Reflexão de Domingo II

farol

Pessoal,

Eu tinha preparado um texto para mais este post do Reflexão, até comentei com o Baroni há pouco no nosso bate papo ( que aliás foi fantástico, deixo para ele a transcrição 🙂 ).

No entanto, diante do debate desenvolvido sobre Preço e Valor na ficha do FII BCFF11B – BTG Fundo de Fundos, do momento em que vivemos de cotas caindo abaixo do valor patrimonial e lançamentos involutivos, creio que o conteúdo desenvolvido lá seja de maior valia para todos vocês.

Gostaria de agradecer aos participantes do debate e dizer que a interação de vocês é fundamental para evolução de cada um de nós; então participe, opine e não tenha receio de comentar!

Devo lembrar e ressaltar que o conteúdo da conversa é fruto de opiniões pessoais e não deve ser utilizado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo; nosso objetivo aqui é a troca de informações sobre diversos produtos financeiros, visando o conhecimento.

O comentário que deu origem ao debate foi este abaixo, para vocês contextualizarem:

esqueça esse valor de 20,00 por direito ( 17 na verdade ). Isso valia com a cota a 130, agora com ela a 107 o direito deve abrir na casa dos 2,00 mais ou menos.

Tetzner

“Grande Tetzner,

É ai que esta minha bronca desta subscrição. Ela foi culpada de fazer a cotação deste fundo sair de 140 (poderia dizer ate mais que isto) para 107… 33 reais de diferença!!!!

Para quem não pode triplicar sua posição no fundo(quem tem 1 passaria a ter 3,2) subscrevendo tudo, pode vender o direto. Ótimo né? por 2 reais… e os outros 31???????

É meu caro, e provavelmente, essa “prejuizo” de 31 reais ai vai aumentar bastante, pois ate esse fundo alocar 500millhoes, vao ser preciso varios meses amargurando baixos rendimentos e cotas caindo. Só para vc ficar bravo, sou muito mais XTED11 do que esse fundo atualmente. Só nao fique muito bravo, pois logo logo vc estará cheio de xted11 na sua carteira, e pagando uma taxa por isto, pois com certeza ele estará na carteira do bcff11b kkkkkk

abraços”

então, ela não é culpada de nada a meu ver, a não ser de fazer um bom trabalho, entregar um excelente rendimento e recompensar regiamente o investidor.

a variação do Preço da cota é culpa apenas dos investidores que se dispuseram a negociá-lo nesse valor ( ela não compra suas próprias cotas … )

os mesmos que antes compraram agora vendem, dando seguindo ao ciclo vicioso da renda variável ( dai a importância de termos uma filosofia, um método e sermos fiéis a ele! )

eu não fico bravo, feliz ou triste com investimentos, porque assim que eles começam a me causar emoção eu sei que há algo de errado e procuro analisar o problema, de modo a voltar a ficar tranquilo com ele ( o que aliás deveria ser uma constante para todos os investidores ).

vocês confundem Preço com Valor; o valor do BCFF, de sua administração e gestão é muito maior que o de XTED ( sem tentar depreciar o XTED, o problema não é o fundo a meu ver, mas sim sua gestora e a administração conivente ).

No preço justo eu compro qualquer fundo, somo a minha carteira de mais de 40 no momento, com a maior tranquilidade e sem qualquer emoção meu amigo :)

Eu não compro para vender e não realizei 1 centavo de prejuízo em BCFF ( muito ao contrário, ele me gerou renda mais que suficiente para aumentar meu posição nele nessa subscrição ).

Se olhar o momento você tira essas conclusões errôneas a meu ver, mas volte no tempo e pense em quem comprou ele a menos de 100,00 ( ninguém queria ) e depois veja a quanto chegou ( 140,00 e todo mundo queria ). A 104,84 eu compro, abaixo compro mais ainda… agora a 140,00 meu método não me deixa comprar ( simples e sem emoção ).

Se olhar apenas o preço você acaba comprando caro e vendendo barato e isso não conduz à prosperidade…

Tetzner

“Tetzner,

Entendo sua posição, vc está “tranquilo” pois tem outro foco. Mas da mesma forma, existem outros que não ficaram satisfeito, como ja disse anteriormente  deveria existir uma regra, de só poder haver subscrição/aumento de capital, em um máximo de 30%, por exemplo. Se quer 50%, 100%, 300%, cria-se um outro fundo no mesmo modelo, mas sem prejudicar os atuais cotistas.

Quanto a sua justificativa sobre ela nao ser culpada, sim, ela é! Não podem haver um peso e duas medidas. O Valor da XTED11 pode cair caso não seja oficializado a questão do imóvel itambé, lá, vc diz que isso seria culpa da administradora. Não seria então culpa dos vendedores que baixaram o preço? e vamos inocentar a trx?
Vamos inocentar tb o eike batista e suas decepcionantes empresas, a culpa da queda de suas ações sao os investidores que estao negociando a baixos valores, certo?

Hoje, dos FII que acompanho, o melhor é o AEFI11, renda constante, cota sem bruscas oscilações, sem invenções de subscrições, respeita o planejado e pronto…

Quanto ao bravo, proxima vez escrevo “bravo”, pra ficar claro que é uma brincadeira! ok?

Ultimo comentario em cima do seu ultimo paragrafo:

Se olhar o momento você tira essas conclusões errôneas a meu ver, mas volte no tempo e pense em quem comprou ele a menos de 100,00 ( ninguém queria ) e depois veja a quanto chegou ( 140,00 e todo mundo queria ).

Se eu pensar em quem comprou a 100, viu chegar a 140 e nao fez nada, e hoje ve ela a 107, eu tenho dó desta pessoa! Principalmente se nao tem capital para exercer sua subscrição! Imagina se esse é o momento em que ele planejou vender o fundo?

abraços”

 Vamos lá… vou pelo mesmo caminho para tentar te acompanhar! :) Eu sei que o bravo foi brincadeira, aliás sempre rola aqui um tom mútuo de respeito às opiniões e perfis; até porque o que é bom para mim pode não ser bom para você e mesmo assim termos muito em comum, muito a compartilhar.
Então no mesmo clima descontraído e sério, respeitando as diversas opiniões e falando como quem fala para seu amigo, seu colega, prossigo.
Alguns vão se identificar mais com a postura e o estilo de um e outros do outro, pois a vida é assim, tem gosto para tudo e opções diversificadas para atender a todos os gostos.
Eu sou tranquilo mesmo, evito a todo custo ter stress pois entendo que o investimento precisa lhe proporcionar tranquilidade e não ser motivo de preocupação excessiva.
Agora veja, eu não usei dois pesos para a mesma medida, pois no caso do XTED o fundo não tem histórico, a gestora não mostrou resultado, não conseguiu sequer terminar o serviço que começou, adquirindo o 3º prédio, postergou o prazo que ela mesma definiu e se não fossem as reclamações, tinha jogado a conta da papelada da aquisição para os cotistas ( o que ela primeiro falou que iria fazer em Fato Relevante e depois se contradisse; está lá na bovespa, pode consultar ).
Já o BCFF tem histórico, a gestão mostrou competência no passado, sempre tratou o cotista com respeito, remunerou regiamente o capital investido e tudo o que foi dito ou prometido pelo fundo, foi cumprido.
A captação é momento de tempo ínfimo na longa vida de um fundo imobiliário, pois sua tendência natural é crescer e como sabemos, crescer tem algum custo e dói.
Para quem avalia fundo pelo valor da cotação, dói mais porque você vai sempre fazer essas contas de que podia ter vendido a 140 e comprado a 107, mas veja que isso é o preço do momento e não o valor do fundo que a meu ver é muito superior a sua cotação e vai além do valor patrimonial.
Para mim de nada adianta comprar um fundo que está abaixo do VP se você não tem confiança no gestor, se o produto não foi testado e aprovado pelo mercado e se ele não tem potencial e méritos para ser reconhecido como superior aos demais.
Eu não tenho dúvidas de o BTG sabe o que está fazendo, vai usar esses 500 milhões com muita sabedoria e aproveitando esse mar de oportunidades que se abre a nossa frente ( aliás num timing excepcional, diga-se de passagem ).
Mas isso sou eu, são minhas convicções e minha experiência que me mostrou ao longo do tempo o que é bom para mim e o que não é; repito mais uma vez, imagine se a oferta fosse feita a 140,00, a cota não teria caído, o valor por cotista seria de 1 para 1 e estavam todos felizes e contentes por ter comprado menos da metade do que estão comprando de patrimônio agora ( menos eu claro, que por esse valor venderia os direitos ).
Humm isso parece familiar não? Pois é … exatamente o que o SAAG tentou fazer e resposta foi um sonoro NÃO do mercado, porque isso? Porque um fundo que acabou de ser avaliado a 100, quer fazer uma emissão por um valor 10% superior a isso, mas não pagou sequer as comissões de emissão, logo nem os 100 vale …
Pessoalmente eu já vi muita cotas de fundos e preços de ações valorizando 40%, 50%, 60% e depois voltando para 10% ou 20% e não vendi; já ouvi muitas vezes que o fundo tal a tanto está caro e não deve ser comprado ou que era hora de vender.
Curiosamente são as mesmas ações que hoje estão com mais de 3 dígitos positivos de variação percentual ou fundos que hoje batem R$ 5000,00 por cota… e pela análise de preço eu já as teria vendido e comprado uma dezena de vezes, provavelmente com lucros bem menores e em alguns casos até com prejuízo.
Para mim a chave está na seleção, em uma compra bem fundamentada, aderente a uma filosofia de investimento, seguindo um método com margem de segurança e adquirindo ativos com diferencial de mercado; mas isso eu, meu modo de investir e como consegui sobreviver ao mercado.
Para você o processo de seleção e manutenção pode ser completamente diferente, olhando custo de oportunidade ou valor presente ou traçando um cenário, etc e dar muito certo; maravilha, zero problema!
Apenas acho que não pode ser emocional, precisar ter um conceito ou filosofia de investimento definida, para não cair na tentação de agir pelo lado emocional e acabar comprando caro e vendendo barato.
Pelo menos aqui no blog ninguém estava desavisado quanto ao fundo, os valores a receber em direitos e o preço de subscrição, teve tempo suficiente para juntar os recursos ou vender parte das cotas para se capitalizar, tirar dúvidas e conversar a respeito nos chats, nas fichas, ler revista, jornal, etc

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

