Reflexão de Domingo

farol

Vou transcrever aqui uma resposta dada na ficha do FII BCFF11B – BTG Fundo de Fundos, pois imagino que nem todos assinam ou seguem ele, mas que define muito bem o momento pelo qual TODOS os investidores em FIIs estão passando e precisam estar cientes.

O comentário que deu origem a resposta foi este abaixo, para vocês contextualizarem e também acredito que já devam ter lido algo similar em outros ambientes:

“Pessoal, boa noite. Não tenho boas perspectivas para fundos imobiliários. A farra da valorização das cotas acabou. Tenho proximidade com o mercado imobiliário e de fato os profissionais do mercado estão preocupados, Em relação ao mercado corporativo, já estamos vendo um excesso de lançamentos.
Quanto ao BCFF11B, não faz o menor sentido do ponto de vista de investimento uma oferta desta magnitude, não vislumbro que o gestor tenha em mente grandes oportunidades de investimento. Além disso, o disclosure do fundo piorou significativamente, pelo menos no site da BM&F/Bovespa o último relatório de gestão é do mês de janeiro. Esse relatório é importante pois traz informações relevantes como a carteira e a composição da receita. Enfim, vou subscrever para fazer preço médio e depois me empirulitar.
Abs”

Minha resposta, segue abaixo:

Graças ao pai, enfim um realista e sensato!

O mercado está mesmo uma droga, cheio de prédios caros e ruins, lançamentos podres e supervalorizados.

Conseguem fazer FIIs hoje em dia com qualquer prédio meia boca, caindo aos pedaços e ainda acham “chique” fazer um “RETROFIT” …

Acabou a festa mesmo e não existem mais tantas oportunidades maravilhosas, aquelas que víamos quando começamos a discutir o assunto e eu trouxe os FIIs à tona ainda no grupo antigo.

Desde então venho tentando criar um espaço para a livre discussão, um lugar onde tanto o corretor que quer vender o imóvel venha apresentar suas qualidades, como o seu vizinho possa também apontar os seus defeitos.

Isso tudo sempre com liberdade, respeito a opiniões e fundamentação de argumentos.

Só encontrei tudo isso aqui, neste blog onde passo horas e horas a fio, digitando e compilando informações em fichas, para que todos vocês tenham o material à disposição para fazer a análise, discussão e a seleção segundo seus próprios critérios e não por um material de propaganda bonitinho.

Também não entendo como alguém deposita todo seu capital em algo que não conhece, não investe ao menos uma hora por dia ler os comentários da ficha do seu fundo e interagir com os demais (ou compra isso tudo pronto pela Revista e o Journal por uns trocados ao mês).

Temos aqui as maiores mentes do mercado de investimento imobiliário, dia após dia trocando informações e eu compilando isso tudo em fichas, revista e jornal, mas ainda sim, temos pessoas desavisadas, desinformadas, comprando micos às dúzias.

Então, sim eu digo que o mercado está uma droga, uma porcaria como disse acima e mais do que nunca, faz-se necessário muito estudo e muita análise, discussão e interação para separarmos o joio do trigo e continuarmos selecionando aqueles FIIs que vimos lá no começo da nossa jornada ou então pagarmos um preço justo e adequado a qualidade do empreendimento.

O BCFF é um desses fundos que me orgulho de ter e ser cotista, pela sua história de resultados mais do que satisfatórios e superiores ao mercado, pela gestão clara e honesta, pela postura sincera e por ser fiel ao seu perfil.

Ele vem a mercado captar recursos de muita monta, tem razão, mas concederá o privilégio a seus cotistas em primeiro lugar e por um preço justo: 104,80 e não o preço da cotação dos últimos 10 minutos de negociação da máxima histórica como uns e outros fizeram recentemente e depois bateram em retirada achocalhados pelo desdenho do mercado.

Veja a importância deste espaço meu amigo, do momento em que vivemos e dos recursos que alocamos em tal produto! Veja o quanto sua percepção do mercado mudou ao terminar de ler este texto e quanto lhe aguarda nas muitas fichas para todos os FIIs e agora também para as ações que estou terminando.

Imagine o teor concentrado de tudo isso na Revista, no Jornal e nas publicações que são feitas a cada minuto aqui no Blog.

O que eu quero dizer com tudo isso?

Informe-se, estude, analise, leia, discuta, interação é a palavra de ordem, daqui para frente!

Sim as pepitas de ouro estão ai ainda e iremos descobrir muitas delas, mas muitas outras perderão o brilho e se mostrarão opacas com o passar do tempo.

[ ]´s

Tetzner

Anúncios

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s