Rouba Montes

Tijolos

O objetivo do jogo é acumular o maior número de cartas, formando um grande monte; o vencedor é aquele que tiver o maior monte de cartas ao final.

Sempre cito esse exemplo nos cursos de FIIs que faço, pois acho uma maneira bem rápida de entender como tudo funciona.

Cotistas de fundos imobiliários são acumuladores, compram cotas com salário, depois com renda e alguns até se aventuram a trocar as cartas vez ou outra, sempre tentando fazer o monte crescer.

Como os Fundos Imobiliários são condomínios fechados, ou seja, você só compra quando outro alguém vende e as emissões não são constantes, a quantidade de cartas na mesa é muito limitada.

Isso acentua diferença de preços entre a compra e venda (spread), especialmente naqueles fundos em que o Valor é reconhecido e o cotista não vende a qualquer Preço; ou então, em casos onde o Volume Financeiro a ser movimentado é grande, levando aos Leilões de cotas durante os pregões.

Hoje tivemos alguns leilões, os mais marcantes foram o de BBRC11FII de Agências e o de HGRE11FII de Escritórios, em ambos os casos com variação de +10% !

O primeiro está prestes a completar 4 anos de vida, muita espera e agora ao que tudo indica deve fazer seus cotistas muito felizes nos próximos meses; o segundo com caixa semestral de lucros imobiliários polpudo por vir e muita expectativa quanto a novas aquisições.

Tivemos outros exemplos recentes de FIIs onde a renda atual não explica a evolução das cotas, como PQDP11FII Shop Parque Dom Pedro com +13%; mas os seus corredores abarrotados de gente, estacionamento lotado e as novas inaugurações, nos permitem imaginar que a renda também trará muitas alegrias no término das reformas que impactam a renda.

Muitos acham que já sabem a resposta, afinal basta olhar para o passado, ou criar uma correlação de renda/preço, ou ainda fixar parâmetro de NTN-B com 3%, … tudo isso funciona por um tempo, até que o Mercado vem e muda a Pergunta.

Ai não adianta culpar o administrador, o gestor, a bolsa, o home broker, etc … e o quanto antes você perceber que as fichas na mesa estão acabando e seu monte está pequenininho, melhor para Você!

Está mais do que na hora de começarmos a olhar para frente e deixar o passado para a história estudar.

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s