Pergunte ao Tetzner

Pergunte ao Tetzner

AQUI VOCÊ ENCONTRA AS RESPOSTAS PARA AQUELAS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

  • 0 – O que pode e o que não pode?
    • Leia a política de boa convivência do Blog, está na lateral direita, logo ao final.
    • Será constantemente atualizada para manter elevado o padrão do NOSSO Blog. Sim, ele é SEU também então nos ajude a cuidar bem dele.
  • 1 – Como seguir e acompanhar o Blog?
    • Você pode seguir os comentários na barra lateral direita; existem separações de comentários dos FIIs e dos Fóruns.
    • Outra opção para quem está no trabalho durante o dia é utilizar o RSS do Blog (abaixo instruções)
    • Abra este link no seu Internet Explorer:  https://tetzner.wordpress.com/comments/feed
    • Funciona com outros navegadores, mas precisa instalar RSS Reader; no IExplorer é nativo.
    • A ferramenta de Feed permite organizar por Dia, por Assunto e por Participante
    • Salve no navegador e mande atualizar toda vez que entrar que ele puxa tudo que aconteceu desde então.
  • 2 – Qual a organização utilizada?
    • temos Páginas, Posts e Comentários:
      • As Páginas são pontos de encontro no blog, organizados por assunto e tem um coordenador.
      • Os Posts foram apelidados de “Fichas” pois usamos um para cada Fundo Imobiliário e concentramos neles toda informação.
      • Os Comentários são as interações e podem ser feitos tanto nas Fichas quanto nas Páginas.
      • Todos podem perguntar, direto no local que mais tem a ver com a pergunta (ficha ou página)
      • As páginas ficam no menu Superior, no topo do Blog e as Fichas à sua direita ordenadas alfabeticamente.
      • É possível encontrar links para as fichas logo abaixo do Menu Principal do Blog.
  • 3- Imposto de Renda como é?
    • Rendimento de FIIs são Isentos, a Cota se for vendida com Lucro paga 20% sem limite de isenção (Darf 6015).
    • A isenção é dada para fundos negociados em bolsa, com mínimo de 50 cotistas e nenhum com mais de 10% do FII.
    • Por Rendimento entenda o aluguel/juros que é depositado na sua conta no banco ou corretora.
    • Por Cota entenda que é o ativo representado, negociado em bolsa de valores sob um código único.
    • Dúvidas gerais sobre Imposto de Renda consulte o site da Receita Federal.
  • 4 – Como Declaro os FIIs ?
    • O rendimento é somado e lançado em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”
    • As Cotas são lançadas em “Bens e Direitos”; atualize a posição no começo e no final do ano.
    • A Declaração deve ser feita de modo Idêntico ao Informe de Rendimentos:
      • Use o CNPJ informado,
      • Aponte o Total de Rendimentos Recebidos
      • Subtraia as Amortizações do Preço Pago
      • Em caso de vendas, registre o Lucro e o DARF na Planilha de Fundos Imobiliários
      • Dúvidas adicionais, consulte o site da Receita Federal.
  • 5 – Tem Planilhas ?
    • Não distribuímos planilhas, todas as publicações do Blog são em .pdf
    • Mas ajudamos você a montar a sua e se quiser automatizar.
  • 6 – Como mudar a foto aqui?
    • Em todos os blogs da wordpress você pode mudar pelo perfil:  https://br.gravatar.com
    • Acesse o link, faça seu login com o email que usa aqui e troque a foto.
    • Pode mandar do seu computador ou da Internet.
    • Veja este vídeo em inglês que explica como usar.
  • 7 – Meu comentário não aparece, o que fazer?
    • Atente para a Política do Blog, leia o texto na barra lateral direita, mais abaixo  ->
    • Evite postar links, emails, telefones e informações pessoais.
  • 8 – Como posto Imagens no Blog?
    • Use sites de hospedagem de imagens como PostImage,  etc
    • Importante, cole apenas a URL da imagem:  http://www.site.com/imagem.jpg
    • Não use nada além do endereço da imagem na internet.
  • 9 – Quer os Feeds no seu Email?
    • Veja esse Tutorial da Microsoft de como fazer com o Outlook: Clique Aqui
  • 10 – Quais as Datas de Publicação dos Produtos?
    • Revista: todo dia 1º uma nova edição (FIIs, Ações e Renda Fixa)
    • Jornal: nova edição depois do dia 5 (100% FIIs – Artigos e Fatos Relevantes)
    • Relatórios (RC): divulgação dia 10 (100% FIIs – Comentários dos Relatórios)
    • Estudos do Tetzner R$/m²: dia 15 com o custo em bolsa dos FIIs x patrimonial
    • Pesquisa de Aluguel: dia 20 com aluguéis praticados dos FIIs x renda
  • 11 – Quais as Datas de Publicação dos Serviços?
    • Radar do FIIs: de segunda a sexta no seu Email os principais Rankings dos FIIs
    • Matrix dos FIIs: no final de semana, uma visão completa com 30 Rankings
    • Nitro: a qualquer momento uma novidade no seu email, 24 horas por dia
    • Carteiras do Blog: as carteiras REAIS dos amigos que tanto admiramos
    • AnaliSYS: compare a renda, identifique a vacância e a renda alvo 

Não encontrou o que procurava? Clique aqui.

10 comentários sobre “Pergunte ao Tetzner

  1. Boa noite senhores.
    Bom, sou iniciante tanto no blog como em FII’s, investimentos em geral, estou entrando agora nessa área justamente por ter adquirido um bem que me deu um capital alto o qual gostaria de começar investir por isso comecei a me dedicar e estudar sobre investimentos e me deparei com os FII’s o qual me chamaram atenção assim conheci o blog. Bom nao sei onde perguntar isso, me corrijam onde eu poderia ter postado isto depois ainda estou analisando o blog aos poucos, pois bem.
    Tenho 20 anos, trabalhava no setor de construçao civil, atualmente desempregado recebendo seguro desemprego, entao surgiu a ideia de investimento, no qual na verdade o capital seria de minha mãe (sua casa) que esta a venda em algo em torno de xxx mil. E esse valor que teria em maos pra começar investir. Porem gostaria de estar bem preparado antes de começar, em conhecimento em geral. Ando vendo videos e canais, lendo blogs e livros todos os dias, vou procurar fazer alguns cursos, porem, a 1ª pergunta é : o que voces recomendariam pra quem esta começando agora, sem quase nenhum conhecimento e experiencia ? o que estudar ? por onde começar ? tenho como objetivo formar uma boa rentabilidade, cada vez maior, reivestindo os dividendos por um bom periodo, ate assim alcançar minha independencia financeira
    2ª a segunda pergunta seria: é um bom negocio em geral ? vender um passivo de xxx mil o qual me da despesas, e investir todo o valor, claro que de pouco em pouco nao tudo de uma vez, ate que eu tenha um bom conhecimento sobre o que estou fazendo, e alugar um lugar pra morar pagando um aluguel para usar todo meu capital para investimento ?
    3ª e por ultimo tambem, onde seria bom guardar meu dinheiro ? no caso que eu começaria investir de pouco em pouco, onde poderia guardar meu capital pra ir utilizando aos poucos em meus investimentos em FII, poderia guardar em renda fixa ? poupança acho que nao é um bom negocio pelo que andei vendo que voce acaba perdendo dinheiro nela. Por favor me deem um guia ou alguma dica sobre minhas duvidas.
    Obrigado pessoal, boa noite

    Curtir

    • Gustavo320, entendi corretamente: sua mãe tem uma casa; ela será vendida; e o produto da venda será “investido”?

      Vocês venderão a casa. Então, presumo que tenham outra para morar, certo?

      A sua casa é um passivo? Então, presumo, caso não tenha outra, que o aluguel será inferior às atuais despesas de manutenção da casa a ser vendida?

      Você tem 20 anos e a sua mãe? Vocês possuem alguma reserva de emergência, para uma doença, por exemplo?

      Digamos que o dinheiro da venda, investido ali ou acolá, “vire pó”, como se dará o sustento de vocês? Tudo bem se virá pó, isto é, a vida segue sem alterar o padrão econômico da família?

      Você está desempregado e a sua mãe? Outras pessoas da família trabalham?

      Você diz investir no mercado financeiro (bolsa, renda fixa etc) ou investir seria montar um negócio (vender livros, prestar um serviço etc)?

      Últimas perguntas: por que não comprar uma casa de um valor menor, não seria mais interessante ao aluguel, financeiramente falando? Ou mesmo porque não investir na sua formação profissional, pois você só tem 20 anos?

      Desculpe-me, mas realmente não compreendi os seus objetivos de “investimento”.

      Curtido por 1 pessoa

    • bom, nao temos outra pra morar, um dos objetivos da pergunta foi ter feito esta conta se seria viavel pelo valor da casa, investir e gerar renda pra pagar o aluguel e reinvestir.
      Quanto as despesas seria um pouco maior ter uma casa de aluguel, quase a mesma coisa na verdade
      Minha mae tem 44, e tenho uma irma, temos uma renda familiar contando com meu seguro que nos da uma estabilidade boa, porem nao muito.. digamos que sobrevivemos.
      Nao possuimos reservas, no caso da venda da casa seria nosso unico capital que teriamos
      Se caso eu perca todo o dinheiro investido, perderiamos no caso todo nosso capital que no caso ela conquistou ate hoje, e continuariamos com a vida de sobrevivencia rs, conseguiriamos continuar com o mesmo padrao de vida no caso. porem e uma coisa que nao prevejo acontecendo ja que quero cada vez mais me preparar pra começar investir, passou algumas ideias de comprar uma casa no valor um pouco menor e usar o resto pra investir, porem queria saber qual a melhor ideia, se pagar um aluguel e ter mais dinheiro pra investir pra ter mais rentabilidade por mes, ou comprar uma e investir um valor um pouco menor, diminuindo a rentabilidade porem diminuindo a despesa do aluguel tambem, essa conta que estava tentando fazer.
      Estou desempregado porem recebendo seguro desemprego, decidi tomar este tempo para estudar os investimentos como (FII’s, bolsa, açoes, renda fixa etc) sao 4 meses, se ate la nao estiver preparado ainda, arrumo outro emprego, minha mae trabalha como autonoma e minha irma recebe pensao, como disse temos uma renda familiar sustentavel que nos da um bom padrao de vida por enquanto, porem nao estamos construindo nada, por isso pensei em investimento, quero construir algo para o futuro, aumentar a renda, adquirir independencia financeira, aposentar novo e varios outros motivos.
      No que eu digo investir, Quero diversificar muito, investir na bolsa, renda fixa, FII’s, imoveis ate montar alguns negocios proprios.

      Curtir

    • Gustavo:

      1 – Fique com a casa. Isso poderá fazer uma enorme diferença em tempos realmente difíceis
      2 – Vinte anos ?? Invista em sua formação para ter uma renda melhor a médio prazo. Dedique se aos estudos e a ser um profissional cada vez melhor. Isso sim é investimento nessa fase de vida que você está.
      3 – Nao se meta em renda variável – ações, FIIs, etc. Deixe para pensar nisso daqui uns 15 anos no mínimo.

      abs

      Curtido por 2 pessoas

    • Vamos com calma Gustavo.
      Primeiro de tudo tenha boa parte % do capital investido em renda fixa , especificamente tesouro direto, CDB, LCI, LCA, segundo não coloque quantia substancial alta em renda variável FII& ações.
      Não aconselho entrar de cabeça em FII, muita gente se machucou bastante nos últimos anos chegando perder 50% do capital investido, sem contar perda do poder de compra.
      Meu conselho sinceramente seria alocar 80% em renda fixa 10 ou 20% renda variável procurar um emprego urgentemente dando preferência ao aportes reinvestimento na renda fixa.
      Com capital alocando na renda variável iria estudando ao poucos, pelo texto pude notar que pode se machucar na renda variável se começar alocando capital vultuoso sem experiência de mercado, conhecimentos básico de macroeconomia, matemática financeira, contabilidade,além do tempo de mercado.
      Veja bem não é querendo desanimar !
      Mas até para quem vive estuda mercado 24 horas anda difícil bater renda fixa, para que se dar ao luxo de correr risco maiores sendo que não existe reserva de emergência?
      Fica tranquilo começa com posições pequenas conforme tempo for passando sua curva de aprendizado for melhorando aumente um pouco alocação em renda variável.
      No começo da carteira devemos nos focar no aporte reinvestimento, além de termos reservas de emergência.
      Possuo 35% da minha carteira disponível para reserva de emergência totalmente alocado em renda fixa.

      Curtido por 2 pessoas

    • Gustavo320, honestamente, não sou a melhor pessoa do blog para sugerir caminhos e nem posso fazê-lo, pois não sou profissional da área, certificado como eles dizem. Posso apenas falar das minhas experiências e do meu perfil.

      Sou uma pessoa conservadora. Eu só entrei em bolsa após os 30 anos e mesmo assim após obter um relativo patrimônio. Além disso, durante os meus 20 e poucos anos, eu me dediquei à minha formação profissional. Hoje, aos 40, continuo estudando, não bolsa, mas aprimorando a minha formação profissional, pois eu não acredito que a bolsa ou qualquer instrumento financeiro me deixará rico. Acredito, firmemente, que apenas o meu trabalho me proporciona riqueza. Mas, isso sou eu.

      A minha origem não é de família rica. Sou filho de pais separados. Trabalho desde os 15 anos de idade. Tive sorte, é verdade e nunca fui demitido, o que acredito não seja algo legal, especialmente no atual momento do Brasil. Tive sorte também em obter uma excelente formação. Por falar nisso, amanhã, segunda, acordarei às 5h00 para estudar. Não é fácil, mas é preciso.

      Tivesse em seu lugar, minha mãe jamais deixaria fazer o que você está pensando e olha que eu comprei o apartamento e dei de presente! Ela, literalmente, daria umas “porradas” em mim. Infelizmente, minha mãe faleceu, e o apartamento ficou de herança, o único bem deixado.

      Então, olhando para trás, para os meus 20 e poucos anos, faria a mesma coisa. Lembro como hoje. Não tinha grana. Pedi um cheque para minha mãe para pagar um cursinho. Ela me deu o dinheiro e aquele cheque, literalmente, transformou a minha vida.

      Portanto, no seu lugar, compraria uma casa menor, custos menores e passaria a estudar e procurar uma profissão que, além de me proporcionar renda, fizesse de mim uma pessoa melhor. Empreender também não estaria descartado, mas isso só faria após um exaustivo estudo do mercado. O dinheiro que sobrasse, colocaria na renda fixa. Enquanto as coisas se ajustam, iria trabalhando, mesmo que não fosse algo legal.

      Bolsa seria o último lugar que eu alocaria capital. Viver de bolsa é possível, mas, na esmagadora maioria das vezes, é um canto da sereia.

      Mas, isso sou eu. Desculpe-me não ter dado dicas de investimento e limitado a falar sobre a minha experiência, que, como se percebe, não é glamourosa.

      Posso dar apenas uma dica: estude, não investimentos, mas uma profissão. Você tem tempo, está com 20 anos. Se gosta do mercado financeiro, procure pessoas que possam te inserir no mercado e vá ganhar um dinheiro por lá. Vá ganhar dinheiro com o dinheiro dos outros e guarde o seu para dias melhores. É difícil, mas não impossível.

      Boa sorte nas suas decisões!

      Curtido por 3 pessoas

    • 1) Invista na sua educação.
      2) Invista na sua formação
      3) Invista na sua formação
      4) Volte ao mercado de trabalho
      5) Invista mais ainda na sua formação
      6) poupe na renda fixa. Faca uma reserva de emergência
      7) comece a investir em fiis e acoes

      Curtir

    • Gustavo!
      Não entendi direito se vc já vendeu ou vai vender o imóvel. Caso ainda não tenha vendido!
      NÃO VENDA MORADIA PRÓPRIA PARA INVESTIR! Ainda mais se for o único imóvel da família! Isso é loucura!
      Ela é sua segurança e de sua família caso a situação fique ainda pior.
      Só venda se for para trocar por um imóvel melhor!
      Se vc acha que tem custos com a casa, imagine ficar exposto a um aluguel que vai ser corrigido anualmente pela nossa singela inflação de 12%!!!
      Mercado de capital tem riscos e vc pode perder tudo ou mais do que vc tem dependendo do investimento que fizer.
      Parece que vc tem boa disposição para estudar, então invista em capacitação profissional, estudo. Capital intelectual não fica exposto aos riscos do mercado.
      Boa sorte!

      Curtido por 1 pessoa

    • Certo, obrigado pelas sugestoes, realmente nao entrarei de cabeça no mercado assim sem conhecimento, começarei um pouco com renda fixa entao e conseguir minha formaçao, porem ainda me dedicarei nos estudos sobre esses tipos de investimentos. A ultima pergunta seria entao qual a melhor forma de ir estudando aos poucos e ir tendo a base de conhecimento, livros, cursos, faculdades, o que voces me indicariam ?

      Curtir

    • Matemática financeira, macroeconomia, contabilidade.

      Não existe muitos livros na literatura brasileira.
      Ações: Livro básicos: Investidor Inteligente “Benjamin Graham”, Faça fortuna com ações “Décio Bazin”,security analysis “Benjamin Graham”.

      FII: Livro do Tetzner.

      Renda fixa: Aprenda pelos diversos artigos da internet, em 1 mês já da para dominar assunto, nada de muito interessante pelas terras da renda fixa a não ser trade com bonds.

      Curtido por 1 pessoa

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

