RC – RELATÓRIOS COMENTADOS – NOVEMBRO/15 – ED 24

Relatórios Comentados - Mini

Carta ao Leitor

O tempo passa, o tempo voa, … e o investidor não aprende que sem esforço não há recompensa.

Como dizem os treinadores nas academias: “NO PAIN, NO GAIN!”

Mesmo que não seja força física, precisamos exercitar o cérebro, mantê-lo bem informado, atualizado e pronto para identificar as melhores oportunidades do mercado.

Seja para proteger o lucro obtido até agora, afinal estamos perto do final de mais um ano, seja para iniciar o plantio da próxima “safra”.

A ilusão criada de que no longo prazo o retorno aparece, esconde uma face não muito agradável para os investidores: em prazos menores, o retorno pode ser bem desanimador e o custo de oportunidade tirar você do investimento.

Fora a alienação que o distanciamento dos investimentos causa; tem cotista que não sabe dizer nem onde o prédio se encontra, quais inquilinos o ocupam e quando teremos revisionais ou reajustes dos aluguéis.

Mesmo que você não invista num determinado segmento, até para saber quando deverá voltar, precisa estar de olho nas novidades e movimentações.

O embaixador dos FIIs, Conejo10 sempre diz: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços!”

Eu concordo com ele, aqui a questão é bem simples: “Quem se mantém ativo, vai colher os frutos e quem se aliena, vai pagar o preço mais caro depois”.

Não é Assinante? Peça já a sua Edição, clique aqui!

mini_Tetzner Tetzner

Nesta Edição:

Carta ao Leitor…2

Operações do Mês…12

Relatórios Comentados

ABCP11 – Gran Plaza Shopping FII…14
AEFI11 – AESAPAR FII…18
AGCX11 – Agências Caixa FII…20
ALMI11B – Torre Almirante FII…25
BBFI11B – BB Progressivo FII…27
BBPO11 – BB Progressivo II FII…28
BBRC11 – BB Renda Corporativa FII…32
BBVJ11 – BB VJ Cidade Jardim FII…37
BCFF11B – BTG Pactual Fundos de Fundos FII…41
BMLC11B – BM Brascan Lajes Corporativas FII…43
BPFF11 – FII Brasil Plural Absoluto…45
BRCR11 – BTG Pactual Corporate Office Fund FII…48
CBOP11 – Castello Branco Office Park FII…53
CEOC11B – CEO Cyrela Commercial Properties FII…55
CNES11B – CENESP FII…57
DRIT11B – Multigestão Renda Comercial FII…59
EDFO11 – Ed Ouro Invest…61
EDGA11B – Edifício Galeria FII…62
EURO11 – FII Europar…65
FAED11B – Anhanguera Educacional FII…67
FAMB11B – Edifício Almirante Barroso FII…69
FCFL11B – Campus Faria Lima FII…71
FEXC11B – BTG Pactual Fundo de CRI FII…74
FFCI11 – Rio Bravo Renda Corporativa FII…77
FIGS11 – General Shopping Ativo e Renda FII…80
FIIB11 – Industrial do Brasil FII…82
FIIP11 – RB Capital Renda I FII…85
FLMA11 – FII Continental Square Faria Lima…90
FLRP11B – Floripa Shopping FII…94
FMOF11 – FII Memorial Office…96
FPAB11 – Projeto Água Branca FII…99
FVBI11B – VBI FL 4440 FII…103
GWIC11 – FII GWI Condomínios Logísticos…105
CSHG GR Louveira FII – GRLV11…106
FII KINEA RI (KNCR) – RELATORIO…107
HCRI11B – FII Hospital da Criança…109
HGBS11 – CSHG Brasil Shopping FII…111
HGCR11 – CSHG Recebíveis FII…115
HGJH11 – CSHG JHSF Prime Offices FII…117
HGLG11 – CSHG Logística FII…119
HGRE11 – CSHG Real Estate FII…125
HCRI11B – FII Hospital da Criança…130
HTMX11B – FII HOTEL MaxInvest…131
JRDM11B – Shopping Jardim Sul FII…133
KNRI11 – Kinea Renda Imobiliária FII…137
JSRE11 – Safra Real Estate FII…144
MAXR11B – Max Retail FII…145
MBRF11 – Mercantil do Brasil FII…149
MXRF11 – Maxi Renda FII…151
NSLU11B – Hospital N.S. Lourdes FII…154
ONEF11 – FII THE ONE…157
PQDP11 – Parque Dom Pedro Shopping Center FII…159
PRSV11 – Presidente Vargas FII…165
RBGS11 – RB Capital General Shopping Sulacap FII…167
RBPD11 – RB Capital Prime Realty II FII…172
RBRD11 – RB Capital Renda II FII…173
RDES11 – FII Renda de Escritórios…175
RBVO11 – Rio Bravo Crédito Imobiliário II FII…177
RNGO11 – Rio Negro FII…179
SAAG11 – Santander Agências FII…181
SHPH11 – FII Shopping Páteo Higienópolis…184
SDIL11 – SDI Logística Rio FII…186
SPTW11 – SP DOWNTOWN FII…189
TBOF11 – TB Office FII…191
THRA11B – Cyrela Thera – FII…195
TRNT11B – Torre Norte FII…197
TRXL11 – TRX Realty Logística FII…200
VLOL11 – Vila Olímpia Corporate FII…205
VRTA11 – Fator Verita FII…207
WPLZ11B – Shopping West Plaza FII…208
XPCM11 – XP Corporate Macaé FII…210
XPGA11 – XP Gaia Lote FII…215
XTED11 – TRX Edifícios Corporativos FII…218

Nota…194
Apêndice…195

Ícone Assine

13 comentários sobre “RC – RELATÓRIOS COMENTADOS – NOVEMBRO/15 – ED 24

  1. Tetzner
    Acho que há uma diferença de critério entre o que se comenta no Blog e os “Relatórios Comentados”
    No Blog as criticas estão estão bem incisivas como por exemplo para pagar a renda está se queimando o patrimônio, o rendimento não é sustentável,etc.
    No “Relatórios Comentados” por exemplo todos indicam estar comprados e a crítica está meio escondida; o alerta de Atenção para a capacidade real de geração deste fundo. Deveria escrever logo que o rendimento não é sustentável.
    Acho que as críticas feitas no Blog (que acho válidas) devem ser refletidas no Relatórios Comentados.
    Do jeito que está o relatório há grande chance de alguém que se baseia só nele comprar a vontade sem saber os riscos existentes pois o principal que se olha é o Posicionamento Comprado.

    Curtido por 4 pessoas

    • Contundente Chico64, gostei… vamos ver se consigo te responder e explicar o motivo.

      As críticas aqui no blog são majoritariamente minhas, mas outros amigos ajudam bastante a trazer luz para a escuridão: o Senhor dos FIIs, o SunTzu, MBP77, Gama, Dr Manezão, … enfim a turma dos negativados!! rs

      Por que disso? Porque uma pessoa que tem um blog de FIIs rasga o verbo e fala isso essas coisas, ao invés de ficar escovando tijolo como os demais fazem?

      Simples, porque para mim vale mais a verdade e a fidelidade à minha linha de pensamento nos investimentos que é acima de tudo, não perder dinheiro.

      Se eu vejo que a perspectiva futura não está boa eu falo, doa a quem doer, custe o que custar, até mesmo uma amizade.

      Era isso que eu gostaria de ter encontrado no mercado quando comecei, mas o que mais se encontra é “canto das sereias”, ou seja o pessoal fala bem de um mico e depois que sobe 1 real vendem e nunca mais falam naquilo; você que acreditou fica com o picolé de chuchu na mão, assistindo derreter.

      Não criei o blog para ficar puxando saco de RI e conseguir informação privilegiada, muito menos receber um monte de curtidas no que escrevo, positivadas e seja lá o que for que massageie o ego da turma.

      Temos o blog como uma fonte de informação, de reunião de pessoas com objetivo comum (acumular riqueza), como uma defesa contra a impunidade que impera nesse mercado, que solapou riquezas de pessoas que por anos e anos acumularam para entrar num IPO super faturado.

      Alguns amigos ou até eu diria que a maioria discorda de mim, pela paixão ou predileção, pelo reconhecimento do Valor , por não terem tempo, por comodidade, por preguiça, por seja lá o que fizer sentido na filosofia de investimento de cada um.

      Eu respeito isso e estou todo dia dando a cara a tapa para defender o meu ponto de vista, mas vejo que os demais justamente na hora da crise e do aperto, quando mais seria necessária a participação … sumiram ou sentiram na conta o peso daquilo que eu vinha falando rs

      Mas enfim, um Fundo Imobiliário é um mecanismo de investimento de longo prazo, bota ai 50 anos de prazo de acumulação, 30 anos, 20 anos, … ou seja, nesse prazo mesmo quem foi usurpado, vai ter seu dinheiro de volta, então tudo é uma questão do quão exigente Você é com o Seu Dinheiro.

      Eu preferi me recolher e ficar um tempo na renda fixa, voltar comprando 30% mais cotas e m² porque achei mais eficiente financeiramente; então fui, fiz e falei que fiz ponto caso encerrado, carteira de FIIs refeita 🙂

      O resto não fez, não gostou que eu fiz e agora vai ficar remoendo o remorso de não ter feito por mais alguns anos; tudo isso para te explicar o motivo da disparidade de opiniões no RC 🙂

      Ali você tem opiniões dos FIIs sempre com a ótica de longo prazo, feitas por diversas pessoas em diferentes estágios da vida e de aprendizado.

      É o produto ideal para quem está começando para ou para os mais experientes, porém sem muito tempo e que querem se manter informados num só lugar, numa só leitura.

      Não é só a minha opinião e nem quero que seja, tanto aqui no blog quanto nos produtos e serviços, veja o carteiras do blog, tem 10 carteiras semanais para turma pegar o melhor de cada um para si.

      Em nenhum deles você vê indicação de nada, tudo é feito sempre com o objetivo de ajudar no estudo, ampliar o conhecimento, compartilhar informação, melhorar o nível dos participantes deste nosso mercado.

      Esse tipo de crítica mais contundente que fazemos aqui abertamente no blog é discussão para gerar questionamento, para fazer o cotista pensar, cobrar que isso fique transparente num relatório e não dependa de ninguém que não o gestor ou administrador para dizer ao cotista que o que ele prometeu não vai mais entregar.

      Tem sido assim desde o princípio e sem falsa modéstia, se vocês tem hoje relatório mais modernos e completos agradeçam ao blog, porque fomos nós que fizemos acontecer; lembro até hoje do que eram os relatórios antigos, uma lâmina com o valor da renda e informações numa página só.

      Mas enfim, bola pra frente, deixa eu começar a atualizar o material do final de semana, senão não sai edição do Carteiras, nem Matrix dos FIIs e muito menos AnaliSYS (essa ferramenta de acompanhamento é fantástica, livra a gente de muita cilada!!!)

      Curtido por 9 pessoas

    • Gosto dos FII como mecanismo para gerar renda ao cotista, aliás, pra mim é um dos melhores. No entanto, como acumulador de renda, o seu papel já fica limitado.

      Como assim, limitado? Sim, limitado, na medida que é um investimento para longo prazo, que não tem um histórico forte, inserido em um cenário econômico complicado e com leis que dão muita margem para os gestores se darem muito bem no curto prazo e o cotista só conseguir só ver a cor do $$ num futuro que, atualmente, não consigo ver.

      Então, sobre os FII, acho que eles devem sim ter uma participação importante em toda carteira de qualquer investidor, mas com margem segurança (preço oportuno) + controle de risco (exposição comedida na carteira) para dar tempo do investimento maturar de forma adequada, sem necessitar ser interrompido por uma emergência (pois o investidor tem recursos para isso).

      Nesse cenário o blog é essencial: qual o preço adequado? Quais as virtudes de um fundo? Só o estudo e as convicções pessoais dirão e aqui no blog é o único local da net onde encontraremos respostas para estas perguntas.

      Abraços

      Curtido por 5 pessoas

  2. Olá. Tetzner.

    Boa tarde.

    Em cada edição do Relatórios Comentados todos os relatórios dos fundos listados são atualizados, ou apenas alguns fundos tem seu relatório atualizado nesse doc?

    Se apenas alguns relatórios são atualizados, como saber quais são eles, para evitar leitura repetida em relação à edição do mês passado?

    Mutio obrigado.

    Rodrigo.

    Curtir

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s