do Dia, a PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, em seu relatorio de auditoria sobre as demonstracoes financeiras do Fundo, chamou atencao para a Nota Explicativa n0 6, que dispoe que a transferencia da propriedade fiduciaria dos imoveis do Fundo ainda nao tinha sido concluida ate 31 de dezembro de 2012; v) nao obstante o disposto no item iv, a PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes esclareceu que sua opiniao nao esta ressalvada em razao desse assunto.

    Diante do exposto acima, os Quotistas: a) aprovaram por 95,64% dos Quotistas presentes, as contas e as demonstracoes financeiras do Fundo relativas ao exercicio social findo em 31 de dezembro de 2012, devidamente auditadas, nos
    termos da legislacao em vigor, pela PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, e previamente disponibilizadas aos Quotistas, juntamente com o respectivo relatorio de auditoria; b) aprovaram por 98,78% dos Quotistas presentes, direcionar os recursos captados na Oferta do Fundo, nao utilizados para a aquisicao dos Ativos Imobiliarios, para amortizacao de Quotas do Fundo, no montante de, aproximadamente, R$ 34.029.048, a ser realizada de forma pro rata entre todos os Quotistas, na proporcao da quantidade de Quotas de emissao do Fundo detidas por cada Quotista. O valor a ser amortizado sera apurado com base na Quota Patrimonial do ultimo dia util do mes de Junho/13 e pago no 100 dia util do mes seguinte, por meio de credito dos respectivos valores em recursos disponiveis diretamente nas contas de titularidade de cada Quotista, as quais foram devidamente informadas nos respectivos boletins de subscricao; e c) aprovaram, por maioria dos votos dos Quotistas presentes, autorizar o Administrador, na qualidade de representante legal do Fundo, a adotar todas as medidas necessarias ao cumprimento das deliberacoes tomadas nesta Assembleia.

    Atenciosamente,
    CITIBANK DISTRIBUIDORA DE TITULOS E VALORES MOBILIARIOS S.A.
    Administrador

    Curtir

  3. Beleza Fernando, acho que começaram a sentir o calor do fogão pegando na barriga! rs
    Seria interessante irmos representados na próxima AGO/E que delibere sobre essa contratação. Afinal, um FII com ótima liquidez e SE FOR bem administrado, não precisa precificador, concorda? Vamos embaraçá-los hehehe

    Curtir

  4. Olá Sisalama. Eu perguntei se os votos enviados por email estavam sendo recebidos e computados e eles responderam que sim. Perguntei da caixa postal lotada e eles disseram que era um problema com um dos emails, mas que receberam todos os votos. Parece que eles vão computar os votos e enviar nova carta aos cotistas oferecendo um (uns) novo(s) formador(es) de mercado. Não fiz perguntas específicas sobre data para a nova apresentação. Mas penso que o email que recebeu os votos pode ser usado para esclarecer esta dúvida.

    Curtir

* Novos Comentários Aqui. Imagens poste o link e será convertida, vídeos a conversão é automática.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s