VRTA11 – Fator Verita

O fundo é administrado pelo Banco Fator, foi constituído em condomínio fechado e com prazo de duração indeterminado (antes era determinado em 12 anos, isso mudou).

Tem como objetivo a aquisição de ativos financeiros de base imobiliária, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letras Hipotecárias (LH), quotas de FII, quotas de FIDC, quotas de FI Renda Fixa e Debêntures.

VRTA11

A carteira está concentrada mesmo em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), diversificados em IGP-M+12+, IGP-M+8%, IPCA+6,86% e CDI+1%.

Carteira   Ativo Emissor Emissão / Série Risco da Operação Tx. Aquisição (a.a.) Indexador Pagamento Juros Data de Vencimento Rating % da Carteira Valor
CRI BMW Habitasec Sec. 1ª / 42ª Loteamento 10,00% IPC-Fipe Mensal 17/12/22 n.a. 5,61% 9.128.320,07
CRI Mega Moda Apice Sec. 1ª / 74ª Shopping 9,32% IPCA Mensal 17/07/24 AA 7,26% 11.812.544,26
CRI Mamoré Habitasec Sec. 1ª / 64ª Loteamento 12,00% IGPM Mensal 15/07/24 A+ 3,25% 5.295.317,48
CRI Rede D'or RB Capital Cia de Sec. 1ª / 122ª Corporativo 8,28% IPCA Mensal 07/05/26 AA+ 5,11% 8.317.829,47
CRI Rizzo 2 Cibrasec Sec. 2ª / 255ª Loteamento 10,50% IGPM Mensal 04/05/27 n.a. 5,35% 8.709.015,81
CRI THCM Gaia Sec. 4ª / 79ª Loteamento 10,50% IGPM Mensal 14/11/27 n.a. 4,24% 6.909.071,51
CRI BRMalls RB Capital Cia de Sec. 1ª / 97ª Shopping 6,34% IPCA Mensal 06/03/24 AA 4,97% 8.084.074,68
CRI MRV 2 Apice Sec. 1ª / 63ª Corporativo 2,00% CDI Mensal 21/06/19 AA- 3,66% 5.950.740,07
CRI Rede D'or 3 RB Capital Cia de Sec. 1ª / 109ª Corporativo 7,38% IPCA Mensal 07/05/26 AA 1,82% 2.960.905,75
CRI Petrobras Macaé Barigui Sec. 1ª / 8ª Corporativo 7,30% IGPM Mensal 20/10/23 AAA* 4,56% 7.416.280,07
CRI Shopping Limeira Apice Sec. 1ª / 22ª Shopping 9,67% IPCA Mensal 07/12/27 AA- 4,85% 7.898.723,25
CRI Urbplan III Habitasec Sec. 1ª / 12ª Loteamento 8,75% IPCA Mensal 15/10/22 n.a. 3,68% 5.991.217,16
CRI JPS Habitasec Sec. 1ª / 1ª Shopping 7,50% IGP-DI Mensal 15/10/20 A+ 2,90% 4.712.477,76
CRI Renner RB Capital Cia de Sec. 1ª / 95ª Corporativo 7,73% IPCA Mensal 15/10/29 AA 2,44% 3.967.269,42
CRI Rizzo Cibrasec Sec. 2ª / 208ª Loteamento 9,00% IGPM Mensal 20/07/24 n.a. 3,57% 5.814.538,24
CRI Shopping Bahia Gaia Sec. 4ª / 7ª Shopping 7,13% IGP-DI Mensal 10/05/25 AAA 2,63% 4.287.331,78
CRI Pulverizado 156 Brazilian Sec. 1ª / 156ª Pulverizado 7,30% IGPM Mensal 13/12/39 BBB 2,62% 4.259.499,78
CRI General Shopping II Habitasec Sec. 1ª / 20ª Shopping 6,95% IPCA Mensal 10/12/24 A- 2,93% 4.769.253,09
CRI Lagoa Serena Gaia Sec. 4ª / 39ª Loteamento 8,00% IGPM Mensal 20/12/21 n.a. 2,09% 3.403.617,67
CRI BR Distribuidora II RB Capital Cia de Sec. 1ª / 93ª Corporativo 6,46% IPCA Mensal 15/12/23 AAA 2,34% 3.811.149,75
CRI Pulverizado 261 Brazilian Sec. 1ª / 261ª Pulverizado 8,28% IGPM Mensal 20/10/41 A+ 0,88% 1.433.811,95
CRI PPG RB Capital Sec. 1ª / 94ª Corporativo 4,30% IPCA Anual 12/06/23 AAA 0,69% 1.122.432,05
CRI GSP Gaia Sec. 5ª / 29ª Loteamento 10,00% IPCA Mensal 25/10/21 n.a. 1,15% 1.873.931,56
CRI Kroton Barigui Sec. 1ª / 1ª Corporativo 8,65% IGPM Mensal 15/09/28 n.a. 1,76% 2.865.316,82
CRI BRF TRX Securitizadora 1ª / 14ª Corporativo 7,76% IGPM Mensal 12/12/31 AAA* 1,40% 2.277.347,82
CRI Shopping Lajeado RB Capital Cia de Sec. 1ª / 86ª Shopping 6,50% IPCA Mensal 15/02/23 n.a. 1,00% 1.634.637,21
CRI MRV 3 Apice Sec. 1ª / 79ª Corporativo 2,00% CDI Mensal 08/10/18 AA- 3,13% 5.096.960,88
CRI Máxima Cibrasec Sec. 2ª / 192ª Pulverizado 6,50% IGPM Mensal 22/07/23 n.a. 0,63% 1.019.857,35
CRI Pulverizado 157 (Sub) Brazilian Sec. 1ª / 157ª Pulverizado 12,00% IGPM Mensal 13/12/2039 n.a. 0,71% 1.153.464,68
Banestes Recebíveis Imobiliários (BCRI) Banestes Recebíveis Imobiliários (BCRI) n.a. / n.a. FII n.a. IGPM Mensal n.a. n.a. 1,81% 2.953.266,80
CRI BR Distribuidora I RB Capital Cia de Sec. 1ª / 69ª Corporativo 5,08% IPCA Mensal 15/04/31 AAA 0,88% 1.440.220,36
CRI Pulverizado 259 Brazilian Sec. 1ª / 259ª Pulverizado 8,70% IGPM Mensal 20/09/31 n.a. 0,37% 607.996,92
CRI Pulverizado 180 Brazilian Sec. 1ª / 180ª Pulverizado 8,00% IGPM Mensal 20/08/40 A 0,25% 407.167,14
CRI Perini RB Capital Cia de Sec. 1ª / 119ª Corporativo 7,63% IPCA Mensal 17/03/26 n.a. 4,15% 6.759.190,50
CRI Fleury Gaia Sec. 4ª / 34ª Corporativo 7,00% IGPM Mensal 18/10/21 AA 0,27% 437.328,39
CRI Pulverizado 269 Brazilian Sec. 1ª / 269ª Pulverizado 8,00% IGPM Mensal 20/11/41 A- 0,07% 119.554,31
CRI Shopping Valparaiso Gaia Sec. 4ª / 52ª Shopping 2,00% CDI Mensal 14/07/23 n.a. 4,26% 6.928.220,07
CRI Montanini Apice Sec. 1ª / 83ª Loteamento 11,00% IGPM Mensal 16/07/31 n.a. 0,70% 1.146.156,25

Principais Características
Fundo Fator Verità FII
Administrador Banco Fator S.A.
Gestor Fator Administração de Recursos Ltda (FAR)
Prazo de Duração Indeterminado
Taxa de Administração 1,0% a.a. sobre o patrimônio líquido do Fundo
Rendimentos Mensal
Benchmark IGP-M + 6,0% a.a.
Valor Inicial da Cota R$ 100,00
Cotas Emitidas na 1ª emissão 28.941.930
PL na Emissão R$ 30.160.121,94
Código de Negociação VRTA11
Código ISIN BRVRTACTF008
Ofertas Concluídas 4 emissões de cotas realizadas

RI: fundosimobiliarios@fator.com.br

Tutor do FII: Gama

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

1.848 comentários em “VRTA11 – Fator Verita”

  1. CT: Tetzner Onze e Meia com Polêmica de VRTA11 e atualização de FII VALORAIP (VGIP) Relatorio – V07

    Café com Tetzner Onze e Meia e a Polêmica atualização de VRTA11, além do relatório de FII VALORAIP (VGIP)

    Tentaram iludir o cotista… mas aqui não Tartaruga dos FIIs!

    Curtido por 1 pessoa

    1. só nos sonhos rsrs

      tem mais de 100 milhões em caixa, 10% do pl

      kkk

      pressão lá deve estar alta pra correr mostrar serviço

      sugiro aos cotistas VETAREM ou não Aprovar as contas e impedir que esses façam mais emissões

      *** deram por perdido mais um cri de PDD… e vão jogando a sujeira debaixo do tapete pra soleira da porta…

      Curtido por 3 pessoas

    2. Saiu o relatório de RENDIMENTOS também. Jogo segue, PERDENDO, né !! -rsrs

      O rela’torio contém Páginas e Páginas de colunas com números, SEM um único gráfico. Sabem porquê ? Eu mostro: observem bem abaixo a linha de tendência DECRESCENTE dos números, após eu tê-los tratado no Excel.

      Precisa dizer mais ? Desde 2013… redimentos DECRECENTES; considerando a inflação no período então … rendimento aí vai para o RALO !

      Curtido por 1 pessoa

    3. Flash … mas a situação tá complicada …. no mínimo, DESLEIXADA ! Vejamos …

      1. o VRTA alocou R$ 50 +15 milhões (SESSENTA e CINCO !!) nas emissões do QAMI11 (Quasar Crédito Imobiliário !!!) e MGCR11 respectivamente… ou seja: TERCEIRIZARAM a gestão ! 🤣🤣

      2. a COTAÇÃo do QAMI11 já está em … R$ 96,80 … dando um PREJUÍZO no PL da alocação de uns 3% (– R$ 3,20 nominal) já que foi feita à … R$ 100 !!) 😭😭😭😲😖🤢

      3. Sobre o QAMI11 … suplicaram por R$ 150 MM na 1a. emissão; levaram apenas R$ 80 MM !! Alocaram em DOIS CRIs: R$ 30 MM + R$ 26 MM ~ $ 55 MM. Restam uns 25% do PL p/ serem alocados. >> Ou seja … o VRTA alocou nos CRIs acima, mas via QAMI11. Quer dizer, o cotista do VRTA vai pagar taxinha de admin/performance [aka INTERMEDIAÇÃO] a dois fundos: VRTA e QAMI … enquanto poderia estar embolsando diretamente. Como sempre tenho dito, o IDIOTA sou eu !!! 🥵😡🥳🥺🤡🤡🥳🥳🥳

      Curtido por 3 pessoas

      1. Existem tantos fundos de CRIs bacanas. Qual o sentido de insistir no VRTA11? É igual comprar carro com defeito e esperar um milagroso reparo. Vende e vai dormir tranquilo.
        Fiz isso com o BRCR11. Levei prejuízo mas não adianta investir em porcaria.

        Curtir

      2. Já tinha reduzido 2/3 da posição nele qdo chegou a 115…

        e agora que não conseguem alocar em CRIs, compram Fiis…

        Zerei a posição hoje…

        Distribui entre Deva11, Vgip11 e recr11…

        Não é indicação de nada…

        Curtir

      3. Certo! Eu tb;em estou de olho em outros FII de CRI … mas está muuuuito dificil encontrar algum que ainda não esteja em carteira com risco x retorno descente. Por risco x retorno, eu digo principalmente P/VP e DY. Estou olhando o RECR11 e esperando “afundar” um pouco mais; o PORD11 é um ótimo fundo mas já o tenho bastante; o DEVA11 tem um perfil muito parecido com os TGAR,HABT,HCTR da vida mas está com os múltiplos interessantes; o VGIP11 está “palatável” mas com P/VP ~1,10; o VGIR11 é CDI quase todo… penando muito! Faltam aí algum da RBR [RBRR ou RBRY] e KINEA … vc tem algum em carteira desses dois ?

        Curtir

      4. Alguem ai viu o QAMI?

        100% alocado e fazendo um belo trabalho. Será que mulheres no comando ajuda? Será que a vasta experiência em crédito da Quasar ajuda?

        Criticaram o VRTA pela alocação….e agora com o ultimo relatório podemos entender o que? Sorte? Sorte sempre acompanha os mais bem preparados.

        Renda de 1,02 e DY anualizado de 14,35%aa – QAMI

        Por que insistir num VRTA da vida? Por isso e outras. 🙂

        Valeu!!!

        Curtido por 4 pessoas

      5. Então … pagando isso até quando ? pois sabemos que no momento seguinte à nossa entrada … a “lei do rendimento decrescente” vai se fazer presente ! 🥳🥳

        Cota patrimonial de 94,35
        Cotação de R$ 93,75
        IPO de R$ 100 (!!!)

        Ou seja .. pelo menos os institucionais não tem condições (ainda !) de flipagem !!! 🤣🤣🤣 Pode ser uma garantia de tranquilidade

        Curtir

  2. Já alocaram os tais 10% do PL, ou se… ainda estão analisando quais FII de CRI seguem os mesmos processos “rigorosos”… 😒🤔🤨🙄 deles próprios ?

    Aguardando o próx. relatório gerencial. A conferir …

    Curtido por 2 pessoas

    1. José, se você tem certeza então há uma erro da corretora, mande-a fazer a correção.
      Corretoras também erram. Quando recebi meu informe de rendimentos da minha corretora percebi que havia dois proventos lançados em duplicidade, informei minha corretora e pedi a correção, passado alguns dias, me enviaram um o informe corrigido e me agradeceram por ter reclamado. Isso evitou erro tanto na minha declaração de IR quanto na declaração da corretora.

      Curtido por 2 pessoas

      1. Não confio nem em CEI. Faço meu controle pessoal. Corretora erra PM facinho. Quando tem bonificação então…..usam sempre valor ZERO. O que quase sempre é um erro.

        Curtir

      1. Meu caro MarceloE, vou pegar a palavra, já que sou cotista também. Faz um bom tempo que zerei posição em VRTA e dobrei a aposta em BCRI.
        Na média (minha), R$ 1,51
        A vida é assim, há quem goste de Picanha e há quem goste de Coxão duro (Chã de Fora para os cariocas).

        Curtir

      2. Não conheço o BCRI11… ando meio afastado do blog… mas pelo que me lembro as empolgações sempre acabam virando cases do tipo ABCP11…

        Curtir

    1. Pessoal da igreja do VRTA11 dos últimos dias não deixa falar mal disso aí.
      Quase um islamismo radical

      Obs: sou cotista do vrta mas pretendo sair em um futuro quando começar a bater nos 120/130 pois a próxima emissão não será diferente.

      Curtido por 1 pessoa

      1. O mais ‘legal’ é que quando você avisa… o povo fica bravo contigo, no caso comigo neh

        Ao invés de direcionar toda a frustração para quem é o ‘culpado’ pela situação vexatória do fundo, no caso a gestão… o povo ainda briga e fica bravo comigo

        mas o que nos dá tranquilidade é que como sempre: nada melhor que o tempo para mostrar onde estava a razão…

        o silêncio do cotista é a prova maior de que enfim, ‘assimilaram’ o golpe…

        Curtido por 1 pessoa

    2. A turma gosta de treta 🙂

      Silêncio dos cotistas não afirma nada ao meu ver. Pelo contrário, seguem na consistência de um recebimento que esta agradando a eles. Tão simples de entender. Tão simples de assimilar.

      A liquidez deste e dos demais citados permite a quem quiser o giro. Tem gente que curte ficar pulando e recebendo aquele que paga mais no mês ,ou no último mês. Quem sabe no último trimestre? Todos são livres pra ter na carteira o que desejarem.

      Cotistas seguem junto ao RI e a gestão. Cobrando sempre. Engraçado que neste “jogo”, mesmo com a renda travada, segundo alguns que querem alocação a qualquer custo, a rentabilidade para alguns cotistas supera o Yield entregue por todos estes citados com rendas mais gordas. Engraçado né? 😉

      Vale pagar caro num Fundo, ter um renda mais gorda que outro e no final ter um yield menor? Será que vale isso pra ter menos CRI na carteira? Será que vale isso pra ter um FII com menor PL? Será que não devemos equilibrar a carteira e ter sempre o melhor yield com os melhores fundamentos?

      Será que estes cotistas irão girar o Fundo? Será que vale a troca? Será que no longo prazo a consistência e alocação mesmo que mais lenta não seguirá permitindo o Fundo estar onde esta?

      Não me acho fanático pelo Fundo. Estou há muito tempo e não tenho do que reclamar. A cobrança segue. Sempre. E no momento que vacilar, a posição é girada ou ajustada. Simples. FII é simples. Se ajeita no tempo. Preço, gestão, ativos e longo prazo não permitem que FII fracos resistam.

      To fora de treta. Fico aqui e nos demais. E sempre cobrando. Sempre próximo a gestão. Minha carteira agradece.

      PS: Aquele que quer sair pra buscar as rendas mais gordas, me vende baratinho as cotas. Pechincha to sempre dentro. Seja FII bom ou não, pois aprendi que pelo preço certo ate um ativo ruim pode se tornar um bom investimento no longo prazo 😉

      Valeu!!!

      Curtido por 8 pessoas

      1. Aportei no VRTA essa semana.
        Sinceramente, é meu FII que mais me deixa tranquilo. Talvez pelo meu Controle de Risco(1% do Portfólio Global), talvez por ser um FII conservador e com um track record excelente.

        Segue la pelota!

        Curtido por 3 pessoas

      2. Penso que cada cotista tem seu perfil. Há quem gira freneticamente, busca fiis de papel Ultra High Yield, sem preocupar com os riscos do fundo ou com o longo prazo, visto que alteram a carteira constantemente.
        Eu odeio pagar IR, evito ao máximo girar pra ganhar trocados a mais. Ou para “apostar” em outro fii.
        Acaba funcionando como um “come-cotas”. Tirando a rentabilidade geral da carteira. Não curto trade com fiis e nem me desfaço por estar com preço esticado. Oras, se é bom e está caro, simplesmente mantenho, não compro.
        Se perdeu fundamentos ou deu dor de cabeça, caio fora, sem apego. O primeiro prejuízo é o menor.
        VRTA não é meu único fii e nunca seria ( como nenhum outro), mas compõe muito bem seu lugar em uma carteira balanceada. Tenho vários outros de papel. Poderiam ser mais rápidos sim, e já enviei email ao RI. Aliás, nenhum fii é perfeito.
        Há por exemplo quem valorize receber um DY de 5% em lages , pq o fundo é gigante, pra dormir tranquilo.
        Outros recebiam menos que isso em shopping top top por ser o filé do setor.
        No longo prazo tudo se ajusta. Quando ocorrerem alguns defaults ou a água baixar, veremos se o oba oba de quem vê apenas renda (e não enxerga preço) continua.
        Resumindo, como o Gama colocou, com um bom preço de entrada ( e bom PM , que só o longo prazo mostra), fundos medianos podem ser um bom negócio.
        Com um preço de alto risco, fundos excelentes podem se tornar um péssimo negócio.
        Respeito a opinião de todos, serve pra exercermos um melhor senso crítico.
        E não é indicação de nada. Cada um é responsável por seus erros e acertos.

        Curtido por 5 pessoas

      3. Gama, melhor parte do seu post, na minha opinião: “Será que não devemos equilibrar a carteira e ter sempre o melhor yield com os melhores fundamentos?”
        No mais, seguimos alinhados em filosofia de investimento. Só dedicarei meu tempo a discussões construtivas. Tô fora de todos os meses voltarmos ao mesmo lenga lenga.
        VQV
        Boa Páscoa a todos.
        Lembrando que respeito a filosofia de investimento de todos e espero o mesmo em contra partida.

        Curtido por 3 pessoas

      4. @Gama.. esse seu post me lembrou os meus XPIN e BTLG da vida … sei lá .. de cabeça… quase R$ 40/cota **APENAS** de ganho de capital pois foram adquiridos na BACIA das ALMAS nos arredores de Março do ano passado; Comprinha … priceless!! (mas com a mão sempre coçando para apertar o gatilho e embolsar -rsrs)

        Curtido por 1 pessoa

      5. To contigo Gama. Assimilar o golpe? Silêncio dos cotistas? Eu sou investidor, não sou torcedor não. Saio de um fundo no momento que concluir que devo sair e permaneço nele enquanto acreditar que devo ficar. Essa renda é igual ou superior às projeções mais drásticas de inflação para o ano.
        Ouvi uma vez o André falar e é verdade: “Fundo bom é aquele que não é notícia.”
        Bom fim de semana

        Curtido por 1 pessoa

    1. Bom pelo meno tem uns CRI que já foram aprovados pelo FII para irem para o próximo passo

      CRI 15 Aprovado Pulverizado IGP-M 9,50% 30.000.000,00
      CRI 23 Aprovado Corporativo IPCA 7,00% 15.000.000,00
      CRI 11 Aprovado Corporativo IPCA 10,00% 50.000.000,00
      CRI 6 Aprovado Corporativo IPCA 10,00% 25.000.000,00

      Curtido por 3 pessoas

      1. a beleza de fundo lerdo que vc não precisa nem pensar… é só copiar e colar o comentário do mês passado que continua igualzinho kkkk

        tem fundo que é misto que tá pagando 1,2x faz meses e aqui não sai desse 0,9… mas a culpa é do cotista que tá batendo palmas pra maluco dormir (era dançar… mas aqui é tanta preguiça que dançar cansa kkk)

        renda anunciada: 0,91

        ultima renda: 0,90

        penúltima renda: 0,90

        dinheiro captado x alocado:

        penúltimo relatório caixa 49%

        ultimo relatório caixa 49%

        tem FII indo pra 3ª Emissão consecutiva nesse mesmo período, de volume maior que essa que o VRTA fez em cada uma delas e pagando 2,5 vezes mais renda no período

        vou acrescentar mais uma coisa na frase:

        “Uma coisa nesse fundo: a morosidade… acho que é o FII mais lento da bolsa pra alocar captação, historicamente…”

        outra coisa que não muda nesse fundo (que explica muito a primeira): o masoquismo do cotista…

        leva tapa na cara todo mês e ainda sorri… 😀

        Curtido por 2 pessoas

      2. Cada Fundo tem a sua estratégia.
        Com o stress que estamos vendo nos juros futuros, a parcimônia do VRTA na alocação tem se mostrado acertada, visto que agora vai conseguir Yields melhores do que conseguiria se tivesse alocado apressadamente.
        Se o Investidor não tem paciência, não deveria chegar perto de VRTA, muito menos de renda variável…

        Curtido por 4 pessoas

      3. A turma esquece que:

        Ter pensamento de segundo nível é raro;
        Ter paciência é raro;
        Não querer ser como os demais é raro;
        Ser contrário a onda é raro;
        Futuro é imprevisível;
        Entender o momento do pêndulo que o mercado esta, e esperar pra entrar quando todos estão correndo pra entrar antes e poder mostrar resultado de curto prazo superior…é raro;
        Resistir as tentações e aos cantos de sereia das operações liberadas do conflito de interesse pelos próprios cotistas que agem em manada olhando apenas o ganho superior no momento atual…é raro;
        Entre outras coisinhas que fazem o VRTA ser o que é.

        Quem ainda não entendeu como funciona, TEM que ficar fora. Simples assim. Ficar rotulando ou pegando no pé não tem o menor sentido. Quer ganhos maiores? Tem dezenas de outros FII entregando mais por terem alocado tudo em tempo recorde. Na verdade, da ate pra vcs fazerem um ranking dos gestores que alocam super rápido e ficarem nestes FII. Pronto, ta resolvido o problema 😉

        Alguém aqui conversou com a gestão? Buscaram entender o modelo das operações? Ou simplesmente pegaram a média do mercado e rotularam o VRTA dentro dela? Já olharam a carteira dos FII? Já entenderam a origem e a securitização de cada ativo contido ali? Já conversaram com a equipe que monitora as operações e acompanha as securitizadoras? VRTA é diferente.

        Ainda bem que temos dentro do segmento de PAPEL, FII diferentes. São da mesma classe, mais focam e agem de forma distintas. Procurem mesclar seus ativos que alem de diminuir o risco irão potencializar seus ganhos no longo prazo. Faz um teste…vai ficar mais leve e a vida vai ficar mais tranquila 🙂

        Se não querem ou não gostam da forma de atuação, coloca pra vender logo as cotas que possuem. Investir tem essa liberdade. Da pra ajustar rapidinho. Ainda mais com produto líquido e resiliente. Experimenta. Bota pra vender a mercado…vai poder ficar livre pra buscar outros FII de Papel

        Repito: Nada contra ganhar mais. Nada contra querer sempre mais. Nada contra aos que querem agilidade. Mas antes de sair jogando pedra, busquem entender o que esta em jogo e como é jogado pela equipe que esta a frente da gestão. Não é complicado. Chega a ser ate fácil.

        Repito2: Tenho PAPEL lebre e tartaruga. As lebres alocam super rápido, mas negam em enxergar alguns riscos embutidos nessa agilidade toda. Podem cair num buraco mais a frente e demorar pra sair dele. Na tartaruga, vou com cautela. Atento e tranquilo. Ganhando menos e sempre. Um ajuda ao outro. Se a lebre cair no buraco, a tartaruga pode ajuda-la a sair. Se a lebre seguir saltitando…sigo ganhando nas duas. Tem funcionado por anos na minha carteira.

        Valeu!!!

        Curtido por 11 pessoas

      1. Em conversas com o RI fica claro que eles não virão com Ofertas ate as alocações serem feitas. Eles estão atentos e próximos a base de cotistas.

        As recompras são algo muito normal e seguirão ocorrendo. Elas tb merecem atenção e planejamento. E ninguém sabe quando vão ocorrer. Só sabemos que deverão ocorrer, pois devedor quer trocar dívida cara por barata. O aumento da Selic, sendo marginal não afetará muito essa dinâmica. Mas se vier um pouco mais forte que o mercado espera, podemos ver uma certa oscilação nos FII de Papel e nas futuras recompras (achismo meu).

        Ofertas aqui serão 476 e pontuais. Com alvos específicos. Tb outro achismo meu 🙂

        Valeu!!!

        Curtido por 3 pessoas

      2. Ótima análise Gama. Realmente não teria cabimento outra oferta antes da alocação dos recursos da anterior.

        Assim sendo estou tranquilo com minha posição, é esperar a alocação e a subida na renda, segue o jogo !

        Curtido por 1 pessoa

      1. Henrique, participar de uma emissão, não impede em nada participar da outra. Muito pelo contrário. RECR, MFII, RZTR (que vem aí) IRDM, BCRI quando vier. Mas VRTA, participarei com certeza quando vier.

        Curtido por 2 pessoas

  3. To vendo comentarios aqui de cotistas que estão vendo o gestor sentando em cima do dinheiro e batendo palmas… é pra fuder mesmo… kkkk… Existe fanatismo em todo fundo, que a pessoa fica cega ou quer defender de todas formas o fundo, ou pq está com prejuizo alto, ou pq está com alocação alta…

    Gestor zoiao e ruim, faz emissão gigante sem pipeline
    Verdades dificeis de ouvir: esse fundo morreu dps que o selegatto saiu e foi pro irdm.. kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu sou cotista do FII mas é um FII que não entrarei mais na subscrição do FII

      Aqui o pessoal tá parecendo aquela mulher que apanha do marido, a policia vem para prender o meliante e ainda a loca começa a atacar o policial por defender ela e começar a fazer escandalo.

      Mas blza, amor é amor
      Negócios a parte

      Curtir

      1. Sou feito o Gama.
        Não só pelo VRTA.
        Acho que fui mulher de malandro em outras encarnações. kkkkkk
        Na verdade olho muito mais que simplesmente o rendimento. Na minha carteira sempre tem os fundos que são mais comentados, sejam bem cotados ou mau cotados, e tenho também os mais esquecidos.
        Desta forma tenho tido sucesso na minha carteira, a qual cresce organicamente desde que parei de fazer especulações.
        Não abro mão do VRTA, assim como mantenho na minha carteira também o KNCR. Quando outros FIIs caem estes sobem, e vice versa, dando consistência aos meus investimentos. Minha carteira pode não valorizar muito em um curto espaço de tempo, mas também não se abala fortemente.
        Isso me permite fazer trocas de papel no momento em que preciso, sempre gerando Alfa.
        Desde que adotei esta posição, não deixei de participar de uma única emissão e ainda sentindo prazer de pagar DARFs, coisa que nunca gostei de fazer na minha vida.
        Aprendi que não tem investimento ruim. Tem investimento para o estilo de cada um, e por isso respeito a estratégia de todos.
        Abs

        Curtido por 6 pessoas

      2. MarceloE,

        To contigo e não abro 🙂

        Cada um na sua. Debates apontando pontos positivos e negativos de cada FII. Rotular que morreu, que é pior, melhor…não é o caminho. Os debates ajudam a todos. Somos milhares investindo em FII. E cada um é único. Entender o FII, olhar ele ao longo dos anos…projetar la na frente, desejar giro ou consistência na distribuição? Cada um que vai decidir.

        No meu começo tb não gostava de Darf. O tempo me mostrou que cada DARF paga era lucro no meu bolso. Simples assim. E que não existe coisa melhor pro investidor do que colocar lucro no bolso. Ou melhor, encerrar uma operação com lucro no bolso 😉

        Fazia giro tb em busca do melhor pingado no mês. Girava pra ganhar 0,10 a mais. Ignorava outros dados com o olho nos 0,10. Isso ficou no passado.

        Qualidade e quantidade? Ou qualidade x quantidade? Nenhum, nem outro. Se quero ter 10 FII irei ter. Se quero apenas 5, terei só os 5. Quero 20? Manda ver. Chega a ser absurdamente simples a montagem e gestão de uma carteira de FII que visa geração de renda. Esse é MEU foco. Uma carteira de giro ou de geração de alfa já é outra história. Isso deixo na mão dos meus gestores de FoF. Tem dado muito certo 🙂

        Vamos que vamos…sendo mulher de malandro, ou o próprio malandro…temos que seguir debatendo e aprendendo a cada novo post.

        Valeu!!!

        Curtido por 4 pessoas

      3. Enquanto isso gestor arrecadando R$904k(tá no relatório)de taxinhas dos cotistas para manter dinheiro no CDI

        Outch

        R$0,09 por cota praticamente

        + o custo de oportunidade dos milhões parados.

        Curtir

      1. Brother

        O pessoal do VRTA jogou um lema ai que
        “Para termos bons CRIs temos que aguardar e ser pacientes pois queremos o melhor”

        Ai os investidores fisgaram essas palavras bonitas e agora romantizam esse lema como se fosse o unico caminho para o FII ter bons CRIs.

        Curtir

  4. “Uma coisa nesse fundo: a morosidade… acho que é o FII mais lento da bolsa pra alocar captação, historicamente…”

    renda anunciada: 0,90

    ultima renda: 0,90

    penúltima renda: 0,79

    dinheiro captado x alocado:

    penultimo relatório caixa 59%

    ultimo relatório caixa 49%

    tem FII indo pra 3ª Emissão consecutiva nesse mesmo período, de volume maior que essa que o VRTA fez em cada uma delas e pagando 2,5 vezes mais renda no período

    vou acrescentar mais uma coisa na frase:

    “Uma coisa nesse fundo: a morosidade… acho que é o FII mais lento da bolsa pra alocar captação, historicamente…”

    outra coisa que não muda nesse fundo (que explica muito a primeira): o masoquismo do cotista…

    leva tapa na cara todo mês e ainda sorri… 😀

    Curtido por 3 pessoas

    1. Olha, eu prefiro q meu capital seja alocado com parcimônia, seguindo padrões de controle de risco mais rígidos nesse momento, do que alocar em qualquer CRI sem garantia real que pode dar um problema maior lá na frente. Me sinto bastante seguro no VRTA pois sei que eles levam bem a sério o Due Diligence e as Garantias.
      Sou cotista do fundo a bastante tempo, e concordo que a alocação aqui até poderia ser mais ágil… Mas não acho que captar num dia e alocar no outro seja o mais correto a fazer.
      Mas acredito que veremos qual fundo teve a melhor estratégia em 2 a 3 anos onde alguns CRIs devem ter default

      E outro ponto, se com 51% do caixa alocado, estão gerando o suficiente para 90 centavos de renda, provavelmente com 100% alocado vão buscar algo próximo de 1,60 reais por cota, bem interessante. Claro, tudo dependerá dos Juros e Inflação futuros, mas é um fundo que tenho uma ótima perspectiva futura.

      Curtido por 4 pessoas

      1. Andre

        o problema é o ‘timing’… com essa ‘lerdeza’ e a morosidade mitocondrial deste FII, as maiores taxas vão passando… assim como rendas…

        não vejo os outros FIIs de Papel alocando à esmo… sem restrições de qualidade ou garantia… vejo sim celeridade no processo:

        busca pipeline e chama emissão… aloca rápido e aproveita as altas taxas de inflação

        AQUI não… faz emissão e depois vai atrás da alocação

        em termos de valores absolutos ($) os fundos alocaram em dias o que o VRTA demorou meses para fazer

        o que é mais fácil: todo mundo ser eficiente e o VRTA com o histórico de N emissões letárgicas ser o único ‘filho pródigo’ … ou ele simplesmente continuar a ser o que sempre foi… lerdo, moroso, ineficiente…. letargico

        Curtido por 3 pessoas

    2. E tem muito não cotista que fica com dor de cotovelo… 🙂

      Sou cotista há muito tempo. Passei por solavancos, troca de gestão, bagunça na casa, boatos de quebradeira, marcação a zero em alguns ativos, fofocas e fofocas…e estou aqui, Anos depois, recebendo minha renda desejada e tendo valorização do patrimônio. Combinação perfeita. Não troco a boa gestão por algum ganho maior, se neste, esta me atendendo muito bem e me deixa tranquilo. Simples assim. Sou simplista ao extremo com meus investimentos. O tempo me mostrou que isso me gera lucros e tranquilidade. E lucro + tranquilidade = felicidade

      Agora, reconheço a morosidade. Podia agregar mais? Sim. Poderia gerar mais alfa? Sim. Mas isso se tenta resolver cobrando a gestão. Usando e abusando do RI. Faço minha parte como cotista (masoquista ou não…temos nossas responsabilidades).

      O investidor que gira. Que compra preço na pedra e gira. Que gira a cada pagamento de renda…este TEM que buscar os FII mais acelerados. Concordo 100%. Não sou assim. Sou lento e devagar. Construo ao longo do tempo. Preciso de 3, 5 e 10 anos. Faço a base e os alicerces bem fortes. Depois, vou nos holofotes, nas pimentas e vou agregando velocidade na carteira. Tem dado muito certo.

      Ta lento? Seguro mais aportes. Vou em outros. Mercado em franca expansão. O que não falta são alternativas. Das mais lucrativas as mais conservadoras com enorme potencial futuro. Tem de tudo e pra todos. Quando for a hora de sair, sairei. Ainda não vejo pq fazer isso. Avalio renda atual, renda desde que entrei e carteira. Avalio minha relação com o RI. Diversificação de quem monta os CRI. Boa relação de LTV e PMT. Tem FII com LTV absurdo de positivo e PMT que da gosto. Como temos alguns pagando muito, mas com LTV muito elevado e PMT muito baixo. Isso me da um pouco de insegurança e me deixa confuso olhando pra longo prazo. Tem que mesclar. Não da pra ficar em apenas um FII de papel.

      Os mais de 48 mil investidores de VRTA fundamentam e aprovam o FII. Não é toa que é um dos maiores (que me lembre de cabeça perde somente pro HGCR em cotistas). Será que são 48 mil masoquistas? Ou teríamos mais com dor de cotovelo por não ter o FII ainda? 😉

      OBS: Gosto demais de analisar número de cotista. Enxergar a base de investidores. Um FII grande em cotista e bem diversificado da solidez e o deixa mais seguro nas épocas dos ciclos ruins. FII lucrativos e com base pequena ficam ao sabor das poucas negociações e na mão de poucos…e isso pra longo prazo é MUITO perigoso. Uso número de cotista pra me guiar em certas tomadas de decisão. Tanto aqui nos FII como nos Fundos MM e de Ações.

      Valeu!!!

      Curtido por 7 pessoas

      1. Perfeito como sempre, Gama!
        Digo mais: Taxas de Juros futuras estão aumentando semana a semana. O Gestor aqui sabe o que faz e tem usado de parcimônia pra obter risco/retorno melhor que os pares, e isso está começando a aparecer.
        Pessoal que sofre de ejaculação precoce(com o perdão do trocadilho) tá dor de cotovelo e viraram ‘torcedores’ contra o Fundo.
        #paz…k k kkkk
        Abraço, amigos.

        Curtido por 4 pessoas

    3. Concordo em partes, a alocação esta muito lenta, poderiam ter mais papeis na “manga” ou fazer uma emissão menor.
      Discordo quanto a comparação com outros papeis, tenho visto pessoas comprando emissões e trocando a carteira em fundos de papel acima do VP e com a carteira recheada de prováveis default só porque estão pagando 2,xx% de yeld e valorização patrimonial no curto prazo. Alocar papeis de incorporadoras pequenas com IGPM + 12% não é muito difícil de conseguir, difícil será explicar para o cotista a queda no rendimento quando não entrar os pagamentos.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Renato

        da ultima captação: default em renda fixa (TD)… tem que ser artista hein…

        do passado: dessa leva não, mas de outras emissões teve e não foi 1 só não kkk

        é o que eu falo, um FII não fica assim por si só… o cotista tem que ser conivente…

        a gestão senta no dinheiro… o povo bate palmas… vai continuar assim

        Curtir

      1. Como digo há muito tempo…FII quieto e na dele…apenas mostrando fundamentos a cada mês, trimestre e ano vai longe. Muito longe. E quem tem paciência e sabe que muito holofote pode atrapalhar…come pelas beiradas e fica de boa 😉

        Lento? Pode ser ao comparar com outros. Mas ser lento não é ser ruim ou ter gestão abaixo de seus pares. Se alocar mais rápido teria mais resultado? Sim? Não? Talvez? Eu não afirmo nada. Sei que enquanto estiver me entregando o que desejo e ter uma gestão alinhada com meus interesses, sigo junto. Pacientemente e feliz 🙂

        Fii quanto mais simples for…MELHOR É – Ao menos é o que acho.

        Valeu!!!

        Curtido por 4 pessoas

      2. Oxe

        Dinheiro é meu e não do gestor/fundo
        Claro que tenho o direito de reclamar da demora de alocar o meu dinheiro.
        Ou dinheiro tá caindo de arvore e ninguém me avisou?

        Curtir

      1. Enquanto isso
        CVBI, RECR, BCRI, HCTR, URPR, DEVA estão anos luz na questão capitação X alocação de CRI
        Se esqueci algum por favor me lembrem pois não lembro todos de cabeça, mas isso só foi um vasto exemplo como VRTA está tão moroso com o $$$ do cotista que vai perder muitas oportunidades.

        Espero que a ADM cale minha boca no próximos 2 meses com alocações substanciais.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Dizem lá no relat. gerencial dez/20 publicado dias atrás que há… desde a 7a. emissão encerrada em AGO/2020… estão liquidadas 8 operações de R$ 252 MM total + 8 CRIs aprovados em comitê interno totalizando R$ 220 MM + outras 6 operações de R$ 216 MM em fase fina de análise p/ serem enviadas ao comitê. Alocaram até agora cerca de 50% … faltando outros 50%. 😫😫

      Curtir

    1. Eu liguei para a gestora e me informaram que é devido à marcação a mercado a diminuição no valor da cota patrimonial. Entao comentei: Nossa, se em um ambiente de queda de juros, a marcação a mercado penalizou todos os últimos 12 meses, imagina agora quando o BC começará a aumentar a taxa de juros. Completei também: Se a cota patrimonial variando negativamente é devido a marcação a mercado, entao isso não deve ter efeito caixa, onde então encontro o valor da cota sem a consideração da marcação a mercado ou onde encontro o efeito provisionado dessa marcação? Não souberam responder e pediram um e-mail. Outra hora envio o e-mail….

      Curtido por 1 pessoa

      1. Mas nao gostei da resposta. Ou o atendente foi inexperiente e impreciso ou estão amortizando esse fundo todo mês. Não faz sentido a marcação a mercado penalizar em 5% o valor patrimonial do fundo em um ambiente em que os juros estavam em queda.

        Curtir

      2. abrahao

        Se não souberam informar o preço sem a marcação a mercado, pede o nome e cobra a demissão…

        Tirando a marcação a mercado que faz o ajuste do preço de compra conforme temos um novo preço referência, sobra justamente o preço original das aquisições…

        Era só eles responderem isso, por cota 😊

        Eles tem facilmente o montante investido em cada operação e o saldo residual ajustado pelas amortizações

        Curtido por 2 pessoas

      3. poise, nao tenho duvida que eles possuem essa informação. Eu tenho uma posicao muito pequena, mas estava pensando em aumentar a posição. Porém o relatório gerencial está pecando em nao informar esses 2 preços: marcação a mercado (que eles dizem que é o que está no relatório) e o real a receber. A marcação a mercado nao pode importar se o fundo pretende carregar os CRI’s até o final. Na verdade, ele só deveria marcar a mercado se o CRI foi classificado como ativo para venda. Enfim, estranho demais a marcação a mercado ser negativa nos ultimos 12 meses num ambiente de juros caindo.

        Curtido por 2 pessoas

      4. abrahao

        A norma da cvm manda eles atualizarem em base mensal, pois os saldos são corrigidos por juros e inflação, fora o recebimento dos pagamentos de renda e amortização recebidos.

        Meu ponto é que você fez uma pergunta simples e eles não souberam ou quiseram responder.

        Curtido por 1 pessoa

    2. Os juros subiram muito este ano, desde o início da pandemia.
      É só ver os preços e as taxas das “B”, em especial, das “B” longas!
      E são estes títulos que balizam os créditos privados análogos (ou seja, com juros + inflação).
      Nada a ver com Taxa Selic

      Curtir

    3. Pessoal,

      Novamente o RI do fundo trabalhando…demorou um pouco, mas esclareceu e ainda estudarão (ao menos foi dito) a sugestão dada 🙂

      “Referente ao Valor Patrimonial do Fundo, em situações normais ele é afetado apenas pela marcação a mercado realizada pelo custodiante Itaú, movimento normal de mercado. Recentemente algumas operações do Verità foram liquidadas antecipadamente (BRF em Jun/20, Rizzo, Tecnisa e Valle Loteamento em Ago/20, Ultra I, Ultra II e General Shopping em Set/20), o que fez com que a cota patrimonial sofresse algumas diminuições. Isso acontece porque o valor que o Devedor pré-pagou referente ao seu Saldo Devedor contratual (calculado conforme a documentação do CRI) não necessariamente é igual ao Saldo Devedor precificado pelo custodiante Itaú na carteira do fundo. Recebemos em caixa o Saldo Devedor contratual e a diferença foi absorvida pela cota patrimonial, ocasionando na sua diminuição.

      Referente ao Saldo Apresentado em nosso relatório, informamos apenas o Saldo da Marcação a Mercado do custodiante, que é o Saldo que os ativos estão precificados e que estão constando no balanço do fundo, mas realizamos gerencialmente o acompanhamento do Saldo Devedor do CRI calculado conforme sua emissão. Vamos levar em conta a sua sugestão de apresentarmos ambos os saldos e agradecemos o feedback” – RI VRTA

      Sigo bem tranquilo aqui. Diversificação, bom controle, bom RI e renda consistente.

      Valeu!!!

      Curtido por 8 pessoas

      1. É um fundo bom , contudo na atualidade temos outros de papel entregando rendimento bem melhor que ele e ainda com preço mais descontado.
        Outra coisa que mata nesse fundo é o tempo que eles estão levando para alocar o capital da ultima emissão , vem demorando bastante.
        Enfim é um fundo bom mas que demanda muita paciência do investidor.

        Curtido por 2 pessoas

Deixar mensagem para MarceloE Cancelar resposta