Certificação LEED

O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma organização não governamental que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.

O GBC Brasil é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

O sucesso da atuação do GBCB pode ser medido pelo crescimento da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil. Em 2004, o selo recebeu o primeiro pedido de um empreendimento brasileiro e também da América Latina.

Utilizada em 143 países, atualmente o Brasil é o 4º país com maior número de registros no ranking mundial., atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.

O GBC trabalha na divulgação das melhores práticas adotadas, incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais, bem como promoverá o sistema de certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) no Brasil.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento como Silver, Gold e Platinum.

O GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de LEED:

LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
LEED Healthcare – Unidades de saúde
LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
LEED Schools – Escolas
LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

E você ai, sabe quais FIIs possuem certifficação LEED e o que ela gera para você cotista?

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

15 comentários em “Certificação LEED”

  1. Cada vez mais orientada para um modelo de negócio focado na sustentabilidade, a CCP instituiu como uma de suas metas a obtenção da certificação LEED para todos os empreendimentos em desenvolvimento, alinhando-se aos requisitos exigidos para o padrão de construção sustentável.

    Com isso, tem conseguido contribuir com um nível de conscientização mais eficiente junto ao público usuário, principalmente em função da credibilidade deste tipo de certificação no mercado. Na avaliação da CCP, a obtenção do certificado LEED representa uma série de benefícios.

    “Entre o antes e o depois das certificações, percebemos, por exemplo, a melhoria das condições de bem-estar e do conforto dos usuários, a valorização e o fortalecimento da imagem da empresa por tratar com responsabilidade as questões que envolvem sustentabilidade e, também, a diminuição de custos de operação dos empreendimentos”, diz o diretor de Desenvolvimento e Construção Hilton Rejman

    Curtido por 1 pessoa

      1. A minha franqueadora certifica o cliente com limpeza verde, o Green Clean Certified, inclusive faz a limpeza das áreas comuns do Eldorado Business Tower. É o prédio mais avançado da América Latina,

        Curtido por 1 pessoa

    1. O executivo classifica a certificação como uma espécie de item de série para empreendimentos diferenciados do mercado, além de representar um atributo já embutido na expectativa do cliente. “No momento da escolha de um imóvel para uso, cada vez mais há opções com certificações, o que acaba sendo uma vantagem competitiva para o incorporador no sentido de conseguir uma velocidade maior nas comercializações”, explica Rejman.

      Mesmo antes de abrir o seu capital, em 2007, quando ainda era uma unidade da Cyrela, a CCP já desenvolvia um dos melhores portfólios de edifícios corporativos da região metropolitana de São Paulo em termos de qualidade construtiva, especificações técnicas e acabamentos. Com importante domínio sobre a tecnologia e a arquitetura, a empresa gerencia edifícios de acordo com os mais elevados padrões de sustentabilidade, o que reflete numa das melhores taxas de ocupação física do mercado.

      É este alto padrão de qualidade na gestão que tem permitido à empresa, por exemplo, firmar acordo com parceiros internacionais, como a americana Prologis (líder em desenvolvimento e administração de propriedades logísticas em 21 países), a GIC Real Estate (braço imobiliário do Government of Singapore Investment Corporation) e a CPPIB (subsidiária do fundo de pensão canadense Canada Penson Plan)

      Curtido por 1 pessoa

    2. EDIFÍCIOS CORPORATIVOS

      Reconhecida como líder no segmento de escritórios comerciais padrão Triple A, a CCP atua no desenvolvimento e na administração de edifícios corporativos sempre com propriedades de alta qualidade e em localizações estratégicas.

      Esses fatores contribuem para um alto potencial de geração de valor de locação. Atualmente, mais de 80% do portfólio de edifícios corporativos da CCP estão no padrão Triple A, conforme metodologia do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade São Paulo.

      Nesta lista constam sete empreendimentos já entregues: o carioca CEO – Corporate Executive Offices(CEOC11B), com 30 mil m² e entregue em 2013; e os paulistanos Thera Corporate(THRA11B) (28 mil m², inaugurado em 2014), JK Financial Center(FFCI11) (entregue no ano 2000, com 13 mil m²), Faria Lima Financial Center (entregue em 2003, com 26 mil m²), Faria Lima Square (inaugurado em 2006, com 22 mil m²), JK 1455 (inaugurado em 2008, com 22 mil m²) e Corporate Park (entregue em 2002, com 17 mil m²).

      Curtir

      1. Depende de qual for a situação. Temos clientes que são super exigentes e que estão localizados em prédios Triple A com uma infra-estrutura surpreendente e de alta tecnologia.
        Vale destacar que são grandes empresas e que geram muito dinheiro, na casa dos milhões e alguns até bilhão de reais, e por isso a certificação os isenta de alguns tributos.

        Curtir

    1. A Torre Vargas do PRSV tem LEED nível Gold: “o primeiro retrofit certificado da América Latina” diz o site. Tem gerado vacância 🙂 Mas com esperança no futuro… 2020? 2025? Aí já vai precisar de outro retrofit…

      Curtido por 1 pessoa

NOVOS COMENTÁRIOS AQUI: (sem links, emails ou telefones)