SHPH11 – Shopping Pátio Higienópolis

O fundo é administrado pela Rio Bravo, em regime de condomínio fechado e com prazo indeterminado de duração.

O objetivo do FII foi a aquisição de 25% do Shopping Pátio Higienópolis, localizado em São Paulo.

SHPH11

A estrutura completa do shopping conta com aproximadamente 35.500 m2 de área bruta locável (ABL), 311 lojas comerciais distribuídas em 6 pisos, 6 cinemas Cinemark, 1 teatro (Teatro Folha), 1 academia de ginástica – Bio Ritmo Platinum e 1524 vagas de estacionamento (operadas pela Multipark).

O SHOPPING

SHPH11_Entrada

SHPH11
Inaugurado em 1999, o Shopping Pátio Higienópolis oferece um ambiente agradável e aconchegante para os moradores do bairro e região. Conservando as características da arquitetura européia clássica do século XIX, o Shopping foi projetado dentro de modernos conceitos que mesclam o comércio de qualidade à oferta de cultura e lazer diferenciados, oferecendo mix diversificado de lojas.
Instalado no coração do bairro de Higienópolis, ao longo dos anos o shopping tornou-se um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, ponto de encontro dos moradores e referencia para visitantes de todo o país. Quem visitar o local poderá conferir de perto as novidades, e ainda conhecer a arquitetura externa única que inclui uma fachada espelhada, com visão para o antigo casarão do barão do café Leôncio de Magalhães e que incluem um boulevard arborizado.

SHPH11_fachada1

Shopping Pátio Higienópolis com arquitetura inovadora.
Com características da arquitetura européia clássica do século XIX, o shopping é totalmente integrado à paisagem urbana de um dos bairros mais charmosos de São Paulo – Higienópolis. Com uma área total de 77 mil metros quadrados, conta com três casarões do início do século, preservados e restaurados, tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT.
Logo nas entradas, pelas ruas Albuquerque Lins e Veiga Filho e avenida Higienópolis, boulevares criam um clima charmoso e aconchegante às fachadas do prédio, com seus gazebos em estilo inglês de vidro e ferro trabalhado. Nos corredores, o teto em gesso possui molduras elaboradas, e as colunas ganham leves toques clássicos. A decoração dos corredores é inspirada nas praças inglesas, com bancos de madeira ebanizada, quase preta, e gradios de ferro.
Na cobertura do prédio foram instalados skylights – tetos de vidro térmico e absorvente de luz, estruturados em ferro – por onde passa a iluminação natural para o último pavimento. Uma imensa cúpula de vidro e ferro com 21 metros de diâmetro, no centro desses skylights, dá o toque final à iluminação, a 50 metros de altura do vão central.

SPHP11_Interior1 SPHP11_Interior2

Ficha técnica do Shopping:
Inauguração: 18 de outubro de 1999
Número de lojas: 305
Piso de lojas: 6
Área de lazer: 6 salas de cinema (Cinemark), 1 sala de teatro (Teatro Folha)
Piso de estacionamento: 4
Número de elevadores: 11

Taxas:
Administração: 0,20% aa sobre Valor de Mercado ou R$ 30.000 mensais (R$ 360.000 anuais).

RI: fundosimobiliarios@riobravo.com.br, fi@riobravo.com.br

Tutor do FII: Senhor dos FII

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640 comentários sobre “SHPH11 – Shopping Pátio Higienópolis

  1. FII HIGIENOP (SHPH) Fato Relevante

    informa aos cotistas do Fundo (“Cotistas”) e ao mercado o fim do prazo para o
    exercício do direito de preferência (“Período de Preferência” e “Direito de Preferência”,
    respectivamente) conferido aos Cotistas para subscrição das cotas da 7ª emissão do Fundo (“Cotas” e
    “7ª Emissão”, respectivamente), conforme disposto na “Ata da Assembleia Geral Extraordinária de
    Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis”, datada de 27 de
    dezembro de 2017 (“Assembleia Geral”).

    Os Cotistas puderam exercer o Direito de Preferência na subscrição das 30.597 (trinta mil, quinhentas
    e noventa e sete) Cotas, emitidas em série única, com valor unitário de R$ 692,28 (seiscentos e
    noventa e dois reais e vinte e oito centavos), na data de emissão das Cotas (“Data de Emissão”).

    Curtido por 1 pessoa

    • Durante o prazo para o exercício do Direito de Preferência, encerrado em 16 de janeiro de 2018, houve
      a colocação de 17.950 (dezessete mil e novecentos e cinquenta) Cotas, ou 58,67% (cinquenta e oito
      vírgula sessenta e sete por cento) do total de cotas objeto da 7ª Emissão,

      remanescendo, portanto,
      12.647 (doze mil e seiscentos quarenta e sete) Cotas, ou 41,33% (quarenta e um vírgula trinta e três
      por cento) do total de Cotas emitidas, a serem distribuídas a investidores aptos a subscreverem cotas
      em ofertas primárias com esforços restritos de distribuição, perfazendo as cotas remanescentes o
      montante de R$ 8.755.265,16 (oito milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e sessenta
      e cinco reais e dezesseis centavos).

      As Cotas da 7ª Emissão não subscritas no âmbito do exercício do Direito de Preferência pelos Cotistas
      serão objeto de oferta pública com esforços restritos de distribuição, nos termos da Instrução CVM
      nº 476, de 16 de janeiro de 2009, conforme alterada (“Oferta” e “Instrução CVM 476”,
      respectivamente).

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    • Será admitida a distribuição parcial da Oferta, observado o montante mínimo de subscrição no âmbito
      da 7ª Emissão de R$ 5.682.234,24 (cinco milhões, seiscentos e oitenta e dois mil, duzentos e trinta e
      quatro reais e vinte e quatro centavos), correspondente a 8.208 (oito mil e duzentas e oito) Cotas
      (“Distribuição Mínima”).

      Em virtude da possibilidade de distribuição parcial, será observado o disposto
      no artigo 5º-A da Instrução CVM nº 476 e no artigo 31 da Instrução CVM n° 400 de 29 de dezembro
      2003, conforme alterada. O eventual saldo de Cotas não colocado no âmbito da Oferta será cancelado
      pela Administradora, desde que atingida a Distribuição Mínima.

      A Oferta será realizada conforme o deliberado na Assembleia Geral, observado o Regulamento, a
      Instrução CVM nº 476 e a Instrução CVM nº 472, de 31 de outubro de 2008, conforme alterada, e no
      contrato de distribuição da Oferta.
      Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
      Atenciosamente,
      São Paulo, 17 de janeiro de 2018

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      • Será que alguém aqui manja de como é realizada essa “oferta pública com esforços restritos de distribuição”? Será que isso está ao alcance de nós meros mortais ou é só para peixe grande? E o valor das cotas nessa segunda etapa também vão ser de R$ 692,28?

        Porque se nós meros mortais pudermos participar eu já vou começar a me coçar aqui para garantir umas cotinhas. rsrsrsrsrsrs

        Curtido por 1 pessoa

      • Luiz

        do texto do comunicado:
        “As Cotas da 7ª Emissão não subscritas no âmbito do exercício do Direito de Preferência pelos Cotistas serão objeto de oferta pública com esforços restritos de distribuição, nos termos da Instrução CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, conforme alterada (“Oferta” e “Instrução CVM 476””

        e da iCVM:
        “O público alvo da oferta pública de IN 476 são os Investidores Profissionais, que são pessoas físicas ou jurídicas que possuem investimentos financeiros igual ou superior a 10 milhões de reais, e que atestem essa situação por escrito, ou conforme definido na Instrução Normativa CVM nº. 554/2014”

        Curtido por 1 pessoa

      • Instrução Normativa CVM nº. 400

        A oferta pública utilizando a IN 400 é a forma tradicional de acesso ao mercado de capitais. Salvo no caso de companhias Pré-Operacionais, sua abrangência do público alvo é ilimitada, podendo qualquer pessoa física ou jurídica participar das ofertas. Também não há qualquer restrição à negociação dos papéis ofertados.

        O número de investidores que podem participar da oferta pública da IN 400 é ilimitado.

        A principal questão em uma oferta pública da IN 400 é a necessidade de preparação do prospecto, que entre outras exigências contidas na IN

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      • Instrução Normativa CVM nº. 476

        A oferta pública da IN 476 veio para modernizar e facilitar o acesso ao mercado de capitais. Suas obrigações são menores que uma oferta pública da IN 400, o que facilita e reduz custo. Como medida de desburocratização, neste tipo de oferta não há análise prévia ou registro pela CVM.

        É conhecida como oferta pública com esforços restritos, já que pode ser feita para no máximo 75 (setenta e cinco) investidores, sendo que até 50 (cinquenta) podem investir.

        O público alvo da oferta pública de IN 476 são os Investidores Profissionais, que são pessoas físicas ou jurídicas que possuem investimentos financeiros igual ou superior a 10 milhões de reais, e que atestem essa situação por escrito, ou conforme definido na Instrução Normativa CVM nº. 554/2014.

        Outra característica é a dispensa de publicação de prospecto, o que reduz o custo na preparação da oferta.

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      • Oferta: 30.597
        Colocação:17.950
        Remanescente:12.647 ou 8.208 (oito mil e duzentas e oito) Cotas
        (“Distribuição Mínima”). ou R$ 8.755.265,16 (oito milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e sessenta
        e cinco reais e dezesseis centavos).

        Algum cotista grande não tinha dinheiro suficiente para subscrever todo montante.

        Simples: Quando se tem grande posições fica difícil subscrever toda oferta:
        O que me indigna é porque não colocar estas cotas em leilão? Ou oferecer os direitos de subscrição para parte dos cotistas que subscreveram? Isso foi um erro uma vez que não dava para vender direitos, consequentemente teve gente que queria subscrever em maior quantidade , mas foi impedido porque não havia opção de vender os direitos para terceiros.

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  2. Republicaram o Fato Relevante a reavaliação estava com valor do shopping todo e não só do FII
    FATO RELEVANTE
    RIO BRAVO INVESTIMENTOS – DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES
    MOBILIÁRIOS LTDA., instituição financeira com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo,
    na Avenida Chedid Jafet, nº 222, Bloco B, 3º andar, Vila Olímpia, inscrita no CNPJ/MF sob o nº
    72.600.026/0001-81 (”Administradora”), na qualidade de instituição administradora do FUNDO DE
    INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS (“Fundo”), inscrito no
    CNPJ/MF sob o nº 03.507.519/0001-59, vem, nos termos da Instrução CVM nº 472, de 31 de outubro de
    2008, conforme alterada e de sua Política de Divulgação de Fatos Relevantes, informar que, em
    atendimento à Instrução CVM nº 516, de 29 de dezembro de 2011, a reavaliação anual dos ativos do
    Fundo, realizado pela Cushman & Wakefield, resultou em um aumento do seu patrimônio líquido em
    14,11% (quatorze vírgula onze por cento).
    Neste sentido, após a contabilização da reavaliação no montante total de R$ 48.969.082,75 (quarenta e
    oito milhões, novecentos e sessenta e nove mil, oitenta e dois reais e setenta e cinco centavos), que
    corresponde a 25% (vinte cinco porcento) do empreendimento; o patrimônio líquido do Fundo passou
    para R$ 402.983.801,25 (quatrocentos e dois milhões, novecentos e oitenta e três mil, oitocentos e um
    reais e vinte e cinco centavos) em 31/12/2017.
    Informações financeiras referentes ao aumento do patrimônio líquido do Fundo estão disponíveis no
    informe mensal disponibilizado no site da Administradora
    e
    da CVM.
    Permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
    São Paulo, 15 de janeiro de 2018
    RIO BRAVO INVESTIMENTOS DTVM LTDA

    Curtido por 1 pessoa

  3. FATO RELEVANTE
    RIO BRAVO INVESTIMENTOS – DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES
    MOBILIÁRIOS LTDA., instituição financeira com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo,
    na Avenida Chedid Jafet, nº 222, Bloco B, 3º andar, Vila Olímpia, inscrita no CNPJ/MF sob o nº
    72.600.026/0001-81 (”Administradora”), na qualidade de instituição administradora do FUNDO DE
    INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS (“Fundo”), inscrito no
    CNPJ/MF sob o nº 03.507.519/0001-59, vem, nos termos da Instrução CVM nº 472, de 31 de outubro de
    2008, conforme alterada e de sua Política de Divulgação de Fatos Relevantes, informar que, em
    atendimento à Instrução CVM nº 516, de 29 de dezembro de 2011, a reavaliação anual dos ativos do
    Fundo, realizado pela Cushman & Wakefield, resultou em um aumento do seu patrimônio líquido em
    14,11% (quatorze vírgula onze por cento).
    Neste sentido, após a contabilização da reavaliação no montante total de R$ 195.876.331,00 (cento e
    noventa e cinco milhões, oitocentos e setenta e seis mil, trezentos e trinta e um reais), o patrimônio
    líquido do Fundo passou para R$ 402.983.801,25 (quatrocentos e dois milhões, novecentos e oitenta e
    três mil, oitocentos e um reais e vinte e cinco centavos) em 31/12/2017.
    Informações financeiras referentes ao aumento do patrimônio líquido do Fundo estão disponíveis no
    informe mensal disponibilizado no site da Administradora
    e
    da CVM.
    Permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
    São Paulo, 15 de janeiro de 2018
    RIO BRAVO INVESTIMENTOS DTVM LTDA.
    Instituição administradora do
    FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS

    Curtido por 1 pessoa

  4. Qual é o objetivo da emissão? Aumentar a participação no empreendimento? Custear as obras de expansão? Sinceramente, estou perguntando porque não vi nada disso sendo anunciado. Eu não gosto da ideia de emissão sem aplicação no imóvel. Fazer emissão para aplicar na renda fixa não parece ser a melhor coisa.

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  5. Exerci hoje 100% dos meus direitos. Tive um pouco mais de trabalho porque minhas cotas estão sob custódia no ITAU e não no Bovespa. Tive que ir até a Agencia Boa Vista.
    Preciso viver muitos anos a mais para recuperar o investimento : provavelmente ficará para meus herdeiros,

    Curtido por 1 pessoa

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