Fato Relevante

FatoRelevante

Na sua opinião, quando é que um fato relevante, aquele que impacta o FII deve ser levado à público?

Um gestor/administrador pode “reter” tal informação assim que toma conhecimento dela?

Se sim/não, sob quais hipóteses?

E você ai… sabe de algum que não foi anunciado “ainda” ?

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

43 comentários em “Fato Relevante”

  1. Pessoal,

    Temos 3 fatos que já são de conhecimento público e não foram notificados aos cotistas; eu não sei vocês mas eu gostaria de receber tal comunicação em primeira mão e não ficar sabendo por terceiros.

    Acho que é o administrador, gestor, enfim quem fica responsável pelo FII que deve ter a primeira palavra e levar até o cotista a informação de forma direta e rápida.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tetz;

      Quais seriam estes?
      Acho que seria muito bem vinda a divulgação destes aqui no blog, até porque as “digestoras” vão se ver obrigadas a os divulgar ao mercado.
      Tendo isso em mãos, cabe aos cotistas acionarem a CVM.
      Sds.

      Curtir

      1. Me digam se estou errado.
        Certo que não podemos pactuar com boataria. Isso seria pessimo para todos nós. Mas acho que se sabemos de algo e temos como comprovar, não devemos poupar as adm.
        Se não me engano as ADM tem prazo para comunicar o mercado, e se assim não o fizerem, devemos fazer nos mesmos, respeitando sempre o prazo deles.

        É uma m. quando sabemos de algo e não podemos compartilhar com os nossos colegas.

        Resta adotar uma politica correta para isso, pois não seria legal cada um postar o que quiser. Assim viraria baderna.

        Curtido por 1 pessoa

      1. E ai???

        Vamos lá. Coletanea de definiçoes.
        Desapropriação é o ato pelo qual o Poder Público, mediante prévio procedimento e indenização …. ação de desapropriação e promover a citação conforme o artigo 219 do Código de Processo Civil.

        Basicamente, o procedimento de desapropriação envolve duas etapas.

        A primeira etapa é conhecida como declaratória.

        Trata-se de uma fase que se desenvolve no âmbito administrativo e se consolida com a realização do ato declaratório da autoridade competente para a desapropriação.

        A segunda etapa é conhecida como executória.

        Diferentemente da primeira etapa que sempre irá se realizar no âmbito administrativo, a etapa executória eventualmente, pode se desenvolver na esfera judicial.

        Na realidade, a decisão será do expropriado, que concordando com os termos da desapropriação e por conseqüência, com o valor da indenização, entra em conciliação com o poder público, no próprio âmbito administrativo, não havendo necessidade do deslocamento para a esfera judicial.

        Todavia, não havendo a composição amistosa, seja pela insurreição do expropriado em face da desapropriação propriamente dita, seja em face do valor da indenização, há a necessidade do deslocamento da questão para a esfera judicial, que irá decidir a questão.

        Na prática o poder publico deposita o que acha que vale em juizo, retira o seu imóvel e nós brigamos o resto da vida contra o poder publico pelo valor real do bem.

        Curtido por 3 pessoas

      1. Rlemos

        Desapropriação tem todo um processo legal, gera um processo e você pode acompanhar.

        Eu penso que assim que o FII recebeu a comunicação do órgão público, tinha de ter comunicado…

        Mesmo que ACHE que pode reverter, ainda é incerto ok eu entendo, mas não poderia omitir isso dos seus cotistas…

        Curtir

      2. Em caso de desapropriação, a informação é pública.
        Se entendi bem, a adm deve comunicar rapidamente o fato. Neste caso, isto não aconteceu. Vai dar um robô no mercado. Alguma adm está muito encrencada. Não é a primeira vez que não soltam FR. E já estavam até sendo elogiados pela transparência.

        Curtido por 1 pessoa

      3. Exatamente… toda aquela credibilidade e confiança reconquistada cai por terra; para uma coisa que ia mais cedo ou mais tarde para o mercado de qualquer forma.

        Administrador tem de ser o primeiro a ir a público e dar ciência; evita toda uma situação que a instrução obriga a evitar:

        Que cotistas não tenham acesso igualitário à informação e se uns sabem e outros não sabem gera tratamento desigual; isso não é justo e não é certo.

        Curtir

      4. RLemos

        Além desse de desapropriação, tenho ciência de outros dois diferentes e que julgo deveriam tido sido já motivo de comunicação via FR pelos respectivos RIs.

        Falando desse então, se você não tiver FII de Agência… pode dormir tranquilo.

        Curtir

      5. Imagina todo mundo comprando cota esperando que um imovel vai dar rendimento em breve e o mesmo será desapropiado. Fica sem rendimento. O fundo que vc pagou 20% mais caro colocou 10mi entre terreno e construção e vc fica sem rendimento, sem patrimonio e sem liquidez.
        Os 10mi viram 1mi e a Adm não comunica nada.

        Curtido por 1 pessoa

      6. Ok, estou confortável por não ter agência então.

        De qualquer forma lutar por transparência é uma batalha nossa.

        Não sei como é a eficiência da CVM em apurar irregularidades mas em se tratando do carma “federal” creio ser questionável. Como foi a experiência dos amigos com mais tempo em FII com ocorridos passados semelhantes?

        Curtir

      7. Ok, estou mais confortável por não ter agencias em carteira.

        De qualquer forma lutar por transparência é uma batalha de todos mesmo.

        Não sei como é a eficiência da CVM em apurar irregularidades mas a julgar o carma “federal” que esta carrega acredito ser questionável. Como foi a experiência dos amigos com mais tempo em FII com ocorridos semelhantes no passado?

        Curtido por 1 pessoa

      8. Não tive experiência deste nivel ainda. Mas já tive dois casos em que a adm segurou fato relevante. Um foi com a Trx que segurou notificação de saida de inquilino e com a Vam que não informou problemas de pagamento de alugueis pelo BB. Ambos no ano padsado.

        Curtir

      9. Marcelo E

        Saída de inquilinos é o outro bicho papão… já estou sabendo e o mercado não… gera o que?

        Por que não vai lá e fala? Ah pode reverter… pode por quanto menos? De qualquer forma o estrago está feito… Avisa logo e evita o disse me disse…

        Curtido por 1 pessoa

      10. Tentar reverter é o que eles devem fazer pelo que recebem todo mês.

        Sempre reforço que não podemos acusar ninguém. Mas o fato de não divulgar o fr da impressão que alguem pode se beneficiar da informação que outros não tem.

        O mercado fica parcial.

        Curtir

      11. AGCX11, tava com 1 de seus imóveis pendente desde o ano passado e regularizou nesse trimestre de acordo com último relatório de obras… Se cabe fato relevante..”I don’t know”!!! Mas sempre foi exposto aos cotistas que leem relatórios… Não tenho tal ativo… Gostaria de Fatos relevantes se tivesse, mas tb não deixaria de ser cotista por isso… Porque leio todos relatórios gerenciais e de obras…

        “Após longas discussões, retomamos a posse do imóvel onde será construída a Ag. Pedro Vicente. Com a
        comunicação da rescisão unilateral pela construtora, foi atendido pedido de liminar pela justiça, mesmo
        após a decisão pela rescisão, como intuito de preservar o local para produção antecipada de provas. Com
        o avanço do processo judicial, o Fundo obteve sucesso em sua argumentação e conseguiu retomar o
        imóvel ao final do trimestre. Dessa forma, a nova construtora contratada foi acionada e iniciou os serviços
        de construção da agência, sendo que a conclusão do empreendimento está prevista para o mês de
        novembro deste ano.”

        Curtir

      12. Eu não sei qual é a agência leoctba, mas sei que é do Banco do Brasil. Afirmo que a adm foi notificada antes de 14 de julho. Faz quase 1 mês e não informou o mercado. Não é boato. É fato.. Eu descobri antes mesmo da adm ser notificada, por acaso, e zerei minha posição. O povo comprando e eu não poderia falar nada para ninguém. Decepção total e irrestrita com a adm.
        Não denunciei a CVM achando que eles informariam o mercado..
        No blog dei algumas dicas, mas não pude, por prudencia, ser muito claro.
        Zerei posição mais por conta da adm, mesmo sabendo que o fundo perdera aproximadamente 7% do seu PL e terá o seu rendimento frustrado por uma de suas agências despropriadas. Todos esperando aumento de rendimento e ele não virá.

        Curtido por 1 pessoa

    2. O istagiario da VAM recebeu o decreto de desapropriação e em breve emitirá fato relevante.
      Mas antes tem que dar tempo para seus colegas da VAM “ajustarem” suas aplicações neste ativo.
      Conhecem aquela da Bíblia: ” Matheus, primeiro os teus.”. ☹☹☹

      Curtir

      1. Nine, acho que não foi o estagiário que recebeu, o que torna o fato muito mais grave. Na real, não posso afirmar que isso está ocorrendo, mas que dá margem…. Dá muita margem a esta sua interpretação.

        Curtir

      2. Marcelo, certamente não foi o estagiário que recebeu o decreto, mas sim o ” istagiario “, que é algum gerente ou diretor da VAM , e não é tão competente quanto os estagiários apesar de receber 10 ou 20 vezes mais. ☻☻☻

        Curtir

      1. Chará, vou pedir mais um pouco de paciência. Já dei todas as dicas com o intuito de provocar o RI do fundo a comunicar o FR. Se não sair ainda hoje até as 20hs eu vou abrir o jogo aqui no blog. Estou muito pluto com eles. Isso não se faz. Vamos à CVM.

        Curtido por 3 pessoas

      2. Também queria saber. Algum advogado ou servidor do TJSP se habilita para obter as informações? Em especial, qual a agência e o valor ofertado para indenização? O processo é público e eletrônico, basta comparecer a serventia e pedir senha p acesso.

        Curtir

NOVOS COMENTÁRIOS AQUI: (sem links, emails ou telefones)