ABCP11 – Grand Plaza Shopping

ABCP11

Fruto de uma cisão entre o Fundo de Investimento Imobiliário ABC Plaza Shopping e o Fundo JK de Investimento Imobiliário, o Fundo atualmente é proprietário do edifício comercial Grand Plaza, do Grand Plaza Shopping e do antigo JK Shopping (incorporado pelo Grand Plaza). Todos os imóveis estão situados na cidade de Santo André (SP), compartilhando da área comum e do estacionamento.

Dados técnicos do Imóvel:
69.317,56 m² de área bruta locável
308 lojas
10 salas de cinemas Cinemark (1 sala 3D)
Parque Temático Playland
24 Pistas de Boliche
estacionamento com 2.849 vagas

O Imóvel:
Grand Plaza Shopping
Av. Industrial, 600 – Santo André – SP

É o principal centro de compras do Grande ABC e figura entre os maiores do país em ABL (Área Bruta Locável), com 72 mil metros quadrados.

Está estrategicamente localizado próximo as principais vias: Anchieta, Av. D. Pedro II, Av. dos Estados, Av. Lions, Av. Prestes Maia e Av. Industrial. O acesso é favorecido também pela proximidade do terminal rodoferroviário que reúne linhas dos mais diversos pontos de SP e Grande ABC.

Inaugurado em 23 de setembro de 1997, em Santo André, reúne parte das marcas mais sólidas do varejo nacional, Academia Smart Fit, Extra Hipermercados, C&C Casa e Construção, C&A, Arezzo, Renner, Riachuelo, Centauro, Fast Shop, Casas Bahia, Pernambucanas, Ponto Frio, Marisa, Kalunga, Johnny Rockets.

O ABL do prédio administrativo é de 5.735 m², com 3 andares (térreo, 1º e 2º andar), composto por 9 salas comerciais, sendo que no fechamento de março, duas constavam como vagas. Os principais locatários são Caixa Econômica Federal (superintendência regional), CVC Administração e Cartório.

O Grand Plaza recebe mensalmente mais de 1,5 milhão de visitantes. Um dos fatores responsáveis pelo fluxo crescente é a boa localização do empreendimento, servido pelos terminais rodoviários e ferroviários que ligam a cidade a vários municípios da região, como São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo.

Além da facilidade de acesso e do mix de lojas diversificado, o Grand Plaza destaca-se pela oferta de lazer. Numa área superior a sete mil metros quadrados, o cliente encontra 24 pistas de boliche, 10 salas de cinema Cinemark (incluindo uma com tecnologia 3D), parque de diversões Playland, e outras atrações.

Taxas:
Administração: R$ 42.402,00 mensais corrigidos pelo IGPM.
Administrador: Rio Bravo
Quantidade de Cotas: 61.019.165

Observações:
Inadimplência: Percentual não recebido do aluguel vencido trimestralmente.
Inadimplência Bruta é a somatória do valor que não foi pago dividido pelo valor total que deveria ter sido recebido.
Inadimplência Liquida é a somatória do valor que não foi pago menos a recuperação de outros períodos, dividido pelo valor total que deveria ter sido recebido. A inadimplência liquida pode ser negativa, ou seja, pode existir uma recuperação no mês maior do que o saldo em aberto no mesmo mês.

RI: fi@riobravo.com.br

Tutor do FII: Northeasteconomy

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

3.203 comentários em “ABCP11 – Grand Plaza Shopping”

  1. Fundo de Investimento Imobiliário
    Grand Plaza Shopping
    CNPJ/MF n° 01.201.140/0001-90
    ISIN Cotas n. º BRABCPCTF000
    Informe ao Cotista
    RIO BRAVO INVESTIMENTOS – DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA., sociedade com sede na Cidade de
    São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Chedid Jafet, nº 222, Bloco B, 3º andar, Vila Olímpia, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 72.600.026/0001-81 (“Rio
    Bravo”), na qualidade de instituição administradora do Fundo de Investimento Imobiliário Grand Plaza Shopping (“Fundo”), inscrito no CNPJ/MF
    sob o nº 01.201.140/0001-90, vem por meio desta, informar que, tendo em vista o não funcionamento total do único empreendimento que compõe o
    portfólio do Fundo durante todo o mês corrente, conforme determinação das autoridades locais, que tem impacto direto e substancial nas receitas
    auferidas no período, bem como o cenário incerto que impossibilita a projeção acurada da retomada e normalização do

    fluxo do Shopping, o fundo não realizará distribuição dos resultados referente a Abril de 2021.

    A Administradora tem uma posição de extrema diligência com a gestão de caixa do Fundo, o que impede qualquer distribuição do mesmo em razão dos motivos supracitados.

    São Paulo, 30 de Abril de 2021.

    Curtido por 1 pessoa

      1. No fundo creio que nem a Rolo Bravo acreditava, mas apostava na lentidão da justiça, quanto mais tempo passar, mais taxas a Rolo Bravo põe no próprio bolso. Ademais, na hora que a M…. estourar, quem vai pagar a conta são os Cotistas, que é o elo mais fraco da corrente.
        Apostar na justiça frouxa do Brasil, não é privilégio da RB, estão aí gerações e mais gerações de políticos e maus empresários, que não me deixam mentir.
        O que precisava mesmo era um juiz macho o suficiente para determinar que essa conta quem tem que pagar é a Rolo Bravo, quer seja pela negligência, quer seja pela estupidez.

        Curtido por 2 pessoas

    1. A cotação do fundo chegou a 109,75 em 15/03/2019. Olhem a perda de valor para o acionista. Imaginem quando o fundo perder na segunda instância. Como a acionista majoritária não tem interesse em sair do fundo, provavelmente a tributação vai seguir os trâmites normais. Em resumo, o fundo vai ficar um bom tempo sem pagar proventos e ainda por cima quando voltar a pagar vai incidir imposto de renda. A Rio Bravo está de parabéns. rssrsrsrs

      Curtido por 1 pessoa

    2. Se tivéssemos um órgão protetor dos investidores, esse órgão cobraria a multa do responsável pela lambança(caso realmente essa multa finde). Outro detalhe, em último caso, divide essa poxxa em suaves prestações e o fii paga e vira página. Futuramente economia volta ao normal com a vacinação e iptichmam do cloroquina, e a cotação volta aos 110. Escreve aí, vai vendo tá.
      Não se esqueça q apesar da multa (caso finde), o fii ainda vai continuar a existir, às lojas (seus inquilino) ainda vão existir, o prédio não faltará um só tijolo, estará lá intacto e como trata se de um ótimo empreendimento estratégico, continuará a sua trajetória de crescimento da renda como fez até hoje….

      Curtido por 2 pessoas

    3. Eu girei posição no início do lockdown (shopping fechado não dá lucro) e coloquei em outro FII muito mais seguro, e de quebra ainda aumentei a renda, fiquei livre de rolo e preservei o emocional.
      Gosto do ABCP e posso até voltar (se voltar), mas somente quando tudo estiver resolvido, sem torcida e nem paixão.

      Prefiro pagar mais caro em algo seguro do que barato em algo duvidoso, assim é o mercado.

      Como diz o amigo Gama, não é indicação de nada 😃

      Curtido por 4 pessoas

  2. Conforme informado pelo Governador de São Paulo, João Dória Jr., em coletiva de imprensa no dia 22 de janeiro, a Grande São Paulo regrediu para a Fase Laranja do Plano São Paulo a partir de 25 de janeiro de 2021. Nesta fase, shoppings centers podem funcionar durante 8 horas, com a capacidade mantida em 40% (quarenta por cento). Ainda, foi determinado que a Grande São Paulo também entrou na Fase Vermelha, a partir da mesma data, todos os dias, das 20h às 6h, além de finais de semana e feriados durante todo o dia, até 7 de fevereiro de 2021. Esta é a fase mais restritiva, em que somente as operações essenciais podem funcionar.

    Tendo isto em vista, o Grand Plaza Shopping (“Shopping”), seguindo a recomendação e por razões sanitárias e proteção dos clientes, lojistas, colaboradores e fornecedores, a partir do dia 25 de janeiro permanece aberto ao público em horário e capacidade reduzidos, de 12h às 20h. O Shopping permanecerá fechado aos sábados, domingos e feriados.

    A Rio Bravo segue monitorando de perto os desdobramentos da situação, em conjunto com a administradora do Shopping, para que qualquer outra ação que vise o bem-estar geral possa ser tomada prontamente. A Rio Bravo entende que o momento é delicado e a saúde de todos os clientes, colaboradores e lojistas deve ser prioridade, portanto eventuais novas recomendações por parte dos órgãos competentes podem vir a ser acatadas.

    Curtido por 2 pessoas

      1. Pois é, eu sempre escrevi aqui a favor deste shopping que sempre foi excelente, dinâmico, moderno (até tem um banheiro único para todos os gêneros).
        Minha esposa é minha melhor avaliadora de shoppings e ela trocou este pelo ABC shopping (que descobri ser da VISC11). São propostas distintas dos shoppings é verdade, mas, ninguém melhor que o cliente para avaliar. E minha esposa não entende de fundos, mas de shopping… ah…

        Curtido por 1 pessoa

  3. @Tetzner,
    Acredito que você tinha feito uma conta do VP descontado dos valores de possíveis multas da RFB.
    O valor a que chegaste era quanto? 64, 65?
    Estou querendo apenas me basear pra entender porque tem um comprador específico no R$ 74,00 que não arreda o pé. O cara absorve tudo nesse preço (via Credit Suisse).

    Curtido por 2 pessoas

    1. Fundos bons são negociados acima do vp geralmente, também tem detalhe de acertarem toda essa lambança aí, e o fii voltar a 90 ou cem pratas num tapa só, um tapa q pode pegar muita gente de surpresa, menos a mim q estou dia sim dia não junto com esse comprador aí q tu falo.
      Ó vão venu tá

      Curtido por 1 pessoa

      1. Quem quiser comprar, tiver vontade de entrar, é agora, pode até comprar em torno dos 70 ainda, mas as chances de ir a 90 ou 100 é maior q ficar assim, pois não existe fundos top a preços de valor patrimonial, acertando e passando esse perrengue o valor Da cotação terá incluso o valor do empreendimento, o valor do negócio, o valor do fii gerar renda, esse valores aí de hoje é só custo do patrimônio. Magazine é negociado sei lá quantas vezes mais seu valor patrimonial, e assim vai

        Curtido por 1 pessoa

      2. Essa dai levamo na raça, hein.
        Arrependido de não ter dobrado ontem nos 74 depois que falei do movimento do CS.
        Eu acho que depois da notícia do SPX + CCP as coisas parecem que mudaram de opinião.

        Curtido por 1 pessoa

      3. Eduardo,
        Dependendo do andamento do processo existem duas alternativas.
        1. Se o fundo entender que a discussão deve ficar na esfera administrativa, entendo eu que existe uma possibilidade de vermos um parcelamento em até 60meses da dívida, acrescida de juros atrelados a Selic.
        Aqui ainda haverá a possibilidade de aderir a um REFIS, o que provavelmente vai ter em 2021 ou 2022.
        2. Se o fundo entender que a discussão deve migrar para esfera judicial, só Deus sabe quando é que um julgamento do tamanho do valor discutido pode chegar a ter uma sentença transitada em julgado.

        A minha visão é essa.

        Curtido por 2 pessoas

  4. seudinheiro dot com

    CCP e SPX Capital vão criar gestora de fundos imobiliários

    Ambas assinaram um memorando de entendimentos para formação de uma joint venture de controle compartilhado; iniciativa será comandada pelo atual diretor presidente da CCP

    Olha aê mais um motivo porque votaram contra a cisão

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mas ai qual seria o racional? Tentar tomar o controle do FII da Rio Bravo?
      Se cindir o ABCP não ficaria com eles e o GRAM (sei lá se é esse o nome) com a RB? O que impediria?
      Vamos a discussão… isso é interessante.

      Curtir

      1. CCP não topou cisão pq assim ela e a SPX ficariam de gestora do total de cotas, e não somente do ABCP desmembrado, Rio Bravo perderia a boquinha e caia fora. Jogada de mestre da CCP

        Curtir

      2. com o diferencial do estoque de imóveis da CPP que poderia transformar o abcp num multi multi…

        SHOPPING CENTERS LOCALIZAÇÃO ÁREA TOTAL (M²) ÁREA SPE (M²) ÁREA PRIVATIVA CCP (M²)
        Shopping D SP – São Paulo 29.797 9.413 9.413
        Grand Plaza Shopping SP – Santo André 69.533 69.533 42.700
        Shopping Estação BH MG – Belo Horizonte 37.011 37.011 14.805
        Shopping Metropolitano Barra RJ – Rio de Janeiro 44.113 44.113 35.290
        Tietê Plaza Shopping SP – São Paulo 37.360 37.360 9.340
        Shopping Cidade São Paulo SP – São Paulo 16.637 15.306 15.306
        Shopping Cerrado GO – Goiânia 27.688 27.688 14.710
        Total 262.139 240.424 141.564

        Curtir

  5. Prezados Amigos do Blog com todo respeito as opiniões contrárias, diante de todos os fatos e posicionamentos do administrador deste FII, zerei minha posição em DEZ/20 pelo PM, e aloquei em outro FII. Via q

    Curtir

    1. Fico triste ao ler isso, Recruta.
      Espero que não seja teu caso, mas ~90% das PFs continuam comprando no topo e vendendo no fundo. Comprando nos violinos e vendendo nos canhões.
      Pra quem fez o dever de casa(meu caso ABCP é 1% do Portfólio Global), o momentum do fundo não faz nem cócegas.
      Bons negócios, Amigo

      Curtido por 3 pessoas

  6. A RIO BRAVO INVESTIMENTOS – DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA., …, na qualidade de instituição administradora fiduciária do FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO GRAND PLAZA SHOPPING–FII, …, vem, por meio deste, informara os cotistas do Fundo e ao mercado em geral o que segue: A CYRELA COMMERCIAL PROPERTIES S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES, …, promoveu o ajuizamento, em 22/12/2020, do pedido de tutela antecipada de urgência em face da Administradora e do Fundo (“Ação Judicial”) para suspensão dos efeitos da cisão parcial do Fundo e demais deliberações aprovadas por meio da Consulta Formal nº 01/2020(“Consulta Formal”). Infelizmente foi concedida, no Plantão do Judiciário, tutela antecipada de urgência, suspendendo imediatamente os efeitos da cisão e demais de liberações tomadas na Consulta Formal. O processo corre em segredo de justiça a pedido da CCP. A Rio Bravo já está tomando todas as medidas cabíveis em caráter de urgência para recorrer da decisão na tentativa reverter a concessão de tutela antecipada perante o Tribunal de Justiça de São Paulo.

    É expressivo e legítimo o desejo dos investidores do Fundo de promoverem tal cisão parcial, conforme proposto na Consulta Formal, e a Rio Bravo trabalhará para garantir que tais alterações se concretizem e que, conforme o cronograma estabelecido na Consulta Formal, as cotas do Fundo de Investimento Imobiliário Grand Plaza Mall possam estar disponíveis para negociação na B3mais rápido possível. Manteremos os cotistas do fundo e o mercado em geral informados sobre o andamento do Ação Judicial e a defesa do interesse dos cotistas.Permanecemos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários pelo canal de Relações com Investidores da Rio Bravo (ri@riobravo.com.br).
    São Paulo, 23 de dezembro de 2020

    Presente de fim de ano da Cyrela

    Curtir

  7. Aprovada a cisão do Fundo…

    “cotistas representando 79,28% (setenta e nove virgula vinte e oito por cento) das cotas emitidas pelo Fundo com direito a voto votaram favoravelmente à cisão parcial do Fundo, com versão de parte de seu acervo cindido, que representa 38,59% (trinta e oito virgula cinquenta e nove por cento) do patrimônio do Fundo, para um novo fundo de investimento imobiliário, o Fundo de Investimento Imobiliário Grand Plaza Mall, aprovando igualmente o seu Regulamento, sendo que o novo fundo será detido exclusivamente por cotistas pulverizados, assim entendidos todos aqueles que detêm participação inferior a 25% (vinte e cinco por cento) das cotas emitidas pelo Fundo,nos termos constantes da Consulta Formal”;

    Destaque-se o seguinte trecho do comunicado:

    Desta forma, ressaltamos que a cisão parcial não isenta os cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Grand Plaza Mall no eventual passivo que está atualmente em discussão”.

    Curtido por 2 pessoas

  8. Alguém assistiu ao WebCast da Rio Bravo sobre a Cisão no ABCP ?

    Em um determinado momento do Webcast, eles mencionam que com a Cisão, o Novo Fundo (Gran11), se livraria da dívida, pois a dívida permaneceria no ABCP e não no Gran11. Além disso, eles também falaram que já há o dinheiro para um eventual pagamento da Multa, é que por isso não precisaria haver uma venda de parte do ABCP para quitar esta dívida.

    Se há o dinheiro, onde ele está ? Provavelmente não está no ABCP (pois não tem nem perto disso em caixa). Será que este dinheiro é da CCP ? Sinceramente, não entendi este trecho, alguém entendeu ?

    Abs

    Curtido por 3 pessoas

    1. Eu também assisti o webcast do ABCP. E ao que parece, o objetivo da cisão não é só a contenção de danos daqui pra frente, mas também afastar os minoritários dos efeitos da autuação do Fisco daqui pra trás.

      Isso porque, em tese a autuação ficaria restrita ao fundo do cotista majoritário – Cyrela – ABCP11, como explicado no webcast. É claro que o Fisco poderia querer direcionar alguma parte do débito para o novo fundo – GRAN11, mas aí é mais complicado porque demandaria a retificação do auto de infração e perda de parte do exercício de 2016, prescrito, etc. Até porque sendo a Cyrela solvente, pra que redirecionar o auto de infração após a cisão ??

      Assim, não há porque se opor a cisão do fundo, ao contrário. Só vantagens para o minoritário. Inclusive a cisão se enquadra no instituto da elisão fiscal e que é uma forma lícita de economia tributária.

      Ademais, se no futuro for necessário executar o débito, o Fisco teria que primeiro esgotar as tentativas de recuperação do seu crédito junto ao ABCP, seja por meio de bloqueio on-line, seja por meio de penhora de cotas, de redirecionamento da execução aos responsáveis tributários pelo ABCP, antes de buscar o seu crédito junto ao GRAN11.

      Curtido por 4 pessoas

      1. Mrlimpo,

        1. O auto de infração pode ser retificado por causa de algum fato posterior. Ex: auto de infração lavrado em face de uma pessoa física. Se esta falecer, chama/acrescenta o espólio/inventariante para responder;

        2. Os arts. 5º do DL 1.598/77 e 123, 124, 132 e 207 do CTN podem ser interpretados desfavoravelmente em relação ao novo fundo.

        Apenas para refletir!

        Curtido por 1 pessoa

      2. @falcaoinvestimentos,

        Todas as hipóteses que você mencionou se referem a responsabilidade por sucessão e solidariedade. Não existe dúvida em relação a isso. Só que na prática, apesar da solidariedade, o GRAN11 só irá responder se houver insucesso na recuperação do crédito tributário, inicialmente direcionado ao ABCP.

        Curtido por 2 pessoas

    2. A cvm exigiu q a cirela arcasse com a multa, e regularizassem o fii, caso tenha algo errado, isso é de se esperar, basta cvm impor a favor dos cotistas, mesmo porque ela não estaria fazendo mais q sua obrigação, proteger o investidor de boa fé, ela é paga p isso, se realmente está fora do regulamento por tanto tempo, a culpa é da cvm

      Curtir

      1. Eu mesmo q sou meio tonto comprei hoje nas mínimas, to dormindo igual criança. Quem tem q tá preocupado é quem tem bbfi, famb, e outros fiis q vão levar um chacoalhada ano q vem com a triste recessão pós covid

        Curtido por 2 pessoas

      2. Vou dizer mais uma vez, não é recomendação de compra ou venda, existe grandes interessados em aumentar posição em grandes empreendimentos no mundo todo, no caso do Brasil esse é um dos ativos premium do país, não se introduz um empreendimento desses da noite para o dia, acordem, tem vários participantes nessa jogada, a começar pela Rio Bravo q tá levando o dela, a mim não pegam, quanto a isso estou vacinado, sigo comprando em quedas junto com os q estão comprando, talvez venda uma parte junto com eles, só sei q certos negócios não são comuns. Término com a pergunta, quantos pqdp tem a preços de banana ? Quantos shph tem com ofertas a preços aquém da realidade, não caiam na onda de jogar suas economias na boca onça. Mesmo q tenha algo a sanar ou pagar, o shopping não vai morrer, está lá a quase 30 anos, vais acertar tudo em pouco tempo e voltar a ser um dos gigantes do seguimentos, prestem atenção………

        Curtido por 2 pessoas

      3. Estou com o interceptor nessa.
        Quem está com alocação superior ao que aguenta tem que sair mesmo. Já falei isso e repito: dada as circunstâncias e condições, me lembro do caso da Mérito. Enquanto nego pulava fora do Navio a todo preço eu e outros aqui estavamos comprando com CONHECIMENTO do RISCO.
        Novamente: Compra-se com conhecimento do risco! Multa e condições negativas ante a RF são questionáveis, discutíveis e parceláveis. Quem nunca passou por isso logicamente vai se sentir mais desconfortável.
        Lembremos: pra todo vendedor há um comprador e vice-versa. Ativo fechou ontem +2,60% de alta com XP e mais outras duas corretoras tomando de bacia.
        Vamos ver hoje…

        Curtido por 1 pessoa

      4. Concordo com Interceptor e Madzor!
        Tenho 1,5% do Portfólio em ABCP, sigo tranquilo, sabendo que é normal que de tempos em tempos bons ativos passem por problemas.
        Inclusive estou pensando em aumentar a Posição nos 70R$.
        Quem fez o dever de casa(diversificou corretamente, foca no longo prazo e não se afeta pelo ruído) está tranquilo, sem emoções.

        Abraço, Amigos

        Curtido por 3 pessoas

      5. Se a cotação chegar no preço da emissão (duvido muito) tem que vender tudo e comprar SHPH que anda meio descontado…. rsrsrsrs
        ps: não entendi quem vai subscrever a 87 uma cota que está a 75/76?

        Curtido por 1 pessoa

    1. Isso aí Madzor
      Outro detalhe importantíssimo é a identidade de quem está comprando, eu tenho o nome deles todos, vou mencionar aos amigos alguns deles.
      Investidores experientes com técnica e paciência em aproveitar momentos raros como esses.
      Investidores acostumados a comprar ativos bons em quedas para trade a médio prazo ou curto.
      Investidores q a tempo tinha intenção de entrar no fii, vem estudando e acompanhando, agora enxerga como oportunidade.
      Resumindo, será q os compradores são investidores frágeis, medrosos, com pouca pórva e estão arriscando em um momento desses p ganhar algum dim dim. Quem tá comprando agora é quem tem sangue frio e sabe o q está fazendo, raramente erra, prefiro seguir esse tipo de investidores aos outros q saem vendendo em baixa e realizando prejuízo. Não q realizar prejuízo em um ativo não seja necessário as vezes, mas isso na minha opinião não se aplica a um fii do porte e nível de abcp11

      Curtido por 3 pessoas

      1. Mariano, é simples, quem não for fera, quem não tem experiência, quem não sabe o q está fazendo, raramente entra em um ativo de renda variável quando produto está passando por turbulências, só se for louco, então decifro por aí a identidade de quem são os compradores ok. Tenho também um palpite formado já, digo palpite porque não existe certeza em renda variável, mas no meu palpite os compradores vão ter lucros bons a curto e médio prazo, arrisco a dizer também que umas das melhores oportunidades para fii até hoje, tivemos o leilão naquela ocasião, covid, e agora esses momentos desde quando começou os rumores de irregularidades fisca do fii. Sigo comprando e se perder, será a primeira vez nessa situação em q penso saber o q está por vir….

        Curtir

  9. Uma pena que não dá pra postar links, mas o gestor está chamando p/ assembleia p/ votar a cisão do fundo, criando um “fundo abcp” e um “fundo pulverizado” com os pequenos cotistas PF … tem implicacoes tributárias para trás e prá frente do ato. Cotistas continuarão com a treta de trás mas ficarao mais tranquilos p/ frente. E vao pagar a conta de tudo isso na parte tributária e custo admistrativos da cisão e de uma emissao p/ viabilizar a coisa. Eu vejo a cisao como uma admissao de culpa, inclusive.

    Curtido por 3 pessoas

      1. Só lembrando que amanhã já estamos em Dezembro e o último Relatório Gerencial divulgado pela Rio Bravo foi em Agosto, nem o básico eles conseguem fazer em um prazo minimamente razoável :O

        Agora nem precisa mais divulgar relatório de setembro, pq já está tão ultrapassado que já pode pular direto para o de Novembro

        Curtido por 2 pessoas

      2. Estratégia de redução de danos. Fez o que tinha que fazer, simples assim. As outras alternativas seriam uma emissão gigante ou a fusão com outros fundos, alternativas que a Cyrela deve ter se oposto. Antes da Rio Bravo passaram o Itaú e Unibanco, então não dá pra condenar a Rio Bravo, até porque o fundo passou por mais de uma ação fiscal e nada foi encontrado.

        Curtido por 1 pessoa

      3. Na verdade, a CVM estava agindo fora da sua competência. Tinha que recorrer da exigência mesmo, ou existia outra alternativa??? Outros administradores passaram pelo fundo, entre eles Itaú e Unibanco e também nada perceberam!

        Curtir

      4. É verdade que o fundo deixaria de ser apenas o Grand Plaza ? Que No novo regimento eles poderiam fazer uma outra emissão e colocar para dentro Outros shoppings ? Não gosto disso, pois quando comprei cotas, era para ser sócio do Grand Plaza, não quero dar um mandato para colocar coisas que talvez não concorde (provavelmente com TIRs muito menores) para dentro. Acho que o diferencial aqui é o Grand Plaza em si

        Curtir

      5. A capitalização não é grande, em torno de 1% do Fii, o problema é que está com o preço muuuuuito fora do secundário. Para mim um segundo problema é se realmente for verdade que no novo regulamento, o fundo poderia se tornar multi imóveis. Isso para mim é PÉSSIMO, pois é aí que se costuma misturar coisa boa (no caso o ativo Grand Plaza shopping), com porcaria. Sou a favor que ele mantenha a qualidade sendo Mono imóvel mesmo, pois é mono, mas o shopping é espetacular.

        Curtido por 2 pessoas

      6. “…na hipótese de surgir apontamento ou direcionamento dos débitos tributários exigidos no Auto de Infração para o Fundo Pulverizado, desde que apresentadas as competentes defesas perante todas as instâncias administrativas e judiciais, há possibilidade de o Cotista vir a ser obrigado a aportar recursos para arcar com os referidos débitos
        tributários e não há como garantir que após a realização de tal aporte, o Fundo passará a gerar alguma
        rentabilidade aos Cotistas.”
        Pelo que entendi o cotista vai ficar com as despesas da cisão, como ITBI, e com o mesmo risco de ter que arcar proporcionalmente com os tributos sonegados, é isso mesmo??
        Aí a Cyrela vai dar um jeito brasileiro de se livrar dos tributos da parte dela e a parte pulverizada é a única que vai pagar o pato. Agora que o estrago está feito, prefiro continuar junto no mesmo barco até o desfecho

        Curtir

    1. Estão fazendo exatamente o que eu imaginava que fariam. Cindir o Fundo e chamar capital pra arcar com sua parte da multa. Só imaginei que iam esperar os vários anos em que o processo ainda deve se arrastar pra fazer isso. Não entendi por que anteciparam tanto. A mim, parece um reconhecimento antecipado de culpa. Vão dar um bom argumento pros advogados da Receita…

      O Fundo vai diminuir bastante de tamanho, vai virar um nanico dentro do Mercado. E os cotistas que não entrarem na emissão serão bastante penalizados. Pena.

      Curtido por 1 pessoa

      1. HGBS está com um pé lá dentro já, a cisão cria condições para uma futura incorporação.
        HFOF tinha zero de cotas em set/20, saberemos se há essa intenção se o HFOF começar a alocar.
        Para mim, é questão de tempo…

        Curtido por 1 pessoa

      2. Fundo que possui um ótimo ativo mas uma gestão lixo.
        A Rio Bravo ganhou? Sim.
        A Cyrela ganhou? Sim.
        O minoritário entubou….
        Não foi por falta de aviso do Tetzner. Arrumar treta com o Leão é furada. É óbvio que o fundo está errado. A lei é clara.

        Curtido por 2 pessoas

      3. Ao que parece a Rio Bravo/Cyrela optaram por uma estratégia para redução de danos. Cisão para depois aderir ao REFIS-COVID que vem aí, com redução de 90% da multa de mora e dos juros de mora para pagamento em 10 anos, da qual eu particularmente concordo, se de fato for aderir ao REFIS. O ativo é “core” e não vai deixar de ser se tiver uma perda de inicial no rendimento de 0,03 a 0,05.

        Curtir

      4. Vou continuar dentro porque a minha posição não vai impactar tanto no aspecto geral.
        Como já participei de problemas com a RFB e com as possibilidades que podem ser postas em mesa, acredito que é possível que haja uma solução para o feito. A perda da renda pode e deve ser entendida como algo que pode perdurar por um tempo, mesmo não se sabendo que tempo é este.
        Me recordo muito do caso da Mérito, dadas as devidas proporções, e que enquanto o mercado massacrava eu comprava feito louco porque acreditava que existia possibilidades de se discutir e resolver o impasse.
        Vamos ver como este aqui termina.

        Curtido por 2 pessoas

      5. “reconhecimento antecipado de culpa. Vão dar um bom argumento pros advogados da Receita…”
        Culpados : Cyrella, RB e quem comprou cotas DEPOIS do alerta da CVM.
        Logo após o alerta da CVM escrevi à RF e CVM questionando como o cotista poderia saber o NOME dos cotistas majoritários em qualquer fundo. Responderam que isso era impossível. Então como penalizar os cotistas se esse fato era legalmente ESCONDIDO. Poderia um motorista ser punido por dirigir um carro que tem um defeito de fabricação que o mercado desconhece?

        Curtido por 1 pessoa

    2. Indignado. É muito amadorismo e falta de gestão. Saí enquanto não estou no prejuízo.
      Mais uma mancha no mercado dos fiis. Do fii que já foi queridinho e joia da coroa.
      Pra mim fii é pra dormir tranquilo. Ou ao menos , tentar.

      Curtido por 2 pessoas

      1. Flash, será?? Peloquetudoindica, pqdpshph e etc etc etc,… abrem precedentes e estão tudo no mesmo barco, tanto q tu podes ver q cotação travou e espera pelo gingado do gestores q sejam melhores q da lio bravo, e não joguem os cotistas na boca do leão e sim mantenha se camuflado, essa é a palavra chave…..

        Curtido por 2 pessoas

      2. O que eu achei pior mesmo foi a manifestação da Rio Bravo há alguns meses, dizendo que fariam a defesa e estavam tranquilos com relação a tudo isso. Não lembro das palavras, mas lembro que várias pessoas em diversos fóruns foram induzidas a acreditar que seria, no pior caso, uma derrota depois uma pendenga de muitos anos e que assim o risco imediato seria pequeno, permitindo operar/manter as cotas sem sustos.

        Com a atual proposta, fica claro a admissão de culpa dos gestores.

        Curtido por 1 pessoa

NOVOS COMENTÁRIOS AQUI: (sem links, emails ou telefones)