BBPO11 – BB Progressivo II

Objetivo: Obtenção de renda por meio de aquisição e posterior locação dos imóveis ao Banco do Brasil. Um total de 64 imóveis entre agências e prédios administrativos foram adquiridos, divididos por 14 Estados.

bbpo11

Rentabilidade esperada de 8,5% a.a. atualizados pelo IPCA
ABL total: 395.892,76 m²

BBPO11_contratos

Objetivo:

No primeiro ano os contratos firmados darão uma renda de 8,5%a.a. e serão reajustados anualmente pelo IPCA; deste modo, supondo uma inflação de 5,5%a.a., teríamos uma rentabilidade de 8,96% no segundo ano, 9,46% para o terceiro e 9,98% para o quarto.

Taxas:
Administração de 0,277%a.a sobre valor de mercado pela média diária do valor de fechamento
Custódia: 0,006%a.a. sobre patrimônio liquido na data de emissão corrigido pelo IPCA.

A vacância do fundo provavelmente será zero durante todo o período dos contratos. A taxa histórica dos últimos cinco anos foi de 0%. Além disso os imóveis já se encontram 100% ocupados pelos seus locatários. Caso o BB quebre o contrato o mesmo terá que pagar todo o valor de aluguel devido até o final do acordo.

Todos os imóveis do FII possuem seguro contra danos. Está previsto nos contratos que quaisquer pendencias judiciais existentes nos 64 imóveis serão assumidas inteiramente pelo BB.

Os contratos de locação assinados com o Banco do Brasil S.A. (Locatário) possuem as seguintes características:
(i) Prazo de duração de 120 meses (até novembro/2022).
(ii) Reajuste anual com base na variação do IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
(iii) Para cada imóvel há um valor previsto para Investimentos a serem realizados no período de 10 anos.
(iv) Os valores de alugues são pagos no último dia útil do mês.
(v) O valor mensal de locação de todos os imóveis soma R$ 12.000.000,00.
(vi) Ao término do contrato vigente, existe a possibilidade de renovação da locação, por novo prazo de 120 meses, desde que seja recebida a notificação com 240 dias de antecedência do término da locação atual.

Data Base do Reajuste: agosto/2013
Os imóveis do FII:
 1. Ag. Manaus Rua Guilherme Moreira, 315 Manaus - AM
 2. Ag. Aldeota Av. Santos Dumont, 2889 Fortaleza - CE
 3. Ag. Asa Norte 504 Av. W-3 Qd 504 Asa Norte Brasília - DF
 4. Ag. Asa Sul 507 Av. W-3 Qd.7 Lt.7, 8 e 9 - Asa Sul 507 Brasília - DF
 5. Ag. Conjunto Nacional SDN Conj. A Lj.C-03 - 2º pavto. Brasília - DF
 6. Ed. Sede III Qd 01 Bloco G Lote 32-SBS Brasília - DF
 7. CSL Brasília Av. Goiás, 980 - QD. 14 Goiânia - GO
 8. Ag. Uberlândia Av. Afonso Pena, 745 Uberlândia - MG
 9. Ag. Tamoios Rua Tamoios, 731 Belo Horizonte - MG
 10. Ag. Carijós Rua Espírito Santo, 571 Belo Horizonte - MG
 11. CSL Belo Horizonte Rua da Bahia, 2.500 Belo Horizonte - MG
 12. Ag. Juiz de Fora Rua Halfeld, 770 Juiz Fora - MG
 13. Ag. Belo Horizonte Rua Rio de Janeiro, 750 Belo Horizonte - MG
 14. Ag. Afonso Pena Av. Afonso Pena, 2202 Campo Grande - MS
 15. Super VAR e GOV MT Rua Felinto Muller, 2104 Cuiabá - MT
 16. Ag. Belém Centro Av. Pres. Vargas, 248 Belém - PA
 17. CSL Curitiba Pça. Tiradentes, 410 Curitiba - PR
 18. Ag. Maringá Av. Duque de Caxias, 448 Maringá - PR
 19. Ag. Toledo Rua 7 de Setembro, 1209 Toledo - PR
 20. Ag. Ponta Grossa Rua Augusto Ribas, 555 Ponta Grossa - PR
 21. Ag. Campos Goytacazes Pça. das 4 Jornadas, 11 Campos Goytacazes - RJ
 22. Ag. Niterói Av. Ernani Amaral Peixoto, 347 Niterói - RJ
 23. Ag. Tijuca Rua Conde de Bonfim, 369 A Rio de Janeiro - RJ
 24. Ag. Duque de Caxias Av. Presidente Kennedy, 1461 Duque de Caxias - RJ
 25. Ag. Cinelândia Av. 13 de Maio, 13 Rio de Janeiro - RJ
 26. Ag. Jacarepaguá Av.Geremário Dantas, 78 Rio de Janeiro - RJ
 27. Ag. Leblon Av.Bartolomeu Mitre, 438 A Rio de Janeiro - RJ
 28. Ag. Zona Sul Av. N. Senhora de Copacabana, 594 Rio de Janeiro - RJ
 29. Super VAR e GOV RS Rua Honório Silveira Dias, 1830 Porto Alegre - RS
 30. Ag. Caxias do Sul Rua Marques do Herval, 1354 - Ed. Satélite Caxias do Sul - RS
 31. Ag. Passo Fundo Rua Bento Gonçalves, 516 Passo Fundo - RS
 32. Ag. Florianópolis Pça. XV de Novembro 321 Florianópolis - SC
 33. Ag. Pça. XV Novembro BESC Pça. XV de Novembro, 329 Florianópolis - SC
 34. Ag. General Valadão Pça. General Valadão, 377 Aracaju - SE
 35. CSL São Paulo Rua Líbero Badaró, 582 e Rua São Bento, 483 São Paulo - SP
 36. CSL São Paulo Rua Líbero Badaró, 568 e Av. São João, 32 São Paulo - SP
 37. Ag. Ribeirão Preto Rua Duque de Caxias, 725 Ribeirão Preto - SP
 38. Ag. Campinas Rua Dr. Costa Aguiar, 626 Campinas - SP
 39. PSO Piracicaba  Pça. José Bonifácio, 945 Piracicaba - SP
 40. Ag. São José Rio Preto  Rua Voluntários de São Paulo, 2975  São José do Rio Preto - SP
 41. Ag. São José dos Campos Av. Doutor Nelson D'Ávila, 149 São José dos Campos - SP
 42. Ag. Araçatuba Pça. Rui Barbosa, 322 Araçatuba - SP
 43. Ag. Centro Rua XV de Novembro, 191 Sorocaba - SP
 44. Ag. N. Sra. da Lapa Rua N. Sra. da Lapa, 281 São Paulo - SP
 45. Ag. Penha de Franca  Av. Penha de França, 549 São Paulo - SP
 46. Ag. Pça. da Árvore Av. Jabaquara, 424 - Pça. da Árvore São Paulo - SP
 47. Ag. Ipiranga Rua Bom Pastor, 153/169 São Paulo - SP
 48. Ag. Brás Av. Rangel Pestana, 2128 São Paulo - SP
 49. Ag. São Caetano do Sul Pça. Cardeal Arcoverde, 52 São Caetano do Sul - SP
 50. Ag. Campos Elíseos Av. Rio Branco, 1.437 São Paulo - SP
 51. Ag. Pinheiros Rua Pinheiros, 1.492 São Paulo - SP
 52. Ag. Santana Rua Voluntários da Pátria, 1.769 São Paulo - SP
 53. Ag. Santo Amaro Paulista Rua Paulo Eiró, 471  São Paulo - SP
 54. Ag. Ana Rosa Rua Domingos de Moraes, 438 São Paulo - SP
 55. Ag. Freguesia do Ó Av. Santa Marina, 2.618 São Paulo - SP
 56. Ag. Moema Al. dos Jurupis, 1.156 São Paulo - SP
 57. Ag. Brooklin Paulista Rua Joaquim Nabuco, 246 São Paulo - SP
 58. Ag. Casa Verde Rua Baroré, 284 São Paulo - SP
 59. Ag. Paraíso Rua Bernardino de Campos, 250 São Paulo - SP
 60. Ag. Vila Carrão Av. Conselheiro Carrão, 2411 São Paulo - SP
 61. Ag. Bom Retiro Rua Julio Conceição, 438 São Paulo - SP
 62. Ag. Catedral Sorocaba Rua XV de Novembro, 63/67 Sorocaba - SP
 63. Ag. Pça. Rui Barbosa Pça. Rui Barbosa, 55 Bauru - SP
 64. Ag. Bonfim Av. Gov. Pedro de Toledo, 1099 Campinas - SP
Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) 
Companhia Emissão Série Quantidade Valor (R$)
Gaia Securitizadora 4ª 35ª 34 50.897,32
Gaia Securitizadora 1ª 7ª 5 8.156.574,72
Letras de Crédito Imobiliário (LCI) 
Emissor Vencimento Quantidade Valor (R$) 
Caixa Econômica Federal 14/06/2018 2 28.405.071,76 
Caixa Econômica Federal 24/09/2019 2 22.224.381,35 
Caixa Econômica Federal 13/09/2019 5 50.175.923,69

RI: vwmprodutosestruturados@votorantimwm.com.br

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

1.447 comentários em “BBPO11 – BB Progressivo II”

    1. Gente, dia 27/08 eu comprei cotas de hglg e outros 2 fundos. Eu vou receber os alugueis deles já em setembro ou por não dar d+3 ficarei sem os proventos?? Alguém sabe?

      Curtir

      1. Bicho, você tá desesperado hein? Perguntou exatamente a mesma coisa noutro lugar. Sabe no que vai mudar sua vida se receber ou não? Nada!

        Curtir

  1. Data-base (último dia de negociação “com” direito ao provento) : 31/07/2020
    Data do pagamento: 14/08/2020
    Valor do provento por cota (R$): 1,000433

    Queda de 5,4% no rendimento… (R$ 1,0579 mês passado)
    Cadê o FR, dona VAM?!?!?!?
    BB deu calote? Entrou na justiça pra rever valor de locação?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Salve! Pelo relatório de junho, gráfico de folha 4, eles vinham distribuindo acima do resultado. Por exemplo, em junho o resultado foi 1,02 e distribuiu 1,06. Agora o motivo eu não sei, mas, se tivesse que chutar, diria que foi a queda da selic, já que o fundo tem quase 8% em renda fixa.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Relatório HFOF Julho/2020:
        “O fundo realizou importante alocações tais como no VBI Prime Offices FII (PVBI), fundo proprietário de prédios AAA localizados em regiões nobres em São Paulo, em linha com a estratégia de investimentos do fundo, além de aumento na participação do BB Progressivo 2 (BBPO), entendendo que o movimento de queda foi bastante exagerado, gerando assim uma boa oportunidade de compra de uma posição que havíamos reduzido em junho.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Acho que está havendo uma indevida comparação entre o BBPO11 e o XPCM11.
    Porem existe uma grande diferença entre os ativos do fundos.
    O ativo do XPCM em Macaé é de difícil realocação.
    Já os ativos do BBPO são de primeira qualidade e serão facilmente realocados caso o BB venha devolve-los.
    Eu estou mantendo a minha posição e só não compro mais BBPO porque gastei tudo com as Subscrições do ALZR e HGLG.

    Curtido por 3 pessoas

    1. Potávio

      concordo com o primeiro argumento, a comparação equivocada com XPCM, mas divirjo da afirmação de qualidade

      BBPO tem imóveis em grande maioria antigos, foi provisionado no IPO mais de 120 milhões a título de reforma dos prédios; o que ele tem que é dispar é o ponto comercial dos imóveis tipo agência, porém a recolocação no varejo seria facilitada, ainda que o aluguel caísse uns 50%

      Já a parte corporativa, prédios de escritório… aí não tem o ponto, talvez nem a estrutura necessária para torná-los competitivos… mas ainda sim, bem diferente da situação de Macaé

      o que está havendo com BPPO, RBVA, … e demais FIIs de agência é reflexo do risco detonado pela ação do banco vermelhão que tentou rasgar os contratos atípicos… antes do vencimento

      Curtido por 7 pessoas

      1. Realmente, aqui em Maringá pr tem uma agência na av Duque de Caxias que faz parte fii, ela é uma especie de central regional do banco, agência em baixo e o resto uns 15 andares se não me engano é escritório do banco. Isso tudo vai reduzir ao subsolo, térreo e mais um ou 2 andares, o resto será como Bbfi11b e, Brasília. Mas no meu entendimento daria p fazer diferente, bas tornar um hotel ou residência, simples assim. Também existe criatividades diferente, basta administração ter a proeza de deixar a preguiça de lado e pensar no fii por 15 minutos, nada mais, ao invés de só pensar em mamar enquanto saí leite, mesmo q isso vai matar a tão formidável vaca leiteira

        Curtir

      2. Pessoal veio aqui leram nossos comentários e já entraram comprando aí subiu, quer apostar? Duvido q não tenha sido isto. Ainda bem q eu já tinha comprado um bom bocado kkkkk

        Curtido por 3 pessoas

    2. Na cotação atual está entregando um DY de 10%, o pânico sempre traz oportunidade, começa a ficar interessante. E até 11/22 tem muito tempo, particularmente não creio que o BB não renove, talvez negocie desconto, mas falta muito tempo até o vencimento do contrato num país onde até o passado é incerto.

      Curtido por 3 pessoas

      1. Eu tinha vendido acima 160 por aí, só estou recomprando, e logo povo esquece um pouco do fii aí ele encosta lá no valor de venda novamente, aí então venho aqui e conto para os amigos.

        Curtido por 4 pessoas

      2. Aqui na minha cidade, o fundo tem um prédio na praça central onde funciona o BB desde sempre, foi reformado uns anos atrás, agência em baixo e escritório nos demais andares, não creio que vão devolver , ponto excelente, se devolverem os concorrentes alugam ou vira corporativo. Iriam para onde, todos os concorrentes estão concentrados ali.
        Essa estorinha que andam contando afim de fazer acreditarem que home office veio para ficar é conversa pra boi dormir, alguns estão ganhando muito com essa mentira, na realidade a maioria das pessoas não tem um local adequado em suas casas para home office, nem segurança de rede necessária, nem paz suficiente, de maneira que a produtividade acaba caindo, entre muitas outras questões como perda da cultura empresarial, sinergia, na real muita gente não vê a hora de voltar ao escritório, marcar território, tem toda essa questão psicológica também.

        Curtido por 4 pessoas

      3. Depois outra Trix, em certa situação, como reuniões e outras a empresa tem q ter seus próprios espaço par isso, onde fazer reuniões? No meio da rua, na casa de cada um, e treinamento de pessoal, como c vai contratar um cara p ele aprender lá da casa dele sozinho, e por fim, onde atender um cliente ou coisa parecida, em casa? Penso q é por aí

        Curtido por 1 pessoa

      4. Muitas agência se for top localização e tal, e o banco sair, as cooperativas tipo Sicred e Sicoob, tão crescendo e estão no sentido inverso, elas vão se apropriar com certeza desses imóveis. Tenho um amigo q tem algumas agências locada, e isso foi transmitido a ele, que estão indo devagar pensando nessas agência que viram a sobrar no mercado, e q já era banco, o q já não deixa de ser um ponto ótimo

        Curtido por 3 pessoas

      5. 1. Grandes empresas precisam de sedes suntuosas, é o cartão de visitas.
        2. Precisam de equipes coesas, trabalhando juntas, vão precisar de mais espaço, mais m² por funcionário, talvez trabalhem dois dias por semana em casa, três no escritório, fazendo rodízio.
        3. Bancos não vão fechar agências massivamente, não num país onde grande parte da população não tem sequer um smartphone atualizado capaz de rodar os apps de banco, outros moram em lugares sem acesso a internet, muitos não confiam na segurança das transações on line e/ou não dominam essa tecnologia.
        4. Fechar agências, deixar de ter presença física é perder participação de mercado para as fintechs.
        5. Ainda é conveniente para grande parte da população utilizar os serviços das agências.
        6. A transição das agências físicas para on line será lenta e paulatinamente nos países sub desenvolvidos.

        Curtido por 3 pessoas

      6. EUA berço da tecnologia… JP Morgan um dos , senão, o maio de lá.
        Li uma reportagem que o JP tava fechando um aplicativo que dava acesso ao banco virtual, após um ano do início. Destinava-se a atrair clientes jovens.
        A reportagem tb diz que o JP tem planos de ABRIR 400 NOVAS AGENCIAs FISICAS , em cidades pra concorrer com outros. A reportagem é do ano pasadado.

        Curtido por 2 pessoas

      7. É isso mesmo Trix. Bem ponderado. Povo fala de fintech… app, etc…
        Nubank segue dando prejuízo ano após ano mesmo ampliando a base de clientes. Cliente tem!
        Como rentabilizá-los sem agências?

        Curtido por 1 pessoa

      8. Eu concordo com tudo o que foi discutido no grupo. Inclusive acrescento que o teletrabalho não forma a cultura corporativa. Existem casos de empresas que adotaram o teletrabalho sem sucesso (Yahoo,etc).
        Entretanto eu vejo o fechamento de agências como algo inevitável. Até o meu pai que tem 75 anos faz tudo online… O fundo está com a cotação em queda devido ao ajuste para a realidade atual. Não vejo como oportunidade.

        Curtido por 1 pessoa

      9. Prejuízo do Nubank cresce em 2019.
        O Nubank registrou prejuízo líquido de R$ 312,7 milhões em 2019. Esse valor representa aumento de 211,8%, em relação a 2018, quando havia registrado perda de R$ 100,3 milhões.

        ● No ano passado, a fintech brasileira encerrou o ano com total de R$ 528,9 milhões de receitas e R$ 841,4 milhões de despesas, alta de 165% em relação ao exercício de 2018;
        ● A receita de prestação de serviços, composta por tarifas de intercâmbio, somou R$ 914,6 milhões, de acordo com Nubank, aumento de 90%;
        ● O banco digital informou que em agosto de 2019 foi deliberado o aumento de capital no Patrimônio Líquido foi de R$ 1 bilhão;
        ● A fintech encerrou o ano passado com 16 milhões de clientes da NuConta, aumento de 465% em relação a um ano antes.

        Curtir

    3. Ja falei aqui e reforço, a gestão não esta travada. Em cada troca de conversas, gosto do futuro do Fundo. Claro, to falando isso agora com as info deste momento e com o cenário que consigo traçar pra 12 meses a frente. Amamhã, pode mudar tudo se algo ocorrer…e assim vamos tocando nossos FII 😉

      Os imóveis das agências (a nata do FII) serão disputados a tapas pelas construtoras. O FII tem um banco de terrenos absurdo em áreas nobres e em áreas que podem crescer no futuro. Esse seria ao meu ver o valor oculto deste Fii. Fora todo o holofote para comércio e CD express voltados ao comércio eletrônico e tal.

      Valores? Concordo com as mudanças. Minhas projeções ficam entre queda de 25 a 50% se tudo for mudado para contratos típicos e tal. Se forem vendidas o potencial do FII segue absurdo. Se forem locados via atípico para varejo e comércio esses valores tb mudam. Os cenários são muitos. O pior ta traçado por mim e mostra que hoje e depois de hoje o FII segue vida boa, com bons imóveis, boa localização, bom valor oculto e gestão atenta. Considero uma boa combinação de fatores para deixar o FII na carteira ou numa lista de monitoramento.

      Mas caiu de 160 para 130. Vai cair mais? Pode voltar a 100? Vai voltar a 150? Não sei. Sou investidor de FII. Não olho preço todo dia. Olho a qualidade do FII e me foco no preço no dia de comprar ou vender (objetivos traçados ou alcançados). Faço assim e tem dado certo.

      Concordo com as preocupações. Tb tenho elas. Não concordo com pensamentos que tem que vender que o FII vai ficar ruim. Isso não vai ocorrer NUNCA! Não este. Primeiro que definir o que é ficar ruim vai de cada cabeça de cada investidor. Preço de cota diz se é ruim? Variação diária? Volume negociado? carteira de ativos? Gestão? Tipo de contratos? Inquilinos? Diversificação? São tantas as variáveis. Como dizer ou afirmar que vai ficar ruim. Eu não acho. Já dei meus fundamentos pra isso.

      Gerir uma carteira de FII. Vai do objetivo de cada um. Se é pra ganhar na venda do FII, quem saiu a 160 fez bem. Se comprou no IPO então…ótimo negócio. E pra ficar gerando renda. Quem pegou no IPO pode aproveitar o momento e pegar mais que ainda tera um DY fantástico pra aproveitar. Cada um sabendo o peso que pode suportar.

      Os FII que tem agências, possuem valor oculto absurdo ao meu ver. Seja pra comércio, varejo, pra virar terreno e tal. O gira gira nas cotas esta deixando muitos cegos para alguns bons fundamentos. Querem ganhar no giro. Querem dinheiro rápido no bolso com a alegação que lucro é quando coloca no bolso. Eu penso um pouco diferente quando trato de FII: Lucro é ter bom ativo gerando renda que compra mais ativos que gera mais renda que compra mais ativos e assim o ciclo vira algo perpétuo . E não precisei colocar nada no bolso 🙂

      Respeito cada pensamento e cada objetivo aqui postado. Penso que quando debatemos estamos buscando aperfeiçoar e melhorar nossas próprias ações como investidores.

      BBPO? Posição de 5% e feliz da vida. No radar pra pegar mais se for num patamar que torne o valor oculto por mim observado em algo mais valioso que OURO 😉

      RBVA? Trata com o Banco só deu holofotes. Tem valor oculto aqui tb. Ta no radar por isso 😉

      Não é indicação de nada!!!

      Valeu!!!

      Curtido por 9 pessoas

      1. Entendo perfeitamente os argumentos do Gama, mas EU zerei posição hoje. Prefiro não ter o stress de conviver com quedas absurdas da cotação e realocar em fundos negociados perto do VP , que tenham melhores perspectivas futuras.

        Só como exemplo, nas minha cidade existem dois imoveis de agências bancárias que estão vagos desde a época que o Bradesco engoliu o HSBC e o Itaú engoliu o Unibanco . Imóveis centrais, localização espetacular e estão lá apodrecendo há 1,2,3 anos …

        Curtido por 1 pessoa

      2. Cirúrgico, Gama!
        Tenho 4% do Portfólio divididos em RBVA, BBRC e BBPO comprados há mais de 5 anos. Se caírem abaixo de 20% do VP, compro mais.
        Há muito valor disponível aqui, para os pacientes e os imparciais.

        Curtir

    1. Nada de oficial. Somente andando a favor do vento (noticias e sentimentos dos cotistas)…esse movimento vai ficando cada vez mais forte a cada dia que se aproxima do vencimento dos contratos.

      O fundo segue sendo o mesmo fundo. O mercado gosta de complicar o que é fácil e simples.

      Não vai liquidar.
      Não vai ficar sem ativos.
      Vi alterar preços por m2, mas não nessa intensidade.
      Vai vender e alugar pra outros setores a partir de 2022.
      A cota vai despencar? Nõ curto o termo despencar, mas que vai se ajustar ao término dos contratos…isso é fato. A história já nos mostrou isso em vários outros Fii. Neste não seria diferente.
      Vai ter outro DY no futuro? Aqui ainda to refletindo. Muitos apontas certezas, mas ignoram que o futuro pode deixar este FII com DY mais elevado do que o de agora. Preço da cota versus renda distribuida…basta simular/projetar que da pra chegar em qualquer lugar desejado. Logo, cada investidor terá sua própria conclusão.

      Enfim…quem tem pode sair com lucro na cota e abrir mõ de um bom DY. Quem tem pode ficar e seguir com um bom DY. Quem tem pode sair em parte e depois voltar bem. Quem não tem pode esperar ou já entrar. Não existe certo ou errado. É tão simples. Sinceramente as pessoas complicam o que é fácil e simples. Tem Fii melhor? Tem pior? Entro agora? Vendo agora? Faço o que?

      Cada investidor terá sua resposta. Terá suas perguntas feitas e respondidas. Certo e errado? Adequado ou não? Quem sabe com certeza?

      Valeu!!!

      Curtido por 10 pessoas

  3. Participei de um call com um diretor da Magalu sobre a companhia e achei um trecho interessante para compartilhar com os amigos do blog. A Magazine esta expandindo a rede de lojas fisicas e esta no radar da companhia a locação de imóveis que até então eram agencias bancarias, isto face a obtenção de um ponto comercial com grande quantidade de m2 com redução de custo por m2. O preço médio de aluguel por m2 da companhia esta em R$ 30,00 o que reflete em um custo de aluguel para estoque e distribuição de produtos a preços convidativos.
    Acho que ocupação para bons imóveis de agencias bancarias não faltarão, mas obviamente a outros valores de locação dos atuais fundos (BBPO, SAAG, etc). Espero ter contribuido com tal informação. Abs

    Curtido por 6 pessoas

      1. tens razão, este aluguel por m2 contém todos os imóveis do fundo, porém somente o edificio SEDE de Brasilia que representa 19,xx% do fundo paga R$ 74,43 o m2.

        Curtir

  4. o mundo sabia que uma hora a cota iria despencar…. quando saísse a noticia da renovaçao dos alugueis ou como agora, noticias da imprensa
    não é novidade. só foi antecipação
    fundo de agencias dias contados…..
    saí no meio do ano passado. lucro maravilhosos e rendimentos maravilhosos.
    os rendimentos continuarão até 2022, já o valor da cota….

    Curtir

  5. Pessoal,

    Tive uma conversa com o RI do fundo. Eles não estão parados e estão olhando a frente. Abaixo alguns trechos que valem reflexão:

    “A gestora realiza acompanhamento anual por meio de empresa de consultoria dos imóveis do fundo e da região na qual estão inseridos. Neste sentido, temos estudos apontando qual o valor do aluguel praticado na região, bem como a presença de outros bancos, redes de farmácia, redes de fast food, etc. Utilizamos estas informações para ir traçando ao longo dos anos um perfil de “vocação” do imóvel para, caso seja necessário encontrar um novo locatário, termos melhor direcionamento.”

    “Apesar de o fundo ser híbrido, muitos no mercado acreditam se tratar de um fundo de agências. Passarei esta sugestão para a equipe de gestão e verificarei quais as melhores alternativas para tornar esta informação clara no mercado. ”

    Gama: Perguntei sobre plano B para caso o BB não renove as agências e tal. Gostei muito do retorno. Depois falamos do ultimo aditivo no prédio comercial do BB por 60 meses reforçando que BB não vai largar tudo em 2022. Ok, fato antigo e bem explicado em FR já divulgado.

    Outro ponto foi a sugestão que dei pro Fundo achar um caminho legal e respaldado para deixar o mercado ciente que o Fundo é Híbrido, e não de agências. Acho que isso ajudaria a acalmar os ânimos e a evitar oscilações como as últimas que vimos. Aqui tem algumas coisas para repensar bem: avisando ao mercado, o mesmo pode achar que é uma preparação para a debandada do BB…e a oscilação pode vir com peso. Ou cai como uma luva, deixando a todos bem tranquilo para o futuro. Os imóveis em sua grande parte estão em ótimos localidades. Interesse de outros bancos, varejo, comércio e etc…tem pra todos os gostos.

    Enfim, o atendimento foi rápido e tive minhas dúvidas bem esclarecidas. Fica aqui o elogio ao RI do Fundo.

    Valeu!!!

    Curtido por 10 pessoas

    1. Sempre pró ativo Gama. Obrigado.
      Sigo firme. Ia até vender 10% da minha posição em bbpo para completar uma das emissões. Mas agora, só de birra, vou arrumar outro fii da carteira para essa finalidade.
      Sigo firme!

      Curtido por 1 pessoa

    2. Gama

      O fundo é de agências atípico com renda de 1 real por cota

      Foi vendido assim…

      Agora que o jogo vira… querem dizer que é hibrido?

      Ok… então fala que vai ter contrato tipico e renda de 0.50…

      Só não pensem que com a balela a cota vai ficar estável… aliás não está desde já

      Curtido por 1 pessoa

    3. Gama e amigos,

      Como eu já tinha comentado antes, o comunicado do BB só antecipou o que já sabíamos, as cotas estão super infladas para a realidade que vêm após o fim do contrato atípico, seja pela devolução de parte dos imóveis e/ou a redução expressiva dos alugueis que forem renovados.

      A pergunta que deveríamos fazer hoje é a seguinte, vale a pena comprar um FII por R$ 141,00, cujo valor patrimonial é R$ 102,06 e têm pouco mais de 2 anos de contrato pela frente ? Ruim a relação risco x retorno não acham ?

      Abs e ótimo fds a todos

      Curtido por 2 pessoas

      1. Olha, essa pergunta é muito relativa. Tem mais 30 meses de contrato de pela frente, o que dá pelo menos R$ 30 em rendimentos (fora os reajustes). O sede III já está encaminhada a negociação de postergação (apesar de não termos os termos exatos desse acordo e o contrato vai virar típico).
        Medir pelo VP não tem precisão 100%. As agências que o RBVA vendeu, por exemplo (2 se nao me engano), foram por um valor acima do VP na época.
        E o fundo tem um caixa gordinho também, pra fazer alguma adequação nos imóveis a depender do tipo de inquilino pós BB.
        A R$ 160 a cota estava exagerada, quase vendi uma parte da minha posição a 162, mas fiquei com dó de pagar DARF (burrice minha).
        A R$ 140 considero médio. Pra mim começa a ficar interessante abaixo de R$ 130, mas esse juízo de valor é de cada um…

        Curtido por 1 pessoa

    4. Não acho que o Fundo corra um risco estrutural…não acredito que vá acabar, que o Banco vá devolver tudo, nem acredito que o BB será privatizado – o Congresso NUNCA aprovará a venda. Também acho que o BB precisa de uma rede de agências maior do que os bancos privados, pela própria natureza de sua atividade. Talvez não na dimensão da CEF, e neste sentido acho que o RBVA está mais sossegado.

      Mas é fato que, a partir de 2022, o Fundo será outro. Os contratos passarão a ser típicos (menos estáveis), talvez o banco devolva algumas (várias?) agências, essas agências serão locadas a outros bancos ou para outras empresas, talvez algumas sejam vendidas e o Fundo diminua…enfim, o jogo terminou e começa outro. É a isso que se precisa atentar, penso eu.

      Minha intenção era reduzir minha participação no fundo a partir do segundo semestre de 2021, mas aproveitei toda essa instabilidade que gerou enormes distorções nos preços desde janeiro (e ainda mais em março) para adiantar esse processo e hoje BBPO representa 2% da minha carteira. Pretendo, por ora, manter assim pois me sinto confortável. Tudo a depender de como ande a carruagem. Mas que o Fundo continua, continua.

      Curtido por 2 pessoas

    5. Gama, ótimo retorno

      Como dito acima: Objetivo: Obtenção de renda por meio de aquisição e posterior locação dos imóveis ao Banco do Brasil. Um total de 64 imóveis entre agências e prédios administrativos foram adquiridos, divididos por 14 Estados.

      O fundo tem imóveis que no momento são alugadas para o BB, que usa como lajes e agencias. Mas são imóveis que podem ter qq destinação.
      Quanto ao valor de locação de cada um no fim de 2022 podemos especular mas não sabemos, uma coisa tenho certeza: se não houvesse dúvida o DY não estaria a 0,75%
      Se tivermos certeza os aluguéis podem cair e o DY ir para 0,6% que cota permanece
      Abs

      Curtido por 1 pessoa

  6. Sou cotista do BBPO há muito tempo, com uma posição relevante, por conta da ótima distribuição de dividendos.
    Achei estranha essa matéria derrubadora, tão antes do vencimento dos contratos. Me pareceu a atuação da corretora Squadra que demoliu a cotação das ações do IRBR em causa própria.
    Quem seria o beneficiado da vez por esta despencada nas cotas dos fundos ligados ao BB, inclusive os fundos de
    fundos como o HFOF? É no mínimo estranho este tiroteio agora, já que só no próximo ano ele deveria começar a acontecer. Ou será que a administradora não revelou o que está ocorrendo na verdade?
    Seria o momento dela vir a público e esclarecer com transparência como fica a situação do BBPO.
    Os cotistas merecem esta satisfação.
    Tarkus

    Curtir

    1. O que será PIOR… será a atuação da CVM: irão abrir chamado na CVM que irá enviar uma cartinha para o gestor do BBPO, ao invés de investigar o book de negóciosdo dia e véspera, inquirindo sobre os fatos / negociações. Como o gestor não tem controle algum com negociam as cotas deles … o chamdo cairá no VAZIO e a CVM sairá do episódio CRENTE que cumpriu o seu papel … igual ao @bolsonaro: OMISSO, INEPTO e ACOVARDADA. (oppss!! saiu sem querer essa do @bolsonaro… é que eu estou PVTO da vida com ele.)

      Curtir

  7. E o BBPO seguindo o mesmo destino de outros fundos imobiliários, virando bomba…… Assim como XPCM, TBOF, EDGA entre outros tantos.
    O próximo é o BNFS, insustentável…
    FIIs tem um longo caminho ainda pra se tornarem algo mais sólido no Brasil, existem bons fundos sim, mas existe muito, mas muito abacaxi mesmo!

    Curtir

NOVOS COMENTÁRIOS AQUI: (sem links, emails ou telefones)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s