2.000 Seguidores!! :D

2000_seguidores

Aê!!!!

Show de Bola 🙂

Feliz, Feliz, Feliz!!!

O NOSSO Blog,  onde a união faz o Post!

🙂

Tetzner

ConejoemFamilia

Cantinho do Conejo, como sabê-lo se não lê-lo?

Quando o Poderoso Chefão me ofereceu um “cantinho”, deixando-me livre para escolher o tema, foi de uma coragem quase que inexistente hoje em dia.
Eu me conheço, ou melhor conheço minhas limitações. Exemplo: posso escrever com razoável brilho um texto de 25 linhas sobre qualquer tema. Mas não tenho talento para escrever mais que 25 linhas sobre o mesmo tema. É por isso que até hoje não escrevi um conto ou um romance. E não foi por falta de tentativa. Tenho até o título – RETORNO À LAGUNA. O tema seria a dor de voltar ao passado e ver as marcas que o tempo deixou nos amigos, nos parentes, nas ex-namoradinhas.
Mas o que publicar num blog de FII, onde aprendi a respeitar grandes talentos e profundos experts na matéria?
O tempo e o uso foram nos ensinado. Foram já 587 posts ali registrados e, que eu saiba, ainda não existe nenhum abaixo assinado para extinguir o Cantinho. Ali vai um pouco de história vivida por este Mastodonte, com conexão com a política e sobretudo com o mercado de FII. Como o tema é livre, sempre pode haver uma novidade agradável.
Por isso se junte aos espertos: não desligue o computador sem antes passar pelo Cantinho. Zr zr zr zr zr

marcos_baroni111

CARTEIRAS SUGERIDAS

Aqui discutimos a composição das carteiras de nossos amigos do Blog. Buscamos fazer sempre uma “diversificação qualitativa”, com a premissa de que a carteira deve ter uma divisão setorial e tipos de fundos. Tenho o compromisso de divulgar minha carteira 1 vez por mês, sempre quando ocorrem mudanças. Primo pela análise fundamentalista de cada fundo e procuro aliar uma boa renda com baixo risco.

Marcelo_Gama
Fundos de Investimento

Um espaço pra troca de idéias sobre Gestoras e Fundos oferecidos no mercado nacional. Nesta página, os usuários questionam fundos e todos passam a postar comentários, análises, expectativas, se gostam ou não, riscos, resultados, comparações e etc. Um verdadeiro raio x do Fundo. E tudo isso feito pelos próprios investidores de forma simples e muito prática. Temos inúmeros casos de investidores que após troca de idéias no site, trocaram suas posições ou aumentaram seus investimentos em determinados Fundos de Investimentos. Nossa idéia é com estas trocas melhorarmos a busca por excelentes investimentos para noso suado capital. Tudo isso feito por pessoas normais, investidores pessoa física como Eu e você. Com muita imparcialidade e credibilidade conquistada a cada post feito ou respondido. Venha dar uma olhadinha e quem sabe nao acha um bom investimento pra você ou ajude a alguém a encontrar um!

Aprendizes do Blog
100 censura. Aqui você tem liberdade para perguntar, reponder e comentar. Mas se é ensinando que se aprende, quem está aprendendo agora? (Aprendizfii13)

“Fazer parte do programa APRENDIZES foi de suma importância para entrar de vez no mundo dos fundos imobiliários. Através de relatórios enviados pelo Tetzner, pude ter acessos a todos os dados necessários para identificar de forma precisa e detalhada as informações de todos os FII’s negociados em bolsa e constatar, no meio de tantos, aqueles que prometem ser fundos adequados para se montar uma carteira visando a obtenção de renda a longo prazo.
O programa também me fez ter acesso mais constante às fichas dos fundos no site do Tetzner, e atestar a qualidade dos comentários postados diariamente, principalmente em relação aos posts do Tetzner, do Baroni e do Conejo. Enfim, nessas últimas semanas demos o primeiro de muitos passos nesse mundo fantástico dos FII’s que, sem dúvida nenhuma, vai virar “moda” entre os investidores brasileiros. Att, Daniel

“Tchê,
Quando consegui guardar um pouco de dinheiro não sabia exatamente o que fazer. Primeiro fui em uma dessas empresas de investimentos e uma pessoa foi indicada a me ajudar com os meus investimentos. Acreditei que ele estava pensando em fazer render o meu $$ e acabei perdendo boa parte do meu investimento girando o capital e fazendo escolhas erradas.
Decidi então fazer as coisas por mim. Para isso precisava tirar anos de atraso sobre investimentos, comportamento das ações, estratégias e etc. Por sorte achei o blog. Aqui podemos fazer perguntas, expressar a nossa opinião e, principalmente, contrariar o que é dito (mesmo que estejamos errados alguém vai nos corrigir com educação). Isso tudo acrescenta para que não fiquemos intimidados em perguntar coisas bobas e, com isso aprender.
Mas mesmo assim, é muita coisa: RF, FII, ações, imposto, estratégias, etc!
Qualquer iniciante como eu se acha perdido e quase que desesperado com a quantidade de coisa e o pouco tempo para aprender. Estava arrancando os meus cabelos quando eu vi o post do Tetzner sobre o programa aprendiz. Achei uma ótima ideia e me inscrevi assim que vi e, por sorte, fui aceito. No programa temos tarefas que, aos poucos, nos guiam no mundo dos FIIs. Elas começaram com coisas mais básicas e foram se aprofundando com o passar do tempo. Todas as tarefas são enviadas para o Tetzner, caso tenha algo muito errado ele pode nos corrigir e, de bônus, se algo ficar muito legal pode ir para um dos produtos ou para o blog. Assim podemos também ajudar os outros!
Mas o mais importante é que, na minha opinião, com o programa eu me senti “parte do grupo”, então tenho mais vontade ainda de ajudar quem pergunta coisas que eu já aprendi. Tenho ficado de olho no Pergunte ao Tetzner pois notei que é por lá que os mais iniciantes aparecem.
Ainda tenho muito a aprender, com certeza, mas os primeiros passos estão dados. Espero fazer parte do programa por muito tempo e poder repassar esse conhecimento aos iniciantes.
Só tenho a agradecer aos vários que estão envolvidos no blog, sem vocês eu estaria bem perdido! Muito obrigado pela paciência e atenção dispensada a todos os novatos que aparecem por aqui!
Abraço, Gaúcho90

“Caro Tetzner,
Neste tempo em que estamos como aprendizes, tenho visto que para entender de FII é muito importante a atenção, naquilo que eles tem de melhor.
Mesmo tendo eu pouca experiência, depois que descobri seu blog, com muita informação e em variados formatos, me senti mais seguro.
Às vezes ficamos muito perdidos e temos que ser muito cautelosos para não entrar em fundos que não levam a resultados satisfatórios; só com muita orientação e troca de informação, isto eu só encontrei neste Blog, que no meu ponto de vista é fundamental!
Temos muitos sites e blogs que informam sobre ações, mas FII eu pelo menos não tenho achado algo consistente e sério como vocês.
Ainda com a boa vontade de criar este “Programa Aprendiz” para desenvolver nossa percepção e conhecimento, só tenho que agradecer e elogiar.
Sendo assim, obrigado e parabéns. Abraço Luiz

“Antes de falar dos aprendizados do programa, acho válido comentar um pouco sobre o que eu sabia, ou achava que sabia, antes do programa. Comecei a estudar investimentos no fim do ano passado. dezenas de páginas de blog, pesquisa de corretoras, leitura de jornais e criação de tabelas de controle depois, comecei a investir em abril de 2013.
A primeira grande lição que aprendi, não importa o quanto você estudou, procurou, qual seu nível de conhecimento da economia, nada substitui o calor da batalha. A “tensão” de dar uma ordem de compra e, antes mesmo disso, a escolha do valor da ordem, acompanhar o movimento da cota e ver ela chegando perto da ordem e se segurar sem aumentar a ordem e comprar logo, essas coisas só se aprende na prática. Li muito sobre efeito manada e outros males psicológicos de quem investe, mas mesmo sabendo do “certo” e “errado” sempre se treme quando o mercado vem, dá um tapa na sua cara e diz: “Pede pra comprar! 1% de yield, compra logo idiota!” Confesso que até hoje tenho que me segurar na cadeira toda época de compras, porque o mercado está com muito mais promoções que meu salário permite comprar.
Isso era mais ou menos o que eu sabia antes de conhecer o blog no mês passado (julho). O que aprendi com o programa foi, antes de tudo, a imergir no blog. Ver que o Gama é o cara dos fundos de investimento (não imobiliário), o Baroni o grande professor e conselheiro de carteiras, o Conejo o vertedor de sabedorias e o Tetzner, el jefe. Aprendi a conviver, e ler, TODOS os comentários do blog diariamente e participar, inicialmente com muitas dúvidas e, após uns dias, contribuindo com um pouquinho que já tinha aprendido durante o programa.
Creio que o programa acabou aumentando minha disciplina, hoje é ainda mais claro a necessidade de diversificar, não ter emoção na hora da compra e seguir a bendita estratégia à risca, porém com serenidade para perceber que reavaliações são necessárias ao longo do caminho. Outro ponto interessante foi o aumento à exposição. Antes passavam pelo meu radar uns 10, 15 fundos para julgar, escolher e comprar, depois do programa o número de fundos que passei a conhecer um mínimo possível triplicou, o que em contrapartida aumentou minha angústia por ver tantos fundos em bons momentos e não poder colocá-los logo na carteira.
As análises, acompanhamento dos comentários e produtos do blog, bem como as tarefinhas que fazíamos, acabou melhorando meu censo crítico, bem como abriu minha cabeça para várias estratégias diferentes que acabaram por se incorporar na minha própria e julgo que hoje ela tanto está melhor como está mais consolidada.
Algo que acabei aprendendo também, para minha surpresa, foi o quanto existem gestores amadores em alguns FIIs e descobrir esses amadorismos acabou sendo mais fácil do que imaginava. Além disso, vi que falar com o RI realmente dá frutos, como pode-se ver em alguns relatórios recentemente publicados e que os gestores estão sendo pagos por nós cotistas e temos, sim que encher o inbox deles!
No mais, espero poder contribuir de maneira crescente no blog, afinal acho louvável o quanto cada membro daqui doa um pouco de si gratuita e voluntariamente para aumentar o conhecimento geral de todos. E vamo que vamo! Abraço Rolf

“Hi T. Aí vai a parte divertida da minha história. O sangue, suor e lágrimas cada um que descubra o seu. KKK.
Me candidatei a aprendiz por impulso em vez de lógica. Tipo todo o saldo da conta na primeira ação que aparecer em amarelo no lado esquerdo da tela. Tenho emprego em tempo integral e vários outros consumidores de tempo, principalmente família, esportes e filmes, nessa ordem. A lógica dizia não dá mas a vontade dizia vai. E tem valido muito a pena.
Desde a primeira missão, garimpar critérios quantitativos em diferentes fontes foi uma verdadeira aventura. A existência de demonstrativos mensais que procuram camuflar a realidade em vez de demonstrá-la é no mínimo um contra-senso. E ver um relatório muito ruim depois de ter visto um muito bom só renovou minha certeza de que algumas coisas na vida só servem como mau exemplo.
Fiz várias descobertas e tem um assunto que ainda continuo investigando:
Descobri que trabalhei na área de escritórios do ABCP logo na análise do primeiro FII da lista e naquele momento eu conseguia visualizar as suas dependências, prédios,e lojas e movimento como se estivesse lá.
No segundo (AEFI), foi interessante descobrir que a avaliação patrimonial trouxe os fluxos dos contratos a valor presente usando taxa de 10%a.a. e cap-rate de saída de 9%a.a. (talvez por ser um fundo de tijolo que parece mais com uma CDB incentivada conversível em imóveis) em vez de só avaliar o patrimônio físico como eu imaginava.
No terceiro (AGCX), que mais da metade da renda veio de aplicações financeiras.
Mais à frente descobri que tem um FII em formação destinado ao que não se recomenda por ser de baixa liquidez – trade de FII (LATR), pois seu objetivo declarado é obter ganhos através da compra e venda de FIIs.
Outro (MFII) que parece ter sido lançado como uma “sondagem de mercado” pois arrecadou 5,7M no lançamento e já aprovou uma segunda emissão de 29,3M em 1/7/13 mesmo ainda sendo não negociado na bolsa e sem nenhuma demonstração financeira divulgada. Estranhíssimo.
E ainda que o Mais Shopping Largo 13 é compartilhado entre 2 FIIs (MSHP e MSLF) e que dentre os vários vícios aparentes se destaca uma nota da auditoria apontando que no dia 31/12/2012 houve a contratação de seguros para os ativos imobilizados e comentando que não é função deles, enquanto auditores, opinar sobre as coberturas. Isso em “auditores” quer dizer que “para escapar da observação no relatório do auditor sobre a ausência de seguro eles fizeram uma contratação retroativa e por um valor menor do que o recomendável”. Esse saiu do meu radar definitivamente.
Por fim, fiquei muito impressionado com a velocidade com que o Prof. Baroni responde às questões do blog e levantei algumas hipóteses:
1 – A primeira de que seria a sua turma de 80 alunos respondendo em conjunto como sendo o Baroni, mas pela qualidade das respostas eles já estariam dando aula em vez de serem estudantes;
2 -A segunda hipótese foi de que Baroni seria o codinome de um sistema automático de respostas, mas as respostas são muito customizadas mesmo quando encadeadas em diferentes tópicos, o que exigiria uma “query machine” de custo proibitivo.
3 – Atualmente tenho quase certeza de que ele só pode ser um alienígena vindo de outra galáxia onde existe ligação direta entre o cérebro e o teclado. Forte abraço ao professor e votos de vida longa ao seu papai.  Inté+  Gabriel

“Experiência de ser um aprendiz
A Participação como aprendiz no blog Tetzner tem me proporcionado entrar em contato com atividades que visam gradativamente aprofundar-se no universo dos conhecimentos sobre Fundos imobiliários. E isso para mim tem sido muito bom. Eu já estudava por conta própria muito sobre esse assunto; inclusive foi pesquisando conteúdo sobre FII que encontrei o blog do Tetzner.
Vejo também nesse processo de aprendizado como aprendiz algumas ferramentas importantes que são incentivadas como a leitura dos relatórios mensais dos fundos, os acompanhamentos sobre fatos relevantes que são publicados e a análise da conjuntura do País e como isso pode afetar esse seguimento de investimento. Além disso, um aprendizado que acho muito importante nesse processo é o incentivo a interação de conhecimentos.
Como é bom ver diferentes pessoas compartilhando informações e repassando conteúdos que vão beneficiar também muitas outras pessoas. Esse é outro aspecto que também considero muito positivo.
Bom , quanto ao fato de ser um aprendiz do blog Tetzner eu só tenho a agradecer pela oportunidade e pelos conhecimentos que gradativamente eu tenho adquirido, compartilhado e quem sabe, futuramente, ensinando um pouco alguma coisa também.
Atenciosamente,  André Guedes

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

