O Blog tem por objetivo compartilhar informação sobre Fundos Imobiliários (FIIs).
Trata-se de um espaço criado com a única finalidade de facilitar a troca de informações entre investidores e divulgar a existência de produtos, bem como suas características.
Buscamos manter elevados padrões de qualidade e um ambiente sadio.
Os comentários aqui publicados não constituem recomendação de compra ou venda de ativos; são opiniões divulgadas para incentivar o debate.
Não recomendo ou incentivo que sejam tomadas decisões sobre investimentos de qualquer tipo e não me responsabilizo por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
Não são desejados aqui:
- Assuntos não relacionados à FIIs
- Brigas e discussões ofensivas
- Reclamações recorrentes sem fundamento
- Propagandas de outros sites (direta ou indireta)
- Links Externos ao Blog, Emails, Telefones e Informações Pessoais de qualquer natureza.
- Valores financeiros operados ou quantidades que levem a isso; para sua segurança, use % e não $
O desrespeito à essa política de boa convivência e manutenção do foco dessa comunidade implicará em primeira ocorrência à advertência pública e à suspensão na reincidência.
Todos os comentários são registrados e seus originadores identificáveis, portanto responsáveis civil e criminalmente pelo conteúdo.
Reforço a necessidade de sempre checarmos as fontes para os fatos divulgados, especialmente quando este vier por meio de comentários dos diversos participantes deste meio.
Não temos vínculo com nenhuma gestora, corretora ou administradora e não somos comissionados.
Somos Apaixonados pelo que fazemos e o fazemos porque gostamos.
Temos a certeza de JUNTOS somos mais FORTES e por isso queremos vocês aqui, interagindo, opinando, conversando, se informando.
Ciente disso, todos os que participarem concordam com os termos dessa política e cedem o direito intelectual do conteúdo ao Blog.
para os que tem FII de agencias. Fechamento de 2mil agencias por ano nos EUA.. e crescendo. A 10 anos era justamente o inverso.
Tendência na eh diferente no brasil. Vi um gráfico recente comparando abertura de agencias com download de app de bancos.
Withdrawal symptoms
The closing of American bank branches
Banks have shuttered over 10,000 since the financial crisis
WINDSOR, a community of 6,200 people two hours outside Albany in New York state, offers many of the amenities commonly found in a small town, including a bakery, a car-repair outfit and several restaurants. There is just one thing missing: a bank. The town’s only financial institution, First Niagara Bank, shut its doors in October.
Towns like Windsor are becoming ever more common in America. Since the financial crisis, banks have closed over 10,000 branches, an average of three a day. In the first half of 2017 alone, a net 869 brick-and-mortar entities shut their doors, according to S&P Global Market Intelligence, a research firm. Some fret that branch closures risk turning poorer neighbourhoods into “banking deserts”, cut off from current accounts, loans and other basic services.
Not long ago, the notion that Americans might lack sufficient access to bank tellers would have seemed absurd. In the years leading up to the crisis, bricks-and-mortar branches grew by about 200 each month. By 2009, according to the World Bank, America had 35 branches for every 100,000 adults, twice as many as Germany. Since then, however, ultra-low interest rates and thickets of new regulations have squeezed bank profits. They have responded by trimming branches from a peak of about 100,000 to roughly 90,000.
Bank bosses maintain that they are “optimising” their branch networks to fit changing customer habits. But the cuts have not been made evenly. Data from the Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) show that the top fifth of all postal codes by household income lost around 3% of their branches between 2009 and 2016. During this period, the bottom fifth saw their branch numbers decline by 10%.
Community organisations worry that if branches continue to close in poor areas, many neighbourhoods could become reliant on payday lenders and cheque-cashing stores. In June the Federal Reserve Bank of St Louis estimated that there are now more than 1,100 banking deserts—defined as census areas at least ten miles from a bank—in America. That figure could easily double if small community banks continue to close. In May the National Community Reinvestment Coalition, a non-profit group, published a report showing that the number of banking deserts in rural areas has increased by 86 since the crisis.
The situation may be less dire than it seems. An analysis of FDIC data by The Economist shows that banking deserts, using the Fed’s definition, are home to just 1.7% of the population. For most of the country, banks are still within easy reach—typically just two miles away. Nine out of ten Americans live within five miles of a bank; half live within one mile.
Even if banks remain accessible to most, branch closures can take a heavy toll. “The loss of a bank has a significant impact on communities,” says James Chessen of the American Bankers Association. The cost is greatest for small businesses, which often lack audited financial statements and other information that can be analysed remotely. “At the local community level, so much of that business is driven by relationships,” says Chris Vanderpool of S&P Global Market Intelligence. “The farther out you are, the harder it is to manage those relationships.” A study in 2014 by Hoai-Luu Nguyen, now at the University of California, Berkeley, estimates that when branches close, new small-business lending falls by 13% in the surrounding area. In low-income neighbourhoods, such lending contracts by nearly 40%.
Even if financial regulation loosens and interest rates rise, branches are likely to thin further. JLL, a property firm, reckons that by 2027 the number of bricks-and-mortar branches could have declined by another 20%. The risk of widespread banking deserts may be a mirage. But small-business lending could still suffer.
CurtirCurtido por 6 pessoas
Muito sério e muito importante q se mantenha atento a isso aí quem investe em fiis e tem fiis de agências na carteira, não q se deve entrar em pânico, mas que analise uma possibilidade de isso pegar o investidor de surpresa, eu só entro com preços q tenha margem de segurança para q esses imóveis num futuro próximo sejam locados pelos preços de não agências, por que alugar pelos valores q os bancos estão pagando atualmente, esquece, então a conta é essa, por quanto vai alugar a medida q esses bancos fecharem às agências ou mesmo no caso deles virem a renovar o contrato em algumas q por ventura vir a permanecer no imóvel
CurtirCurtido por 3 pessoas
isso é um grande problema para o economia como um todo, pois muitos comercios sao atraidos justamente pela presença da agencia bancaria, que possuem muitos empregados. É uma simbiose. Isso pode levar a morte gradual e lenta de vários “centrinhos de bairros”. Outro ponto que ja foi comentado aqui é o fechamento de redes de supermercados e shoppings. Quando acontecer isso, realmente será um problema. Será o fim da era das lojas e o reino do mundo virtual. Mas acho que falta bastante tempo ainda.
CurtirCurtido por 6 pessoas
Sempre vão existir os locais de aglomeração 😆 Povo adora uma fila e lugar bombando gente para fora. Ser humano é coletivo por natureza.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não vejo um problema e sim a evolução. Melhores serviços, mais eficiente e mais baratos. Só não podemos utilizar os bancos como exemplo, pois é um cartel.
CurtirCurtir
Tenho conta no banco Sofisa onde tem boas LCI e LCA sempre.
Abri tudo online, transferência tudo online, vejo tudo online e não faço questão nenhuma de ir a uma agência.
BB só vou quando tenho que resolver problemas que não consigo pelo app.
É o futuro que chegou!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Atualização Semanal: 05/08/17
Edições de Hoje
Carteiras do Blog
Matrix dos FIIs
FII AnaliSYS
Tetzner Journal
Não é assinante? Peça já sua Edição Aqui!
Conteúdos Exclusivos de Assinantes dos Blog:
E mais, muito mais nos comentários dos amigos aos Textos, informação valiosa para ampliar o seu estudo e conhecimento.
Notícias da semana, você encontra aqui.
Produtos (Mensal/Semanal)
Serviços (Diário: Segunda à Sexta)
Serviços (Semanal: Sábado)
MEGA Combos (Produtos/Serviços/Livros)
Cursos
Livros
CurtirCurtir
Deixe seu palpite no blog, participe e ganhe prêmios!
https://tetzner.wordpress.com/walter-do-mercado
CurtirCurtir
Leitura para o fim de semana
Continuando a revelar os números do mercado norte americano de REITs
https://tetzner.wordpress.com/internacional
Fechamento do dia, Fatos relevantes, Agenda econômica e mais:
– Semanais IMOB, IFIX, BRCR11, BBPO11, KNCR11, jacaré, Aligátor, Gêmeos
– Destaque do Trix FIGS11, PQDP11, AGCX11 e muito mais
– IFIX – Mapeamento de Tendência julho/17
https://tetzner.wordpress.com/trix-report
Prêmio Walter do Mercado 2017 – IFIX : 2ª semana ago/17 (dia 11 – 131ª Edição)
Já está aberta a votação, não perca tempo vote djá !
https://tetzner.wordpress.com/walter-do-mercado
Prêmio Walter do Mercado
Parabéns ao campeão da semana Trix
CurtirCurtido por 1 pessoa
Prêmio Walter do Mercado 2017 – IFIX : 2ª semana ago/17 (dia 11 – 131ª Edição)
Ainda dá tempo de participar e concorrer ao prêmio semanal, não perca tempo vote djá !
https://tetzner.wordpress.com/walter-do-mercado
CurtirCurtir
Prêmio Walter do Mercado 2017 – IFIX : 2ª semana ago/17 (dia 11 – 131ª Edição)
Última chamada, votação encerra hoje às 17:00, não perca tempo vote djá !
https://tetzner.wordpress.com/walter-do-mercado
CurtirCurtir
https://tetzner.wordpress.com/depoimentos
Fica o Convite a todos para partilharem suas histórias lá 😀
CurtirCurtir
Incorporadoras vão priorizar Minha Casa Minha Vida nos próximos anos
06/08/2017 – Maria Cristina Frias
Os imóveis vendidos pelo programa MCMV (Minha Casa Minha Vida) seguirão como prioridade do setor imobiliário nos próximos anos, segundo empresas do setor.
Os projetos serão direcionados principalmente para as faixas 2 e 3, que são financiadas pelo FGTS e custam de R$ 180 mil a R$ 240 mil.
De janeiro a maio, foram lançadas 18.544 unidades no MCMV, contra 2.772 na categoria mais cara, segundo a Abrainc (associação que representa empresas do setor).
A Benx, incorporadora do grupo Bueno Netto, vai investir R$ 100 milhões em seu próximo lançamento na faixa 3 em São Paulo, diz o diretor-geral Luciano Amaral.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Dos seis terrenos comprados pela companhia para imóveis no ano que vem, quatro serão para o MCMV, afirma. “Ainda há um deficit imobiliário de 6 milhões de habitações, e as classes C e D representam 70% a 80% disso.”
A Cury, joint venture com a Cyrela, deverá lançar oito projetos até o fim do ano que vem, com a maioria das unidades enquadradas nas faixas 2 e 3 do MCMV.
“Com empreendimentos desvalorizados e juros altos, fica difícil fazer o cliente de alto e médio padrão tomar hoje uma decisão que durará 30 anos”, diz Leonardo Mesquita, diretor da empresa.
O nível maior de distratos em imóveis mais caros também levou construtoras a priorizarem o MCMV, diz Milton Bigucci, presidente da MBigucci, que atua na Grande São Paulo e que lançará quatro projetos até o fim de 2017.
CurtirCurtido por 3 pessoas
😃
CurtirCurtir
Com volta de imposto, LCI e LCA podem acabar
Cynthia Decloedt – Estadão
A ideia do governo de acabar com a isenção de Imposto de Renda para investimentos de pessoas físicas em letras de crédito rural e imobiliário (LCA e LCI) está gerando uma série de questionamentos no mercado.
A medida, que está sendo cogitada para elevar a arrecadação do governo em 2018, tem potencial para mexer com um mercado de cerca de R$ 360 bilhões hoje e pode extinguir os dois instrumentos, criados para fomentar o crédito nesses setores.
LCA e LCI são papéis de renda fixa que têm a vantagem para o poupador da isenção IR, no caso das pessoas físicas. As empresas já pagam 25% de IR nas aplicações.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não há informações, por enquanto, sobre como isso seria feito, mas já existem diversos questionamentos: o fim da isenção recairia sobre o estoque atual? Como seria financiado o setor imobiliário, por exemplo, com o estoque da poupança em rota decrescente?
No cenário em que o estoque seja afetado, a reação seria de saques para amenizar as perdas, uma vez que o IR incide sobre o rendimento, previu um especialista. Por consequência, afirma, haveria chance de um descasamento entre ativos e passivos dos bancos, que já emprestaram esses recursos.
Uma coisa é certa, na opinião de vários profissionais: as LCAs e as LCIs tendem a desaparecer, pois perderão eficiência aos bancos, uma vez que os recursos captados com a emissão desses papéis são direcionados, por lei, para o agronegócio e para o segmento imobiliário.
“Sem a isenção, esses papéis passam a ser iguais aos Certificados de Depósito Bancário (CDBs), que têm a vantagem de terem uso livre”, comentou outro profissional que também não quis se identificar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Investidor ainda não percebeu o fim do juro de 1% ao mês
“A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou as expectativas de que o juro básico Selic vai cair mais que o esperado inicialmente, superando o piso de 8% antes projetado pelos analistas do mercado para um percentual mais perto de 7% no fim deste ano.
Não há consenso, porém, se a taxa vai continuar nesse nível, já que 2018 será um ano tumultuado pela eleição presidencial e pela renovação de parte do Congresso, além de uma retomada da economia que pode pressionar a inflação.
Mas uma coisa parece definida: os juros de um dígito ao ano vieram para ficar.
Essa nova realidade ainda não está sendo percebida por boa parte dos investidores, que ainda sonha com juros de 1% ao mês, diz assessoria”
Concordam?
CurtirCurtido por 2 pessoas
Bom dia, colegas investidores
quase concordo hehehe.
Parece-me que pelas reformas já feitas e mudanças menores (no financiamento eleitoral, cláusula de barreira, teto de gastos, etc.) e pela própria lentidão e dificuldade do país em se desenvolver, este país pode seguir uma trilha * mais* responsável, ao menos o suficiente para que juros de 13%, 14% sejam eventos raríssimos. Claro, nenhum país bem estruturado está protegido de líderes loucos (não falo de um Lula, falo de um Maduro, por exemplo)
ademais, não querer fazer previsões de 50, 70 anos é disparate e, como todo mundo, estamos sujeitos a eventos imprevistos (um Bolsonaro eleito, uma guerra da Coréia e por aí vai)
Paulo
CurtirCurtido por 3 pessoas
Não concordo, primeiro por que como se diz sempre aqui no blog, aqui no bananal até o passa é incerto, prova disso é q no passado o povo achou q tinham perdido um salvador da pátria quando Aecio perdeu as eleições para a tia Dilma, hoje já sabemos q ele é pior ainda do q a tia… apenas um exemplo ok. Outra fator relevante sobre juros no Brasil eu resumo em uma só tacada, juros está ligado a questão da educação econômica e cultural do povo q Hbita o país onde o cidadão mora, quem faz a economia é o cidadão, produto subiu, não compra, procura alternativas, votar em políticos decentes também é importantíssimo, protesto também acho relevante embora isso também se faz através das urnas com o voto. Estou já surpreso por que Ainda não anteciparam as altas dos juros, pois dizem q o mercado antecipa tudo, p mim já tá na hora de antecipar juros altos, pois p mim isso é uma questão de tempo, principalmente no caso de se levar em conta quando anteciparam a queda dos juros, correto, isso foi a dois anos, será que os juros vão demorar tudo isso p voltar a subir novamente, se sim, será apenas por um motivo péssimo e não de glória a equipe econômica, pois se ele não subir será apenas pelo fato do desemprego se manter em alta e continuarmos com essa deflação devassadora a qual nos encontramos, e não por uma estabilização da economia, sinto muito mas essa é a grande verdade, não um grande péssimo, infelizmente
CurtirCurtido por 1 pessoa
*pessimismo
CurtirCurtido por 1 pessoa
É colegas, a única coisa certa por aqui é que vivemos em um momento de incertezas.
Aumento de impostos tem limite e o Brasil já ultrapassou essa linha faz tempo, enquanto o custo do governo não diminuir, estaremos fadados ao fracasso, se por um lado o governo precisa diminuir o tamanho da máquina (seus custos) por outro, a venda de ativos e desregulamentação poderá acirrar ainda mais diferenças sociais que poderão levar um “Maduro” ao poder.
Infelizmente, enquanto o País não aumentar o índice de poupança interna, estaremos condenados ao fracasso econômico, e pra que isso aconteça, o investimento em educação de qualidade é primordial.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Tenho opinião contrária. Os analistas ainda não perceberam que essas taxas são apenas temporárias. Divida pública crescendo a largos passos, levando ao aumento do risco e por consequência dos juros. É só olhar a relação entre nossa divida pública entre os créditos compromissados e não compromissados. Houve um crescimento substancial das primeiras, a taxa bem mais elevada e prazos mais curtos. Resumindo, o governo está tendo cada vez mais dificuldade em rolar a divida, nas taxas atuais. A questão é: isso é sustentável no longo prazo? Com possível redução da liquidez mundial e principalmente com piora da nossa divida? Enquanto uns vendem, estou de atento a uma oportunidade para migrar das ações para o DI futuro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pra mim qualquer coisa acima da poupança é lucro… no fim das contas o que vai fazer diferença é o aporte… mais vale 0,7% de 10.000 do que 1% de 2.000
CurtirCurtido por 4 pessoas
Falando em popança ela vem aí, se continuar assim ela vai virar vedete. Aquilo q disse logo acima, aqui tudo é incerto ou passageiro, veja q ninguém podia ouvir falar em poupança nos últimos anos, já agora já está nos radares como aplicação
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vide Mfii11 né hehehehehe
CurtirCurtir
Pessoal, estou procurando um novo fundo de Shoppings. Por enquanto tenho HGBS e PQDP. Poderia ate aplicar mais em PQDP mas estou achando caro. Alguma sugestão? Obrigado
CurtirCurtir
Meu caro, depende do teu objetivo. Vc já tem bons fundos. Se vc pretende entrar , com um porcentual menor, porém com aumento do seu dividend yield, sugeriria o FIGS11 . Só precisará ter um pouco de paciência pois o que há para evoluir ainda, provavelmente será lentamente.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Cuidado que este FII tem renda garantida e a Renda Real deve ser aproximadamente 60% da RMG
CurtirCurtido por 2 pessoas
Sem conselhos, às coisas vão ficar difíceis de agora em diante, sinceramente, vou citar um ditado muito antigo e já malhado ao longo dos séculos…..CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS de agora em diante ok…..na dúvida contradizendo o q eu disse põe a grana viva p corrigir o mais seguro possível e não arrisque nada… minha opinião. Opinião de quem anda na corda bamba e no fio da navalha todos os dias…..ressaltando apenas uma opinião isolada….
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigado telaoesom. Boa dica. Impressão que esse não eh para agora mas vou ficar de olho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Conejo… pelas minhas contas renda dos últimos 12 meses sobre preço se fechamento de sexta feira está dando um DY de 8.23% . Abs
CurtirCurtir
ali, ao meu ver o JRDM está com bom preço e bom DY. Visitei o shopping no começo do ano e gostei do que vi. vale uma participação na carteira. abs
CurtirCurtido por 4 pessoas
Mas a renda não está em torno de 0,5%?
CurtirCurtido por 1 pessoa
obrigado damaso. Boa dica. Vou olhar esse com mais atenção nos próximos dias.
CurtirCurtir
Dama,
fui logo ‘as contas e cheguei aos seguintes números:
JRDM última renda conhecida R$ 0,52 / ultima cotação R$ 86,90 = 0,52%
HGBS r$ 12,40/2.155,00 = 0,57%.
Mas você está certo: calculando pela média anual (há grande sazonalidade nos shoppings com meses de pico no verão), as contas mudam totalmente: 0,71% e 0,62% ou 8,5% e 7,5% a.a.
Para um período de inflação baixa efetivamente esses fundos podem ser um porto seguro como reserva de valor. Não vai enriquecer ninguém e para renda tem coisa melhor. Mas quem monta carteira visando o futuro realmente as dicas são pertinentes.
Em suma nossas contas estão certas mas as suas representam melhor a realidade do produto.
Vou repensar o assunto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Residências estudantis entram no radar de incorporadoras no País
Por estar vinculado à educação, mais resiliente a crises, segmento de locação para universitários tem sido aposta de investidores frente a ramos tradicionais do mercado imobiliário; nos EUA e na Europa, segmento tem fundos imobiliários exclusivos
Empreendimentos terão sala de estudos
Pouco explorado e quase desconhecido no Brasil, o segmento de residência estudantil começa a atrair investidores e, segundo analistas, deve se desenvolver de forma acelerada nos próximos anos no País.
Empresas do setor Brasil, planejam colocar à disposição de universitários pelo menos 6 mil camas até 2021.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Chamado no exterior de “student housing”, o segmento de locação para estudantes universitários é maduro nos Estados Unidos e na Europa – há inclusive fundos imobiliários exclusivos para o setor.
Como está vinculado à área de educação, mais resiliente a crises, o segmento tem sido uma aposta de investidores frente a ramos tradicionais do setor imobiliário.
Um levantamento da consultoria imobiliária JLL aponta que, apenas no Reino Unido (um dos mercados mais desenvolvidos da Europa), foram investidos n£ 3,2 bilhões ( R$ 12 bilhões) em 2016.
Não há pesquisas sobre “student housing” no Brasil, mas analistas dizem que o potencial é grande.
CurtirCurtido por 5 pessoas
CurtirCurtido por 3 pessoas
Nos EUA as universidades são concentradas em grandes centros e por isso é comum os estudantes se mudarem para perto das universidades, agora no Brasil com uma universidade em cada esquina não é comum essa mudança
CurtirCurtir
Ary AG com as consolidações no setor isso deve mudar
CurtirCurtir
“É inegável que há demanda. O segmento reúne um grupo (os estudantes) denso e com perfil muito parecido. Vai ter um momento em que o setor vai explodir, só não sei dizer quando será”, afirma o vice-presidente de investimentos da gestora HSI, Diogo Bustani, que tem estudado o potencial da área no Brasil.
“Temos de entender ainda quanto podemos cobrar, qual o custo e quanto tempo levará para que os empreendimentos sejam ocupados.”
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uliving Brasil, de Bonadona, tem por meta oferecer 3,5 mil camas em 5 anos
CurtirCurtir
Acho que o EAD vai comer a explosão disso. Acho.
CurtirCurtir
Absorve parcialmente Ricardong, mas não elimina
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem limitação para EAD também… nem todo curso dá para fazer a distância
CurtirCurtir
Acho que a tendencia do futuro é EAD e campus menores.
Os grandes campus vao continuar abertos, só irão perder aluno. Os públicos , meu palpite que mais 1 década, as graduações diminuem bastante.
CurtirCurtir
Ricardong acho que entra na mesma discussão das agências 😂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vai diminuir com EAD a necessidade de grandes espaços, mas continua existindo a estrutura base.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tetzner,
E não entra. Eu mudei de opinião nas agencias.
Negocios como o banco inter irão diminuir muito a qtd delas. Eu nao tenho mais FII de agencia por causa disso.
Hj eu só compraria o BBRC e o Agcx . Mas nao nesses preços.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Muita gente mudou Ricardong e a discussão sempre foi polêmica. Mas alguém tem de puxar neh rs 😊
CurtirCurtido por 1 pessoa
A Uliving Brasil é pioneira em São Paulo, onde tem 138 camas em operação (na capital e em Sorocaba) e deverá oferecer mais 303 até o fim do ano.
A empresa tem como meta atingir 3,5 mil camas em cinco anos, um projeto que demandará aporte de R$ 100 milhões.
Para alcançar o objetivo, a Uliving montou um conselho de administração, do qual faz parte Roland de Bonadona, ex-presidente da rede hoteleira Accor na América do Sul.
CurtirCurtir
Interior?
100 milhas??
humm
precisando de um parceiro aí? rsrsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho filha, genro e sobrinhos em faculdade federal. Posso garantir que não é só dormitórios que é importante para esses jovens. Pais querem saber da segurança dos seus filhos, roupa lavada, comida, e uma série de serviços que podem ser agregados.
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Há uma demanda latente no País e a participação das residências é quase inexistente. Quando começamos na hotelaria econômica (com a Accor), também era assim. Pensei: ‘quem sabe a história se repete’. Agora precisamos desenvolver uma maneira local, brasileira, de operar”, diz Bonadona.
A Uliving estuda instalar unidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, além de São Paulo, de acordo com o diretor de operações, Celso Martineli. Até o ano passado, a empresa vinha trabalhando em parceria com a incorporadora Mitre Realty.
As duas companhias, no entanto, separaram seus projetos e, agora, a Mitre projeta colocar no mercado outras 2,5 mil camas em quatro anos, com investimento de R$ 320 milhões.
CurtirCurtir
Para Fabricio Mitre, sócio da empresa, a crise do setor imobiliário fez com que as incorporadoras buscassem oferecer produtos diferentes, e a redução da taxa de juros torna o momento ideal para investimentos em residenciais para renda.
A Mitre fechou parceria com a Readstone, que opera 13 mil camas para estudantes nos EUA e deverá ficar responsável pela administração dos empreendimentos no Brasil.
A incorporadora Vitacon é outra que desenvolve projeto semelhante em São Paulo.
A empresa instalará um residencial próximo à ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
CurtirCurtir
Diferente de suas concorrentes, a Vitacon optou por permitir que não estudantes também aluguem os apartamentos.
“Ter pessoas de diferentes perfis morando aumenta nossa chance de sucesso. Acredito que seja preciso uma fase de transição para tornar o prédio exclusivo a estudantes. Agora, pode não ter demanda suficiente”, diz Alexandre Frankel, presidente da Vitacon.
Preços. A Mitre estima que o aluguel do apartamento (que inclui o condomínio) para um estudante em seu primeiro empreendimento custará R$ 2.600.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quem já foi estudante, vindo de outra região, sabe o diferencial que esse tipo de projeto tem…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Talvez aqui esteja o problema.
O região da av. Paulista até a estação Conceição do metrô tem sido alugada por estudantes (acesso ao metrô e toda infraestrutura de um bairro desenvolvido). Com o aluguel de 2.000,00 a 2600,00 com 2 quartos que dá para dividir com outro estudante.
Na minha opinião, o aluguel tem que ser em conta e vender serviços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já a região da Usp eu acho bem carente. Os estudantes ficam espalhados por vários bairros da região
CurtirCurtido por 1 pessoa
Way Park, do MFII, perto da UF de Santo André, VENDE apto. de 2 dorm., suíte sala coz. Piscina salão de festas etc. Com prestação de $3000/m quase igual ao valor do aluguel mencionado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem competitivo, com a diferença que ao final o imóvel é seu rs
CurtirCurtir
E ainda pode alugar para colegas selecionados, iniciando aprendizagem em investimentos junto com carreira profissional. ….
CurtirCurtido por 1 pessoa
Padre gostei do comentário de alugar para o coleguinha. rs
Mas, estou falando de uma linha reta do metrô ( av. Paulista até conceicao) . Da uma olhada no m3 da vl. Mariana por ex.
Sim, tem muitos jovens como disse a reportagem do ceo da Mercedes que não se interessam por carros.
Eu não sei da uf de Santo André. Mas, na usp o pessoal que chega de outro estado ou da interior tem dificuldade de ter com quem dividir apartamentos
CurtirCurtir
Segundo Fabricio Mitre, o valor é semelhante ao aluguel e condomínio de um apartamento de um dormitório na mesma região onde o empreendimento será construído. O executivo ressalta ainda que os imóveis são mobiliados e que o prédio terá sala de estudos, academia e piscina.
No residencial da Uliving que já está em operação, uma suíte individual custa R$ 2,1 mil por mês, incluindo luz, água, internet e limpeza a cada 15 dias. A cozinha é compartilhada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
R$ 2,1 K ? Por cerca de 1,2 K consegue coisa boa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
é um projeto com ticket médio bem elevado para quem vai participar da incorporação 🙂
eu chutaria algo como uns 55 milhões mais ou menos kkk
será?
CurtirCurtir
Com esse ticket só vai funcionar em grandes cidades e próximo a algumas Universidades (Insper, Espn,como mencionado, Mackenzie, FGV, etc).
Neste “filão”, aparentemente, não tem crise. Dos imóveis que tenho, os que têm este perfil, ficam muito pouco tempo vagos…Mas tem seus problemas também.
CurtirCurtido por 3 pessoas
MarcosC
ajuda a gente no estudo!
quais as adversidades desse segmento? 🙂
CurtirCurtir
Será que algum dos “hipoteticos” do MFII não se referem a isto não? 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Será?! Uia! rs
CurtirCurtir
Vejo potencial próximo a universidade pública e de preferencia em grandes centros. Mas nesses locais, creio que já exista oferta. Já perto de universidades privadas, os 50% de inadimplência do FIES assustam.
CurtirCurtir
Hennan acho que confunde os públicos…
CurtirCurtir
Tetzner,
– Problemas frequentes com os condomínios;
– O Locatário não é o morador. Em geral é o pai de um dos inquilinos. Dificuldades de comunicação e na resolução de problemas;
– Problemas nos pagamentos de despesas de responsabilidade do Locatário ( IPTU, condomínio, etc). (optei por incluir o valor no aluguel);
– Certa desvalorização do imóvel;
Instabilidade de alguns locatários (saída de “sublocatarios” no meio do contrato);
– Razoável competição de imóveis.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Era o que eu imaginava MarcosC e você mostrou a solução mais adequada
CurtirCurtir
Não entendi Tetzner. São imóveis para um público de classe média e média alta, que geralmente se concentra em universidades públicas. Fora que ainda poderia atingir médicos residentes e profissionais em especialização.
CurtirCurtir
Hennan minha referência ou ponderação foi essa mesmo, classe média e alta, onde entra também as particulares. Não só Estudantes mas profissionais mesmo pela localização e facilidades.
CurtirCurtir
Avisa o pessoal do mfii – novo mercado e extremamente promissor.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Boa ideia. Um mercado interessante para o MFII11
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tetzner, não acho mais o blog de multimercados…. qual o caminho ??
CurtirCurtir
http://tetznerinvest.wordpress.com
No Menu Aí em cima 🙂
CurtirCurtir
https://tetzner.wordpress.com/depoimentos
Fica o Convite a todos para partilharem suas histórias lá 😀
Feito Fábio 🙂
CurtirCurtir
o interessante se não me engano é que abriu ontem dia 3 a 110, ou seja, deu indicios que começaria a corrigir desde dia 1/08 e depois despencou num dia só e na abertura… achei estranho ser na abertura. nehuma noticia entre dia 2 e 3 para isso acontecer. unico fato é que detentores de cota fechamento dia 2 teriam direito à subscrição. vai ver que foi isso. no di 3 não tinha comprador….
CurtirCurtir
Pessoal, veio dar meu depoimento de quem investe em Fii ha 4 anos. Procurei montar uma carteira bem diversificada, so comprando quando acredita no potencial do empreendimento. Há pouco mais de 1 ano fiquei desempregado. E digo que minha carteira de Fii já me ajuda a pagar as contas. Quando fiquei desempregado, minha carteira estava em torno de -20% negativa, comparado ao preço de compra. Hoje está em +20% e esse ano comecei a sacar os rendimentos.
A dica que eu posso dar é sair dessa neura de querer girar a carteira. Aqui no blog mesmo, quando houve panico no SDIL a maioria tacou pedra e so veio com noticia ruim. Alguns dias depois o preço estava o mesmo. Eu emocionado com os comentarios aqui no blog, vendi esse fundo no maior prejuizo. Maior arrependimento.
Enfim, uma carteira bem diversificada, salva. PQDP ja me deu mais de 100%, fora os rendimentos. Um ganha muito, outro perde muito, na media sobe.
Muito dificil usar analise tecnica nesses ativos, pois a liquidez é bem restrita. Acho uma otima ferramenta para uma aposentadoria. Eu nao pago INSS e nem pretendo, enquanto desempregado e autonomo. Prefiro comprar cotas.
A previdencia uma hora chegará ao colapso. Nossos pais e avós ainda desfrutam disso e talvez alguns vizinhos. Mas o tempo está contado. O dinheiro tem que ir para onde há valor, onde possa resultar trabalho. Com isso Fii e açoes, sao otimos.
CurtirCurtido por 25 pessoas
Bela iniciativa abrahao! 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas
Grande relato Abrahão.
Parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Seu exemplo mostra como não existe uma receita para investir. Eu já tenho um pensamento totalmente diferente, abomino diversificação e buy and hold. Entendo quem faz e porque faz, só não concordo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tá todo mundo 😌
CurtirCurtir
Hennan, nao sei quanto tempo vc investe e nem quanto tempo dedica aos investimentos. O que eu percebi ao longo de 16 anos acompanhando o mercado é que absolutamente ninguem (exceto aqueles detentores de informações privilegiadas) sabe qual ativo vai valorizar mais ou desvalorizar. É claro que com alguma analise dos dados é possível verificar qual ativo possui mais valor que outro, baseado na localizacao do imovel, padrao construtivo, crescimento da regiao e pulverizacao dos inquilinos. Mesmo assim, grandes ativos irão sucumbir. PQDP chegou a cair 50% de valor na época das obras. FPAB 30%. Um investidor que coloca tudo em 2 ou 4 ativos, se for um investidor comum, que ainda tem que trabalhar para viver, que sua renda passiva é pequena, ou que embora viva de renda passiva, ela nao é 10x superior aos seus gastos, terá sérios problemas psicologicos nesse cenário e acabará por vender no fundo. Nunca gostei de diversificação também. Mas o tempo me ensinou a ser paciente com investimentos e o que importa é a consistencia a longo prazo e não grandes oscilações rápidas.
Como voce disse, nao existe certo ou errado para investir, mas nao conheco ninguem que tenha adquirido independencia financeira fazendo ganhos certeiros. Conheco pessoas que ganharam dinheiro para comprar o carro, mobiliar a casa, dar uma festa, numa tacada de sorte. Mas o longo prazo é cruel. No longo prazo até os bons investidores viram analistas, pq descobrem que nao conseguem pagar as contas fazendo acertos pontuais. E o povao que trabalha, o mais fácil é diversificar: renda fixa (tesouro, cdb, LC), Fii ( minimo de 10), ações (minimo de 10), imoveis (minimo 2un de quarto e sala), dinheiro em caixa entre 3 a 6 meses de gastos.
Com isso a pessoa vive tranquila e vai com ctz ser milionária antes dos 50 anos se nao levar grandes tombos na vida profissional.
Hoje eu ja consigo pagar 100% das minhas despesas de sobrevivencia com renda passiva, ou seja, eu adquiri a independencia financeira e com apenas 33 anos. Eu me sinto realizado como ser humano.
CurtirCurtido por 11 pessoas
Prezado Hennan, concordo contigo sobre não generalizar. Fiquei curioso em conhecer o seu racional por trás de abominar diversificação e buy and hold. Qual o seu operacional? investe todo o patrimônio num ativo só e troca com certa frequência?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente nenhum investidor normal sabe o que vai cair ou subir e quanto, o que podemos fazer é confiar nos nossos estudos. Lógico que não compro apenas um ativo, mas mantenho minha carteira bem pequena, de forma que me permita entender o negocio em que invisto e acompanhar a dinâmica do seu mercado. Procuro comprar ativos que considero descontados e faço entradas parciais próximo a suportes gráficos. Da mesma forma que faço redução parcial quando os mesmo valorizaram acima do que acredito, em resistências gráficas. É evidente que erro, mas no meu histórico, os acertos compensam bem mais que o custo dos erros. Evidente que precisa ter sangue frio, tempo e gostar disso.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Hennan Santos,
Poderia dizer a quanto tempo voce utiliza esta estratégia? Neste quesito, o histórico de anos é bem util para avaliarmos.
CurtirCurtir
4 anos. Ainda no começo, mas já juntei 27,5% do meu objetivo. Quero me aposentar daqui a 8 ou 9.
CurtirCurtir
abrahao
Parabéns pelo seu relato e que bom que você achou o seu caminho nos FII. No entanto, existem diversas formas de investimento e de se investir. Não há certo ou errado. Siga a fórmula que mais se adapta ao seu perfil.
E fica aqui a lição não ir na cola dos outros. O que é bom para um, pode não ser bom para outro.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Esse é o caminho certo. Devo investir há um pouco mais tempo que você mas a lição que recebi foi a mesma, no começo caímos nessa de vender no fundo e vemos como não dá pra querer ser mais inteligente que o mercado e ficar girando patrimônio. Que no fim, o verdadeiro ganho disso é ter uma reserva para momentos difíceis e tentar aos poucos construir um patrimônio real, sem muita especulação, com calma.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Abrahao;
Antes de mais nada, muito bacana vê-lo postando por aqui de novo.
Mais legal ainda é ver um relato tão franco e equilibrado quanto o seu.
Meus sinceros parabéns!
E sobre a questão profissional que citou, tenha a convicção que você irá passar por esta fase em muito melhor forma e desta sairá mais forte porque seguiu seu plano e suas convicções advindas do aprendizado.
Só por isto, já és um vencedor!
Sds.
CurtirCurtido por 6 pessoas
Inspirador, abrahao!
Tetzner, acho que caberia criar um espaço aqui no blog apenas para os testemunhos de vida, historias como as do amigo abrahao. De vez em quando lemos os amigos aqui, vários compartilham suas histórias, mas isso acaba sumindo depois. Se pudesse ficar reunido num só lugar, seria bacana. Ficaria como uma galeria pro pessoal se inspirar e, por que não, se animar. Ver que é possível. Fica uma sugestão…..
CurtirCurtido por 3 pessoas
Para driblar a crise, hotéis do Rio miram no público da cidade
Daniel Brunet
Novotel vai levar seu bar de drinques para evento de foodtruck
Por causa da crise hoteleira, os hoteis do Rio se esforçam para atrair… os cariocas, seja para hospedagens curtas, um dia na piscina ou seus restaurantes.
No próximo sábado, veja só, o Circuito Interno, evento de foodtruck e cervejas artesanais, na Antiga Fábrica da Bhering, no Rio, terá a participação do Novotel.
A turma vai instalar lá um bar de coquetéis.
CurtirCurtir
Mais uma loja da Rua da Carioca não resiste à pressão do Opportunity e fecha
by Ancelmo Gois
A Carioca agoniza
Mais uma loja da vetusta Rua da Carioca não resistiu à pressão do Opportunity, o fundo de investimento do banco de Daniel Dantas que, em 2012, comprou uma porção de lojas e, desde então, vem aumentando o valor dos aluguéis.
Desta vez, foi o restaurante Cataroca, no nº 47, que não aguentou pagar R$ 20 mil por mês e fechou, em 31 de julho. Também no lado ímpar da Carioca, outras duas lojas caminham para o mesmo fim: uma de equipamentos sonoros e a Mariu’s, fundada nos anos 1970, de artigos esportivos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mano, a saída é o BICHO : jogo legal. ..
CurtirCurtido por 1 pessoa
pelo que eu soube… estão forçando o aumento do aluguel pra limpar o quarteirão…
CurtirCurtir
Jogo Legal é solução para todo Rio.
CurtirCurtir
Limpar em qual sentido?
O fundo Opportunity pretende fazer algum projeto megalomaníaco na região?
CurtirCurtir
estão comprando a quadra, tirando os inquilinos por revisional
deve vir algum projeto
o Ricardong que está mais a par da coisa
CurtirCurtir
Não tenho nenhuma duvida, há muito tempo estão comprando toda aquela área e arrumando jeito legal de retirar os inquilinos, com certeza possuem grande projeto para esta área e……grandes lucros…
CurtirCurtir
Vai começar a batalha… que a força esteja conosco!
Jedis… a seus postos 😀
CurtirCurtido por 5 pessoas
Round 1
CurtirCurtido por 2 pessoas
Pessoal entregando o ouro para o bandido no book.
tsc, tsc, tsc
CurtirCurtido por 4 pessoas
Por outro lado, descobriram que BBFI11B existe. 6% hoje. Pena que não deu tempo de comprar toda a posição.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Hennan
Culpa sua!
Foi falar aqui antes kkk
😀
CurtirCurtir
Pelo visto o pessoal anda ligado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
😉
A Maior, mais Bem Informada e Ativa comunidade 100% FII
CurtirCurtido por 1 pessoa
Corrida dos ratos…
CurtirCurtido por 1 pessoa
🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑
CurtirCurtido por 1 pessoa
o Império sendo rechaçado…
CurtirCurtido por 1 pessoa
… e fazendo a alegria do povo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
não pode baixar a guarda um minutinho que os Sith´s atacam…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que loucura é essa, chefe?
Não entendi. Mas quero saber se posso participar. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ontem o Império declarou guerra
https://tetzner.wordpress.com/2016/09/21/mfii11-merito-desenvolvimento-imobiliario-i-fii/comment-page-18/#comment-257419
CurtirCurtido por 1 pessoa
ROBERTO disse:
quinta-feira, 03 agosto, 2017 às 17:09
Analista acabou de enviar um email a todos os assinantes que são detentores das cotas do MFII11 para venderem imediatamente ao preço de 111. Segundo ele, estaria havendo uma redução drástica de caixa do fundo nos últimos meses que faz o fundo ficar dependente do sucesso da nova subscrição para manter os níveis atuais de rendimento. Além de queda nas vendas dos imoveis do fundo.
Sei q o pessoal não gosta muito de ficar falando deles, mas diante do numero de assinantes q eles tem e consequentemente da capacidade de influenciar o mercado, acho importante colocar essa noticia aqui a título de informação pelo menos.
O q me chamou a atenção é q esse tipo de chamada não é comum por parte deles, ainda mais de um fii q não faz parte da carteira deles.
Eles estão em guerra com o mfii11?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tetzner disse:
quinta-feira, 03 agosto, 2017 às 17:10
Que a força esteja conosco 😀
CurtirCurtir
Jedis a seus postos de batalha!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu pelo Aviso! demorei para entender.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Outch! Mayday, Mayday !
CurtirCurtir
Uhuuuuu 😀
CurtirCurtir
Essa turma joga pesado.
CurtirCurtido por 2 pessoas
A cobra vai fumar…
A luta das galáxias…
Os pirarucus se acham…
Canhões a postos!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pessoal,
estou começando agora no FII e li o que voces escreveram ontem, mas poderiam me ajudar.
agora o mfii11 está em R$110,50. Este valor ainda vai cair mais ou já é uma boa entrada.
Pelo que entendi a subscrição é 106,00 a mercado deve chegar próximo a isso ou este valor atual já é bom.
Espero aprender muito com voces até pq como disse estou começando o $$ é pouco heheh..
Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Igor não tem uma pergunta mais fácil kkk, faz outra aí,kk mas falando sério tudo é possível, se vc não tem cotas dele Ainda e deseja entrar no fii, considere a hipótese de vc ir comprando aos poucos, comprando aos poucos vc faz um preço medi legal nesse fii na minha opinião, então seria um pouco agora, talvez pode até ceder um pouco mais aí vc compra mais um cadinho e por fim se der uma leve alta mais p frente e não ceder mais vc compra mais um pouco, tem tempo Ainda pois o período de emissão é longo, ao meu ver não precisa pressa e nem pagar caro, o resto vali tudo… MINHA OPINIÃO 👌
CurtirCurtido por 3 pessoas
Igor
a subscrição a 106 é apenas para quem já era cotista na data de 02/08
novas ou adicionais cotas, a oferta será a 110 na sequência
CurtirCurtir
Igor, descobrir para qual preço irá, é difícil dizer. Como será vendido na oferta pública a 110, é esperado que caia até 110 a mercado. Depois disso pode subir, pode cair, difícil prever. O importante ao meu ver é estudar o fundo, ler informes, assistir as entrevistas que o Tetzner fez com o gestor e se gostar das perspectivas, ai sim investir. Se o investimento for bom, será bom a 106, 110, 115…e a recíproca também é verdadeira.
CurtirCurtido por 5 pessoas
Silêncio no Império… aprontando alguma estar…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entendi, obrigado pela ajuda.
CurtirCurtir
Pessoal, brincadeiras à parte, vamos ser bem honestos:
Alguém acha mesmo que tem alguma casa ou outro blog que seja melhor e mais informado que o Tetzner em termos de FIis?
Já observaram que essa casa famosa fez um monte de barbeiragens em série?
Viram a m***a que fizeram indicando outro FII há pouco tempo? O Analista teve que ser retirado do setor de FII.
Então, ficar prestando atenção em casa que dá muito mais bola fora do que acerta, fica difícil.
A não ser que tenha gente aqui que acredite em coelhinhos da páscoa, papai Noel e ganhos de 1000% ao ano (como promete um dos produtos deles), acho que é o tipo da coisa que não deveríamos prestar atenção.
Não adianta apenas “desbancarizar”, tem que “dessardinhar”.
Saudações.
CurtirCurtido por 3 pessoas
leoctba
vou repetir o que disse ontem:
Tetzner disse:
quinta-feira, 03 agosto, 2017 às 19:36
Deut
nem eu e nem o blog temos nada, absolutamente nada contra qualquer analista
nosso foco aqui é ajudar os investidores a tomar decisão segundo o seu próprio juízo de valor e não porque A ou B mandou comprar ou vender
CurtirCurtido por 1 pessoa
Silêncio no Império… aprontando alguma estar…
kkkkkk
leoctba, você já percebeu que analista de FII ali não dura seis meses? Falando nisso por onde anda a Paquita. Pelo menos a foto dela deixava o relatório mais bonito.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Irrrraaaaaaa
CurtirCurtido por 1 pessoa
pensei que tinha aberto o blog errado kkkkkkk só faltou o trailer do novo filme kkkkkk
ow Tetzner, sabe onde posso assistir o novo filme no fim do ano? naquele mesmo empreendimento onde compro refrigerante de cola kkkkkk
CurtirCurtir
Opa!! Aí sim hein kkk
A guerra está “bruta” … Quase R$ 1 Milhão em volume e ainda tem tempo de batalha!
Que a força continue conosco 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sentindo um abalo na força…
CurtirCurtir
Lord Sith testando a frota Jedi…
CurtirCurtir
Final Round!
CurtirCurtir
We Win!
CurtirCurtir
o império está sempre nas sombras… a espreita…
estejam alertas Jedis! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
CurtirCurtir
CurtirCurtir
CurtirCurtido por 1 pessoa
CurtirCurtir
Bom dia, galera. Apos anos de ausência, voltei aos FII, he, he, bah, eu tinha uns 5 na carteira, apenas o AEFI aumentou de valor, KKK, o PRSV então nem comento. Vamos ver, aproveitei o preço e recomecei com o MFII11. Um grande abraco a todos.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Achei boa aposta, esse fii vale por 2 kk. Se puder tiopatinhasfii quais eram os outros fii q tinhas adormecido na carteira? Abs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola, Interceptorfii19.
Bah, vi que iniciou-se um canal de “Depoimentos” no grupo. Muito massa. Parabéns pela iniciativa.
Respondendo ‘a pergunta, minhas joias da coroa eram:
AEFI
FIGS
RNGO
RBGS
BRCR
PRSV
Ja vendi tres deles (com lucro). Com o dinheiro estou comprando os outros, diluindo o preço médio.
Cara, eu nao quero influenciar ninguém no jeito de investir. DE FORMA ALGUMA.
E embora sei que vou receber pedrada de uns, hehe, olha, DESCONFIE de quem esta pagando muito ao mes.
Sao raras as empresas com crescimento sustentáveis. quando vejo os gráficos do MFII, ai meu Deus, parece uma pirâmide, de captar fundos novos para pagar rendimentos. Eles ainda estao em meu purgatório, nao tenho opinião formada final deles. Mas sim, comprei, ao menos a médio prazo acredito que valha a pena. Mas seria para o meu plano de aposentadoria ? Nao. Uma AEFI seria ? sim.
No meu processo de decisão de um FII, após estudar os FII e LER MUITO O TETZNER, hehe, a finaleira sempre foi o valor do fundoXpatrimonio, ai na pior das hipóteses, na teoria, com fundo falindo, vendendo os ativos e confusão, sobraria no mínimo o investimento inicial. Estudar. Acompanhar. Rendimento mensal. Valor PatrimonialXpreco nominal.
Uma coisa que comecei a praticar neste hiato meu, de FII, foi fazer short na bovespa. Achei bem interessante. Me salvou algumas noites de sono, heheheh tipo, deu noticia ruim pro JBS, da-le short, e assim foi.
Espero ter mais tempo para voltar a este grupo.
Nao existe outro igual na internet. O pessoal aqui se ajuda, sem egoísmo.
Abraco, Tp.
CurtirCurtir
Ah, com as minhas joias da coroa mencionadas ali, eu pagava mensalmente minha universidade. Deu certo. Por 5 anos nao precisei me preocupar com a mensalidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tio Patinhas,
Excelente seu post, muito útil e claro.
Tb gosto do AEFI!
Abraço
CurtirCurtir
Eu sei que uma coisa é uma coisa é coisa é outra coisa é outra coisa! Mas qual a vantagem de fundos de papel que seguem o CDI, sobre fundos que tem um fixo mas algum índice! Oque eu quero dizer é que a Selic é lenta, tanto na subida quanto na descida, enquanto esses índices de preços vai atualizando mais rápido.
O caso mais prático é os kinea, KNIP e KNCR, supondo que os dois tivessem o mesmo tamanho e diversificação, o KNIP seria mais vantajoso, ou não?
Oque acham?
CurtirCurtido por 2 pessoas
Zeitona;
É o famoso “depende”.
Num cenário de inflação alta, o nível dos juros médios travados nos CRIs que compõem o KNIP determinam o tamanho do retorno real auferido.
Já num cenário de inflação baixa ou deflacionário, e com um Bacen mais ortodoxo na condução da política macroeconômica, o gap observado entre os juros e a inflação conjunturais podem ser bem expressivos.
Importante lembrar da diferença entre retorno nominal e real. Foco no segundo.
A melhor saída é mesclar fundos na carteira, objetivando uma melhor proteção às adversidades típicas de nossa Economia.
Sds.
CurtirCurtido por 8 pessoas
Qual é o seu objetivo?
Essa é a questão que você precisa responder primeiro, antes de saber conceituar o melhor.
Normalmente o que se busca em FIIs de Papel é o Prêmio+Inflação com Isenção do IR, o que não temos na Renda Fixa.
Se teu objetivo é concorrer com o CDI, com um fundo atrelado a ele vai ter maior aderência; já num fundo de inflação não (tanto para mais quanto para menos).
CurtirCurtido por 4 pessoas
Embora as explicações acima já tenham dito tudo eu farei mais uma comparação.
É como você comparar TD com uma taxa fixa e outra com taxa que flutua. Se a taxa for fixada lá no alto e os juros estão caindo, aí você se deu bem. Mas o contrário seria um desastre. Já aquele que flutua pode ser bom como garantia de que num futuro próximo o CDI subirá.
Em resumo. Ambos se complementam numa estratégia diversificada.
CurtirCurtido por 7 pessoas