O Momento Atual e as Oportunidades

GOL

Caros Amigos

Tenho recebido tantos emails com dúvidas e preocupações sobre a queda generalizada na cotação dos FIIs, alguns falando também das ações, que resolvi escrever um pequeno texto para ajudar a todos.
Primeiro precisamos entender e aceitar que o mercado é o resultado a interação de uma série de agentes e fatores, os quais conduzem os preços dos ativos (não o Valor), em função das expectativas futuras.
Se o dólar sobe e se ele é um fator determinante no custo de um produto, então ou o preço do produto sobe e gera inflação ou o lucro da empresa diminui.
Se a inflação sobe, sobem todos os preços para repor o valor corroído no tempo e se ela sobe além do permitido pelas metas do nosso governo, entra em ação a equipe econômica com medidas emergenciais de contenção.
A elevação da SELIC foi a primeira delas, os leilões de moeda foram outra e assim sucessivamente, medidas são tomadas para conter o despertar do dragão adormecido (inflação).
Quando tudo corre bem e as expectativas são boas, vivemos um momento de otimismo generalizado, a procura por ativos aumenta e naturalmente os preços deles se elevam.
Mas quando nuvens são avistadas no horizonte, dúvidas surgem, expectativas são frustradas e a realidade mostra-se bem diferente do idealizado, todo esse movimento se inverte.
A oferta de venda de ativos aumenta e os compradores começam a exigir um prêmio maior pelo risco do que aceitavam anteriormente.
Um FII que paga 8% a.a. de rendimentos é atrativo, quando o máximo que você consegue obter na renda fixa é 6% depois dos impostos.
Com a elevação da Selic e a expectativa de continuidade nesse movimento, podendo chegar aos dois dígitos novamente, um prêmio maior passou a ser pedido.
Como aluguéis não renovam todos os dias, as vendas entraram em cena e baixaram o preço da cota para patamares bem inferiores. proporcionando então uma relação de Risco x Retorno melhor.
O IFix caiu no mês (-6,4%) quase o mesmo que o Ibovespa (-9,9%), algo impressionante pela diferença histórica de comportamento entre eles até então.
O que devo fazer? Você deve estar se perguntando…
Até onde essa queda vai? Deve estar imaginando…
Sair vendendo tudo pela primeira oferta e esperar a queda passar?
Comprar tudo porque está muito barato?
Não, eu não estou fazendo nada disso.
Nesse momento é essencial estarmos bem informados e preparados para aproveitar as oportunidades sim, mas acima de tudo, respeitar o planejamento e a exposição ao risco.
É fundamental nesta fase ter uma base, um critério, uma seleção que o ajude a direcionar seus recursos para os ativos realmente baratos, descontados em relação aos seus pares e com boas margens de segurança.
Aqui no blog você encontra esse material de apoio, pesquisando nas fichas, trocando idéias com outros amigos e nos Rankings dos FIIS.
Para quem não quer ter trabalho ou para aqueles que gostam de uma leitura focada no assunto, temos tanto no Jornal quanto na Revista, uma seleção dos TOPs em cada segmento com todas as informações prontas para sua avaliação.
Não bastasse isso, temos o Radar dos FIIs que diariamente sinaliza as melhores ofertas do dia.
A agenda de rendimentos que antecipa  renda que está para ser distribuída, proporcionando em alguns casos o retorno de um mês em um dia.
Os Estudos do Tetzner auxiliam no entendimento de situações particulares em determinados FIIs, na identificação de oportunidades ou problemas por vir.
Como minha preocupação é sempre prover à todos  um material de primeira linha, informações que fazem a diferença, convidei amigos para enviarem suas sugestões e elas serão uma constante, para que você não fique apenas com a minha opinião, mas partilhe também da de outros investidores, com perfis diferentes do meu.
O mercado é e será sempre dinâmico, em constante movimento, muitas vezes exagerado sim; a nós cabe definir se seremos apenas platéia ou se vestimos a camisa, entramos em campo e fazemos parte do jogo.
Um jogo que não se vence sem estratégia, sem treino e sem prática, um jogo que não se vence sem Conhecimento!
A oportunidade está ai, o conhecimento é acessível, resta saber onde você quer estar: na torcida ou dentro de campo?
Torne-se um assinante e entre em campo bem equipado, preparado e pronto para vencer!
Um abraço a todos, saúde, paz e prosperidade!
Tetzner
Anúncios

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s