430 comentários em “VILG11 – Vinci Logística FII”

  1. L’Oréal anuncia novo desenho logístico para operações no Brasil. A Troca do galpão deve impactar o FII VILG11.

    A L’Oréal anunciou, em entrevista ao Valor Econômico, um novo desenho logístico para suas operações no Brasil. A fabricante francesa de cosméticos mudou seu centro de distribuição da região metropolitana do Rio de Janeiro para Jarinu, município a 75 km da cidade de São Paulo.

    Com a mudança, a empresa deixou para trás um galpão de 40 mil metros quadrados em Duque de Caxias (RJ), que pertence ao fundo imobiliário Vinci Logística (VILG11), e assumiu um imóvel de 62,5 mil metros quadrados, pertencente à BR Properties.

    Além do ganho de espaço, o novo armazém da companhia está mais próximo da fábrica, que fica em Osasco, na grande São Paulo.

    “Esse projeto é muito estratégico. Fizemos um mapeamento da concentração geográfica do nosso faturamento e aonde estávamos crescendo”, disse Jeferson Fernandes, diretor de operações da L’Oréal, ao Valor Econômico.

    Saída da L’Oréal deve impactar Vinci Logística
    A saída da L’Oréal da carteira de inquilinos do fundo imobiliário Vinci Logística (VILG11) não é uma novidade. Em outubro de 2021, o próprio fundo informou que a empresa francesa deixaria o espaço de 40 mil metros quadrados em Duque de Caxias (RJ).

    De lá para cá, a L’Oréal, que representa 6% da receita do fundo, vem cumprindo o aviso prévio de 12 meses, que, segundo a consultoria Siila, deve acabar em setembro deste ano.

    Além disso, a rescisão antecipada do contrato acarreta multa de 6 meses proporcionais, que será paga no momento da desocupação, informou o fundo em relatório gerencial.

    O fundo disse também que durante o período de aviso prévio, não haverá impacto financeiro aos cotistas, porém, a dois mesmo do término do período, outro inquilino não foi encontrado.”

    Fonte: Site L’Oréal / Valor Econômico.

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    1. Realmente é um impacto significativo. Eu não tenho a mínima ideia se faltam galpões logísticos nessa região de Duque de Caxias. Seria bacana o VILG11 mostrar as perspectivas que basearam a aquisição desse galpão e os esforços para adquirir um novo inquilino.

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      1. Diria que o mercado de galpões logísticos na RMRJ está “bom”, com uns 12% de vacância.
        Mas também depende da qualidade do ativo.
        Na empresa trabalhei, no passado distante, em SJM (Via Dutra), estão trabalhando uma grande área para construção de um complexo logístico. Dizem que é um BTS da Amzo.

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  2. Empresa Vinci Partners compra porto particular de Pontal do Paraná

    Terminal pertencia ao grupo JCR, do empresário João Carlos Ribeiro. O valor negociado não foi revelado. Empresa pretende transformar espaço em um dos terminais de contêineres mais modernos da América do Sul.

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    1. A empresa Vinci Partners anunciou nesta quinta-feira (6) a compra do terminal Porto Pontal, em Pontal do Paraná, no litoral do estado, que pertencia ao grupo JCR Administração e Participações S.A, do empresário João Carlos Ribeiro. O valor negociado não foi revelado.

      Com a operação, a empresa afirmou que irá desenvolver o projeto que exige entre R$ 2,5 e R$ 3 bilhões de investimentos na implementação do plano completo. A Vinci Partners pretende transformar o espaço em um dos terminais de contêineres mais modernos da América do Sul.

      Conforme a empresa, o fechamento da transação depende das aprovações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

      A Vinci informou que essa compra é o primeiro investimento realizado dentro da estratégia de transporte e logística por meio da área de infraestrutura da empresa.

      No segmento portuário, a estratégia engloba investimentos em terminais e em autoridades portuárias, atualmente em processos de desestatização.

      “Com capacidade anual para movimentar até 3 milhões de TEUS (contêiner de 20 pés), nosso objetivo é fazer do Porto Pontal o maior e mais eficiente terminal de contêineres do país. Desenvolveremos todo o projeto que, após finalizado, impactará positivamente toda a atividade econômica da região de Pontal do Paraná, bem como gerará benefícios sustentáveis para todo o estado”, afirma José Guilherme Souza, sócio da Vinci Partners e head da área de infraestrutura da companhia.

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    2. Projeto da Faixa de Infraestrutura
      Um dos pontos que há anos é debatido em relação ao Porto Pontal é o projeto de construção de uma nova rodovia paralela à PR-412, em Pontal do Paraná.

      Em 2020, o governador do Paraná Ratinho Junior afirmou que essa Faixa de Infraestrutura iria ser feita com ou sem o novo porto privado.

      A rodovia de 20 km, em meio à Mata Atlântica, deve custar R$ 270,4 milhões. A construção é alvo de discussão na Justiça e de críticas de ambientalistas.

      Em 2019, o governador afirmou que o porto receberia investimento de R$ 2 bilhões da iniciativa privada, e o Estado faria o acesso.

      À época, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para investigar um suposto esquema de corrupção na liberação de licença ambiental pelo Ibama para a instalação do porto.

      Na investigação, a PF apontou suposta ingerência política do senador Fernando Collor de Melo junto ao Ibama para atender interesses do empresário João Carlos Ribeiro na instalação do porto.

      João Carlos Ribeiro negou as acusações, e o senador Fernando Collor informou não ter nada a temer.

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      1. A gente somos inútil… “A Vinci informou que essa compra é o primeiro investimento realizado dentro da estratégia de transporte e logística por meio da área de infraestrutura da empresa.” … Se no espaço do cais tiver algo de armazenamento, o VILG é candidato. Simples.

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