O fundo é administrado pelo BTG Pactual, em regime de condomínio fechado e com prazo indeterminado de duração; seu objetivo é a aquisição de imóveis comercias, sendo portanto classificado como FII de Tijolo – Imóveis Comerciais – Escritórios.
Tem cotas sendo negociadas na bolsa desde seu IPO, ocorrido em dezembro de 2010.
Desde sua constituição em junho de 2007 adota uma gestão ativa de sua carteira, com o objetivo primordial de investir em escritórios comerciais de laje corporativa com renda no Brasil, estrategicamente localizados em grandes centros comerciais, por meio da aquisição de imóveis comerciais de escritórios ou direitos relativos a imóveis, prontos ou em fase final de construção.
Diferencial deste FII é que tem uma gestão e relatórios similares ao de uma empresa que tem ações listadas em bolsa, vejam os comentários do relatório
Amortização de Maio/16: Para cotistas sujeitos isenção, imunidade ou não sujeitos à tributação:
O valor de R$16,304134239 amortizados por cota será dividido em:
R$ 5,154046986 – considerados rendimentos isentos e não tributáveis
R$ 11,150087253 – considerados como devolução de principal a ser deduzido do custo médio de aquisição.
Fundos de Investimento Imobiliário - FII Fundo Quantidade Valor (R$) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII EDIFÍCIO GALERIA 407.028,00 19.903.669,20 FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII TB OFFICE 118.205,00 8.593.503,50 FII PROJETO AGUA BRANCA 126.198,00 44.669.044,08 FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII PRIME PORTFÓLIO 5.828.104,00 929.452.310,12 Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) Companhia Emissão Série Quantidade Valor (R$) BRAZILIAN SECURITIES COMPANHIA DE SECURITIZACAO 06/06/2013 311 1 820.189,96 Letras de Crédito Imobiliário (LCI) Emissor Vencimento Quantidade Valor (R$) CAIXA ECONOMICA FEDERAL 29/08/2018 5 55.703.529,50 BRAZILIAN MORTGAGES COMPANHIA HIPOTECARIA 22/09/2019 54.917,00 78.047.089,24 CAIXA ECONOMICA FEDERAL 23/05/2019 6 69.141.085,20 CAIXA ECONOMICA FEDERAL 29/08/2018 5 55.568.504,00 Outras cotas de Fundos de Investimento Fundo Quantidade Valor (R$) SOBERANO SIMPLES FIC 10.380,22 431.157,65 BTG PACTUAL CAPITAL MARKETS FI RF 1.701.875,51 13.833.378,51 Outros Ativos Financeiros Emissor Ativo Quantidade Valor (R$) Banco Itaú S/A CDB 650.768,32 650.768,32 Banco Itaú S/A CDB 934.704,58 934.704,58 Informações do Ativo Valor (R$) Disponibilidades 823,16 Títulos Públicos 0 Títulos Privados 260.045.680,84 Fundos de Renda Fixa 14.264.536,16
Taxas:
Administração: 0,25%a.a. sobre o valor total dos ativos do fundo (mínimo R$ 30.000,00 mensais corrigido pelo IGPM).
Gestão: 1,50%a.a. sobre valor de mercado do fundo (temporariamente reduzida para 1,1%aa)
RI: contato@bcfund.com.br
Tutor do FII: Rlemos
Tenho certeza que os lalaus vão querer fazer uma emissão para cobrir um pouco o rombo e dar uma sobrevida ás taxas, ops…. digo ao fundo . 😉
CurtirCurtido por 2 pessoas
Em 2019 teremos um cenário de Selic subindo e renda caindo neste fundo. Que desastre! !!!! Para onde será que irá a cota ?
CurtirCurtir
Pelo andar da carruagem, e dado o histórico, não duvidaria que dentro de no máximo dois anos teremos nova emissão aqui.
Os objetivos e o timing são bem conhecidos.
Sds.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Taxas =❓❓❓❓❓❓❓❓
CurtirCurtir
BC Fund (BRCR11): Resumo do WebCast 3T17
e o cenário futuro traçado pela gestão segue bem nebuloso…
vacância deve continuar aumentando…
revisionais devem continuar pressionando os aluguéis pra baixo…
CurtirCurtir
o prédio do CRI (Urbanity) fica 2 KM do Shop Morumbi ao sul… ou seja NO MEIO DO NADA, sem infra para atrair inquilinos, sem inquilinos, sem acessibilidade adequada à região… (outro CENESP?)
Ed Eldorado é a “bóia” de salvação do FII; a única propriedade que se salvou nas revisionais, ficando acima da região mas ainda sim com reduções, tanto que na média tivemos a redução nominal de 17,8% dos contratos no 3T17
o desespero da gestão com o crescimento da vacância, redução dos aluguéis e situação macro de juros… levou ao corte da taxa de administração… já que a cotação/renda em ambiente de juros baixos tende a elevar as taxas do fundo
SP-CENESP: nem eles sabem o que fazer com o empreendimento… imóvel antigo com pouca competitividade, apesar de todos os investimentos feitos é difícil levar o inquilino até lá, mostrar o diferencial do empreendimento frente a tantos concorrentes
RJ-Torre Almirante: terceirizaram para arrendamento de espaços (coworking)… mercado muito agressivo na predação de inquilinos dos fundo, com grandes carências e concessões aos inquilinos (casos de oferta de 2 ANOS de carências!!!!)
CurtirCurtido por 5 pessoas
fica bem claro que o foco dos caras está em 2 anos a frente, em alguns casos até mais 4 anos; ou seja, não tem muita boa notícia pros cotistas no curto prazo, são todas decisões visando médio e longo prazo: redução de taxa, repactuação de aluguéis, contratação de equipe pra conversar com inquilinos, troca de caixa por CRIs, …
A “MULETA” foi a Petrobrás… todas as mazelas do fundo foram culpa da Petro… acharam um “judas” para malhar e todo mundo sabe que não é só isso e também não foi bem assim que a banda tocou rs
A dívida do FII explodiu com a queda dos juros e o consumo de caixa, o fundo tem quase R$ 70 milhões a mais de obrigações a pagar do que o saldo de caixa/liquidez
Interessante notar mais uma vez esse indicador da saúde do FII… sempre tiveram uns R$ 200 milhões a mais que a dívida. Acende o alerta vermelho no FII… fundo imobiliário com dívidas… três consoantes inovando mais uma vez
CurtirCurtido por 4 pessoas
Esse FII era considerado por muitos, o melhor, devido a pulverização de imóveis etc, mas foi uma decepção. Que tal uma discussão sobre os erros que nós cometemos no passado na avaliação desse e outros FIIs, como meio de aprendizado para o futuro?
CurtirCurtido por 6 pessoas
Olá Felipe, isso é uma boa mesmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O maior erro do investidor aqui é acreditar ou sonhar com a hipótese de que o foco das três consoantes está no cotista
Eles só olham as taxas… as decisões tomadas não tem fundamentação imobiliária, acabam sendo puramente financeiras…
No meio da crise fazer amortização para inflar cotação (taxas)
Qualquer gestora “meia boca” teria pego o dinheiro e ido às compras…
CurtirCurtido por 5 pessoas
Sucessão de erros é prestar atenção apenas nos prédios e não considerar o cenário imobiliario.
Absorção, m2 , estoque etc
Mesmo uma boa gestão pode ser um desastre quando inserido em ambiente de bolha imobiliario como foi o nosso, aonde só no porto maravilha e na Berrini existe estoque para próximos 5 anos ! Isso se economia cresce pelo menos 2% a.a, caso contrario o m2 vai ficar pressionado já que existe menos empresas operando nestes espaços.
Costumo dizer que laje corporativa é o primeiro setor entrar na crise e o ultimo sair KKK
Quando existe uma taxa de ocupação alta e os alugueis estão sendo inflados cuidado outro crise pode estar se aproximando.
Ser leniente com as taxas que são indexadas a valor de mercado, isso come operacional do fundo: Resumo faz anos que alertamos sobre perigo de indexas taxa a valor de mercado.
Primeiro que se governo tungar a Selic não existe mérito nenhum da gestão, segundo que mesmo com Selic baixa o estoque não desaparece.
Por ultimo prestar atenção na gestão e seus erros grosseiros de alocação de recursos , quando você percebe erros de amador como amortizar no meio da crise etc é captar no mercado de alta você percebe aonde esta as reais intenções.
Por ultimo a taxa do fundo sempre foi salgada e alertamos isso faz anos que uma hora isso não ia ser sustentavel.
Abraço
CurtirCurtido por 5 pessoas
Tetzner matou a charada: o foco da BTG sempre esteve nela mesma, o interesse principal nunca foi ganhar dinheiro para o cliente, e isto está no DNA da empresa, capitaneada pelo seu fundador André Esteves. Brinquei dia desses que a BTG me lembra muito o tal de Opportunity da década de 90 e que mereceria o mesmo destino (não acabou, mas diminuiu muito). É o tipo de empresa extremamente agressiva,muito interessada nos fees (comissões e taxas), afinal de contas são os fees que engordam os bônus dos funcionários e, por conseguinte, os salários. Pra piorar, o banco tem três braços: investment banking, asset management e whealth management. O investment banking é uma indústria extremamente agressiva e com forte concorrência, o wheatlh como diz o nome cuida da fortuna dos ricos, e grosso modo, ricos não aceitam desaforos, sobra então “usar” a enorme quantidade de ativos sob gestão (acima de R$100bilhões) pra alimentar as transações do investment banking, por exemplo, devolvendo recursos de fiis (amortizando) sem devolver junto as taxas obtidas durante a captação destes recursos.
CurtirCurtido por 7 pessoas
Caro Felipe,
Boa e construtiva sugestão!
Mirar a metade vazia do copo nāo nos levará a NADA. E, sim, o que ainda podemos fazer para, em um futuro próximo, mirar no copo mais cheio!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pelo menos foi sincero gostei KKK
CurtirCurtir
Tetzner, tenho BRCR comprado a PM 87,69, quero vender. Já está ex ? Qual o provento a pagar em 16.11 ?
CurtirCurtir
Renata
dia 8 quarta-feira é o 5º dia útil, então só a partir de amanhã saberemos a renda
CurtirCurtir
Os anos estão me mostrando que fii com “gestão ativa” só é ativo para destruir patrimônio!
CurtirCurtido por 3 pessoas
Também tenho essa leve impressão…rs
CurtirCurtir
Destaques do 3T17
A receita de locação totalizou R$ 44,4 milhões no trimestre.
No 3T17, o FFO totalizou R$ 19,9 milhões (R$ 1,04/cota), enquanto o FFO ajustado foi de R$ 20,4 milhões (R$ 1,06/cota). Nos 9M17, o FFO totalizou R$ 70,0 milhões (R$ 3,64/cota) e FFO ajustado foi de R$ 73,0 milhões (R$ 3,80/cota).
O lucro líquido foi de R$ 32,4 milhões (R$ 1,69/cota) no trimestre.
O patrimônio líquido no final do 3T17 era de R$ 2,1 bilhões (R$ 108,19/cota).
CurtirCurtir
O total de rendimentos distribuídos do 3T17 foi de R$ 1,09/cota (R$ 21,0 milhões), conforme política de distribuição mensal dos lucros apurados sobre regime de caixa.
Nos últimos 12 e 24 meses (base setembro/2017), a rentabilidade dos cotistas, considerando rendimentos distribuídos e o valor da cota, foi de +5,7% e +42,1% respectivamente.
No final do trimestre, a ABL do portfólio correspondia a 229.426 m², não havendo alterações em relação ao 2T17.
A vacância financeira era de 28,4% no final do terceiro trimestre de 2017.
No 3T17, 1,9% da carteira de contratos passou por período de revisional ou teve novas locações, o que gerou uma redução de 17,8% em termos nominais e de 16,5% se considerada a inflação (leasing spread).
A receita contratada de mesmos inquilinos do 3T17 reduziu em 2,7% em termos nominais em relação ao 3T16.
CurtirCurtir
Queimando caixa?
Eitcha era só o que faltava por aqui…
CurtirCurtir
e para ajudar da “digestão”… segura mais essa
Revisional de aluguel
Em julho concluímos um acordo comercial para a revisional de um locatário expressivo do edifício Eldorado.
O impacto nos valores locatícios será sentido apenas no final do quarto trimestre. O acordo permitiu que a receita de locação seja mantida em nível superior ao que é praticado na região.
Rescisão de contrato de locação de meio andar
Em agosto recebemos a notificação de rescisão antecipada de um locatário que ocupa meio andar.
A saída anteriormente prevista para ocorrer no final de setembro foi revertida para após o término do aviso prévio do contrato. A área já se encontra em comercialização pela nossa equipe especializada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vamos traduzir:
um grande e expressivo inquilino chamou os caras pra negociar e saiu com um baita desconto… imagina o quanto não estava pagando antes…
estar acima da média da região não quer dizer nada, tem que ver de quanto foi a queda ANTES e DEPOIS
como “queimaram” caixa pra completar rendimento e distribuíram mais do que receberam… temos de esperar os próximos rendimentos mas não descartaria uma “derrapada” na renda ai
CurtirCurtido por 1 pessoa
aqui fica mais claro o que eu disse logo acima:
“Renovações e Revisões
O equivalente a 1,9% da receita contratada de locação passou pelo processo de renovação, revisão ou teve novos
contratos no 3T17, resultando em uma redução nominal de 17,8%”
Outch!!!
CurtirCurtir
e como eu tinha alertado… não tem mais caixa pra cobrir a dívida…
Obrigações e disponibilidades
As obrigações por aquisições de imóveis e por captações de recursos no final do 3T17 totalizaram R$463,7 milhões e
uma posição de caixa e equivalentes de R$ 396,4 milhões.
Endividamento líquido (caixa líquido) de 21,5 pra 67,3 Milhões um aumento de 213,2%!!
CurtirCurtir
Uma Imagem… 1000 palavras…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Notem que a informação aqui tem um belo delay… cotação ainda em 95… PRE PA RA!
CurtirCurtido por 2 pessoas
que tal uma “interpolação” de ambos?
CurtirCurtido por 2 pessoas
Receita de aluguel caindo e taxas subindo exponencialmente, sem conta que o cape rate é limitado pelo espaço físico + m2 praticado no mercado real. Sendo assim numa questão hipotética de alugar 100% da abl o m2 vai ter de sofrer deságio substancial para ter inquilinos.
Resumo na melhor situação possível ainda é ruim pela limitação da receita em relação as despesas operacionais.
Abraço
CurtirCurtido por 3 pessoas
Sabe de uma coisa? Começo a pensar que aquela proposta de venda do FII como um todo não era tão ruim.
CurtirCurtido por 3 pessoas
vem mais “calor” ai…
Cenesp tem peso grande no FII
https://tetzner.wordpress.com/2016/09/21/cnes11b-bm-cenesp/comment-page-3/#comment-272325
CurtirCurtir
hum
qual a representatividade do aluguel da AGU no BFC ?
alguém lembra?
CurtirCurtir
Mercado abriu os dois olhos pro chumbão que vem por ai… leilão a 99,99 fechou a 100 na mínima e nos últimos segundos… -1,16% de queda com muito volume na venda
fazia tempinho que não tinha tanta ordem “cavala” de venda de alguns milhares de cotas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que fase… glub… glub…
Perdeu mais R$ 100 mil em receita
Locou um espaço titikinho no montreal, um prédio 100% vago rs
Vacância continua acima de 30%
FFO continua abaixo da última distribuição(0,43/cota), reforçando a queima de caixa (FFO ajustado = R$0,37/cota)
Se eu não errei na conta… o Caixa zerou se ponderarmos as dívidas… o FII não tem grana sequer para dar manutenção nos prédios… resultado: tiveram que gemer e cortar na carne, baixando novamente a taxa de administração
Para fechar com chave de ouro: 34% da carteira de contratos será reajustada pela inflação… 83,0% IGP-M… IGP-M 12 Meses= -1,46%
Nova denominação do 5º maior FII da bolsa: BCafunda kkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Maria do rosário: Mas o que é isso! Mas o que é isso! KKKK
Diminui a taxa de ADM de novo?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sr dos FIIs, literalmente: “água bateu na B…”
CurtirCurtir
joga os números absolutos da taxa ai para gente dar uma olhada em quanto variou em relação as receitas.
CurtirCurtido por 2 pessoas
A receita contratada de locação(2), em setembro/17, foi de R$ 14,4 milhões
A receita contratada de locação(2), em setembro/16, foi de R$ 19,2 milhões
A vacância financeira do portfólio, em setembro de 2017, representa 28,5% em termos de receita de locação potencial e 31,8% sobre o total de ABL em m²
A vacância financeira do portfólio, em setembro de 2016, representa 14,4% em termos de receita de locação potencial e 19,5% sobre o total de ABL em m²
O FFO ajustado(4), em setembro/17 foi R$0,37/cota, sendo que o valor distribuído em forma de rendimento para os cotistas foi de R$ 0,3235/cota
O FFO ajustado(4), em setembro/16 foi R$0,76/cota, sendo que o valor distribuído em forma de rendimento para os cotistas foi de R$ 0,80/cota
Despesas operacionais TOTAL / Despesas de Gestão / Taxa de administração – Fundo / Outras despesas operacionais
2017-Ago (3.309) / (2.344) / (378) / (587) * R$x1000 e sem o impacto da alta na cotação pode majorar 10%= de R$ 3,5 a 3,6 Milhões por Mês
2016-Ago (2.219) / (1.856) / (399) / (640)
Ultimos 12 Meses
Taxas R$ 39 Milhões
REceitas R$ 167 Milhões
Custo 3 Consoantes 12 meses: 23,35% e isso é a média! vai aumentar, vejam 6 meses
Custo 3 Consoantes 6 meses: 22,08/76,8 = 28,75% e isso é a média! vai aumentar…
RESUMO: AUTOFAGIA
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vai ter que diminuir a taxa de ADM novamente.
CurtirCurtir
Tetzner;
Tem como estimar o quanto o fim daquela carência concedida ao novo inquilino do ALMI vai impactar positivamente o cashflow deste fundo, a partir do ano que vem?
Pergunto porque, se bem me lembro, a gestora não informou nenhum dado sobre estes valores na ocasião do FR.
Sds.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Boa pergunta Mbp77 mas como tudo nas três consoantes é cercado de mistérios… vai ter de ficar no campo das suposições. Não foi locação mas sim arrendamento… ou seja, arrumaram mais um intermediário no processo. Antes o dinheiro saia do inquilino, passava pelas três consoantes e o que sobrava vinha para o cotista. Agora temos mais um mordendo o bolo… o que reduz significantemente o que sobra para o cotista. Bom que pelo menos alugou… ruim que reduz e muito o resultado de uma das melhores propriedades do FII.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é…
Eu gosto do portfólio deste fundo, mas não da forma como ele foi historicamente gerido, e pelo visto continua sendo.
A transparência e o respeito com os cotistas minoritário pouco apareceram aqui e isso me impede de abrir posição.
Além do fato da gestão ser muito mais reativa do que pró-ativa.
Sds.
CurtirCurtido por 1 pessoa
FFO Ajustado pulou de 0,34$ no mês passado para 0,37$. Não é atoa q a cotação já ta varando 100$ 😉 SHOW!!! 😆
CurtirCurtido por 1 pessoa
kkk
e você está vendendo ao invés de comprar por quê?
kkk
CurtirCurtir
Vende logo os 2/3 que sobraram nabuco e bota em MFII, ITUB, TD que é melhor .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Foi só um balanceamento em prol da diversificação da carteira rapazes.
Meu voto de confiança no 3 consoantes continua inabalável 😀
BC Fundão(sem trocadilhos, ok?) segue sua trajetória de recuperação rumo a lua!!! k k kkkk
CurtirCurtir
Eu avisei… falei que a simples elevação das cotações faria estragos no fluxo do FII
olha as três consoantes correndo para o bote salva vidas…
foram obrigados a reduzir as taxas para renda não despencar…
CurtirCurtido por 3 pessoas
FATO RELEVANTE
A BTG PACTUAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. (“Gestora”), na qualidade de gestora do Fundo de Investimento Imobiliário BTG Pactual Corporate Office Fund – FII (“Fundo” ou “BCFund”), serve-se da presente para comunicar aos cotistas e ao mercado que reduzirá, de forma voluntária, a taxa de gestão do Fundo de 1,50% a.a. para 1,10% a.a. sobre o valor de mercado do Fundo, ou seja uma redução de 27%, a partir de 01 novembro de 2017, pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, perdurando, portanto, até outubro de 2019.
A Gestora entende que a alteração servirá para adequar a taxa ao momento atual do mercado, refletindo (i) a mudança em fundamentos macroeconômicos, como a redução da meta da Taxa Selic, de 13,75% a.a. para 7,50% a.a. ao longo do presente ano; e (ii) a lenta recuperação do mercado imobiliário, que ainda apresenta elevados níveis de vacância no setor corporativo, manutenção nominal de valores de locação e concessões de descontos e carências, o que para o Fundo resulta em um patamar de renda abaixo do seu potencial no curto prazo.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Adicionalmente, a Gestora destaca que continuará focando seus esforços na geração de valor para o Fundo, por meio de diversas iniciativas como: (i) investimento em ativos bem localizados e defendidos, visando a geração de valor a longo prazo (ex. Opção de compra de 100% Ed. Urbanity), (ii) alocação eficiente do atual caixa do Fundo (exs. aquisição de CRI com forte estrutura de garantias rendendo CDI + 1,60% e estudo de renegociação/pré-pagamento de dívidas), (iii) gestão ativa junto aos inquilinos, locando os ativos de forma rápida e eficiente e minimizando vacâncias (exs. alto giro de novos inquilinos nos últimos dois anos, como os 5 andares no BFC, hoje praticamente em ocupação plena, e a locação parcial do Torre Almirante que representou até o momento cerca 20% da locação na cidade do Rio de Janeiro no ano), (iv) evolução na negociação de venda de ativos mais maduros e com alto ganho de capital a distribuir, (v) fortalecimento da equipe do BCFund com a contratação adicional de 2 pessoas exclusivas ao Fundo, de renome e expertise no mercado (Fernando Okada, ex-Tishman Speyer com 12 anos de experiência no setor – viés comercial e prospecções, e Mauricio Castrucci, síndico profissional com 10 anos de experiência no setor – viés condomínio).
A Gestora acredita que a redução voluntária da taxa de gestão no atual momento vem em linha com as iniciativas acima descritas, bem como está em conformidade com os interesses dos cotistas do Fundo.
São Paulo, 31 de outubro de 2017.
CurtirCurtido por 1 pessoa
SHOW!!! BTG dando mais uma bola dentro, reforçando o que venho dizendo aqui nos últimos meses 😉
CurtirCurtido por 3 pessoas
duas reduções consecutivas… reitera que o FII não tem capacidade mais de manter o fluxo
o resto é “firula” já vimos essa historinha de mexer em equipe…
até o gestor pulou fora desse barco
CurtirCurtido por 2 pessoas
Atira aqui e acerta ali. CSHG deve estar preocupada com essa.
CurtirCurtir
Sou testemunha. Você avisou.
CurtirCurtir
Anotem aí…
O preço original do Urbanity Corporate (o que o intermediário pagou para revender pras três consoantes daqui 4 anos com um belo ágil)
vendido para H.I.G. Capital por:
R$ 204,5 Milhões
R$ 8.053/m²
Querem apostar que o cotista vai pagar no mínimo 50% mais?
Três consoantes na jogada… cotista leva tungada!
CurtirCurtido por 2 pessoas
FATO RELEVANTE
São Paulo, 16 de outubro de 2017 – A BTG na qualidade de administradora e gestora, respectivamente, do FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FII BTG PACTUAL CORPORATE OFFICE FUND (“BC Fund” ou “Fundo”), vêm pela presente informar aos cotistas do Fundo e ao mercado em geral o que segue:
A Transação
Dando continuidade à matéria apresentada no Comunicado de Mercado publicado no dia 05 de outubro, a Gestora comunica ao mercado que o Fundo firmou a Opção de Compra (“Opção”) de 100% do edifício Urbanity Corporate, com exercício a partir do 4º ano de sua emissão, e adquiriu nessa data Certificados de Recebíveis Imobiliários (“CRIs”) no valor total de R$ 130.000.000,00.
A Opção
Poderá ser exercida entre o 4º e o 5º ano de sua emissão por uma métrica de valor pré-estabelecida, garantindo ao Fundo a possibilidade de aquisição de um ativo de alta qualidade, preço atrativo e no novo eixo de crescimento do mercado imobiliário paulistano. A Gestora acredita que no momento do possível exercício da Opção o mercado terá não só se recuperado do atual elevado patamar de vacância e baixos valores de locação, mas também (e principalmente) sofrerá com possível escassez de ativos de qualidade disponíveis.
O CRI
O CRI proporciona um carrego atrativo para o Fundo e proteção a eventual desvalorização, sendo um ativo de renda fixa com boa estrutura de garantia, proporcionando também segurança em caso de um cenário macroeconômico adverso.
O CRI possui como lastro uma debênture emitida pela MARGINAL 16K EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS E PARTICIPAÇÕES S.A. (“Marginal 16K”), veículo de investimentos da H.I.G. Capital, cujos recursos serão direcionados para a compra do edifício Urbanity Corporate. O montante de emissão do CRI é de R$ 130.000.000,00, e conta com prazo de até 6 anos e remuneração de DI+1,6% a.a., retorno substancialmente acima dos atuais investimentos de caixa do Fundo. O pagamento de juros será mensal e a amortização do principal ocorrerá no vencimento (bullet). O CRI conta com amplo nível de garantias, incluindo 100% das cotas da Marginal 16K, detentora dos direitos do Imóvel, cessão fiduciária dos recebíveis futuros provenientes de locação das unidades e a alienação fiduciária do imóvel a ser constituída.
O Ativo
O Urbanity Corporate é um ativo AA, que se encontra em vias de obter o habite-se. Localizado na região da Av. Chucri Zaidan em frente à Marginal Pinheiros, principal eixo de crescimento do mercado imobiliário corporativo em São Paulo, tem área total de 29.248,22 m², e lajes de aproximadamente 1.200m², e 750 vagas de estacionamento.
Encaminhamos ainda, junto com o presente Fato Relevante, apresentação preparada pela Gestora com as principais características da Transação acima descrita.
Permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
CurtirCurtido por 1 pessoa
confirmaram que é AA…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Novo Investimento
Operação
• Melhor Retorno/Carrego do Caixa: LCIs hoje rendem ~91% DI e novo investimento renderá
100% DI + 1,60%
• Baixo Risco: Garantia 100% do ativo
• Opção de Compra: nos meses finais do CRI o BC Fund tem a opção de aquisição do ativo em
condições preestabelecidas atrativas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não é novo, repetiram o mesmo…
não adianta… o que ganha no CRI perdeu 3 vezes na subida da cota… o mercado percebeu já vai devolvendo
tão vendendo almoço para ter janta… e no dia seguinte, voltam a ciclo vicioso
CurtirCurtido por 1 pessoa
O pessoal ao analisar o BRCR11 leva muito em conta a questão da gestão. Eu coloco muito peso na qualidade do Portfólio, que agora aparentemente ficará ainda melhor. Sempre me pareceu que o problema do fundo é menos de gestão e mais mercadológica. O fundo tem excelentes imóveis, mas no olho do furacão da crise do setor imobiliário brasileiro. Vejo muita reclamação do pessoal em todos os blogs, sempre demonizando as três letrinhas, mas até hoje vejo muito sentido em comprar cotas do BRCR11 e sentar em sima para levantar somente depois que o ciclo imobiliário virar plenamente. A gestão, com esse novo negócio surpreendeu positivamente. Além de impedir a perda de rentabilidade em função do cenário atual de queda de juros passou a possuir opção de comprar a totalidade de um imóvel de excelente qualidade depois da virada do ciclo imobiliário. Show de bola. Parabéns BTG. Quando acertam tem que ter alguém para elogiar.
CurtirCurtido por 5 pessoas
Beto10k qual o preço do m2 desse AA na opção de compra?
CurtirCurtir
Sobre as três consoantes… se todos falam o mesmo…
CurtirCurtir
Difícil saber, a não ser que tivéssemos mais detalhes das condições preestabelecidas. Contudo, o gestor afirma que são atrativas. É uma questão de confiar nos profissionais. É o que nos resta. Eu costumo pagar para vê. Faz parte do risco. É melhor ter. Vai que, né, você sabe…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Então…
TBOF estava a venda por 635 milhões… três consoantes vende por mais de Bilhão… esse é o padrão das letrinhas
aqui mesmo as cotas foram para mercado na ultima emissão a quanto? 163 ? saiu a 154
se a compra foi fechada com as três consoantes, pode ter certeza: pagou caro
CurtirCurtido por 1 pessoa
Beto 10k, se e quando o BRCR se recuperar algum dia , a flexibilização econômica já terá terminado e o arrocho do aumento dos juros já terá sido iniciado ou até estará no pico, aí a cota estará no chão, pois ninguém quererá Fiis. Vc perderá na inflação, no custo de oportunidade e no valor da cota. Comprei BRCR a 85 quando a renda era de 1 real por mês, agora a renda é 0,34 e vc quer comprar a cota a 100? Agora é hora de venda. Em 3-5 anos vc compra a cota mais barata com uma renda melhor. Reflita nisso.
CurtirCurtir
Anotem aí…
O preço original do Urbanity Corporate (o que o intermediário pagou para revender pras três consoantes daqui 4 anos com um belo ágil)
vendido para H.I.G. Capital por:
R$ 204,5 Milhões
R$ 8.053/m²
Querem apostar que o cotista vai pagar no mínimo 50% mais?
Três consoantes na jogada… cotista leva tungada!
CurtirCurtir
Beto10k;
Por mais que eu entenda o seu raciocínio, e concorde em parte com o dito, não há como aferir se foi um bom negócio, ou não, o preço de compra travado na opção a ser exercida.
Dado o histórico da gestora, e a falta de transparência na divulgação deste dado (algo comum a citada), eu ficaria com os dois pés atrás antes de inferir isso.
Aliás, achei coincidência demais a divulgação de tal operação, pouco tempo depois da negativa na oferta de compra da totalidade do portfólio do fundo pela UBS e outros.
Me pareceu movimento diversionista, a princípio.
A conferir.
Sds.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Concordo com vc, beto10k.
BTG tem se esforçado, e essa Opção até o momento tem demonstrado isso.
O Valor da Opção é estratégico, e por isso não foi divulgado. Se o valor for tão alto assim, basta não exercer. Ou seja: situação de ganha-ganha.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nabuco., será que vai ter assembléia para decidir se exerce ou não?….
CurtirCurtido por 1 pessoa
Padre, não acredito que seja o cotista quem deva decidir isso.
Pagamos BEM a Administração pra fazer isso por nós 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nabu., pagamos melhor ainda para juízes , deputados, senadores, etc. e olha aí no que deu. E neste caso até podemos trocar de 4 e 4 anos, e a adm./gestora não.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Tetzner,
Parabéns pela entrevista ao Valor, e pelo seu seu justo reconhecimento.
A valorização das cotas em 2017 dos FII: PQDP, KNRI e HGRE estão bem próximas.
Pergunto em seu entendimento: Porque o “3 consoantes” não administra o BRCR e BCFF e os demais FII com a mesma expertise?
Acrescento que concordo com as críticas de quase todos os participantes do nosso site a esta administradora!
CurtirCurtir
Só falta saber as condições da compra futura para saber se é bom negócio. O divulgado é apenas um abstração retórica (conforme descrito em “a opção”). Como citado por colegas aqui, o histórico de negócios e transparência não ajuda. É um ativo AA em SP e se divulgassem corretamente as informações seria possível uma melhor análise para decisão.
CurtirCurtir
Eduardo Cwb
Padrão AA
vão pagar preço de Triple A
salva e confira…
ágio mínimo de 50%
CurtirCurtir
Mobilização para AGE de Cotistas
Pessoal,
Valeria a pena uma mobilização para entender melhor o posicionamento da Gestão, face a negativa da oferta de aquisição dos imóveis?
A turma acredita que foi mesmo a melhor opção negar a oferta tão rápido sem nem consultar os cotistas??
CurtirCurtido por 5 pessoas
Resposta 1:
Sim, acho que vale, vide a relevância do assunto (liquidação do fundo, via negociação de seu portfólio com terceiros).
Resposta 2:
Penso que não foi a melhor opção, vez que a gestora detém a prerrogativa de gestão ativa, e não de proprietária do fundo. Porém, agiu como se assim o fosse, sendo que já houve precedente nesse sentido com a BR Proporties (malogrado).
Sds.
CurtirCurtido por 5 pessoas
Mbp77
concordo com tua linha de raciocínio e reforço seu comentário abaixo (https://tetzner.wordpress.com/2016/09/21/brcr11-btg-pactual-corporate-office-fund/comment-page-19/#comment-268579)
Seria uma ótima oportunidade dessa equipe nova que entrou, mostrar que alguma coisa mudou, mesmo que minimamente….
Por hora… continuam mostrando que é o mesmo DNA financeiro, de olho nas taxas e a qualquer custo (mesmo porque, os custos saem do bolso dos cotistas mesmo…)
CurtirCurtido por 3 pessoas
Todo assunto relevante deve ser colocado para apreciação dos cotistas, o que houve foi usurpação de direitos
CurtirCurtir
Houve oferta de aquisição? Isso para mim tem cara de golpe para elevar a cotação.
CurtirCurtido por 1 pessoa
sim. de acordo com mobilização. Seria como, na pratica?
nao sei dizer ainda. tambem nao tenho muita certeza se houve uma oferta.
CurtirCurtir
Eu acho que, pela transparência, eles deveriam apresentar os detalhes dessa proposta de compra.
CurtirCurtir
SunTzu
Os cotistas do FII poderiam começar mandando um Email para o RI solicitando que seja feita uma consulta para “ouvir” a opinião da maioria.
Se for alinhada com a gestão, ok, segue como está; mas se mostrar que a maioria teria aceitado a oferta… aí caberia uma mudança na gestão do FII
De qualquer forma, a decisão tomada assim de bate e pronto, sem nem ao menos consultar os cotistas pegou muito mal… ou seja, mudaram só os jogadores… o time e o treinador continuam os mesmos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fechou negativo… mercado não gostou mesmo das Taxas Exorbitantes e da tentativa de erguer uma cortina de fumaça com esse CRI “mandrake”
BRCR entrando na mesma situação de “Queima de Caixa” para pagar juros de Dívida…
Tic-Tac… Tic-Tac… Tic-Tac…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Tetz não se diz mandrake e nem Mandraque, mas sim mastraque kkkk, bem no final tudo é a mesma coisa também né, como dizia a tia É GOLPE
CurtirCurtido por 2 pessoas
Data-base (último dia de negociação “com” direito ao provento)
06/10/2017
Data do pagamento
16/10/2017
Valor do provento por cota (R$)
0,429342722792232
Período de referência
Agosto/2017
CurtirCurtido por 1 pessoa
Noossaaa não disse q ia subir, que maneiro, baita renda, que piada virou esse fii heim, já é motivo de chacota meu, q vergonha, pior q tem cotista q entra no embalo, meu Deus
CurtirCurtir
Resumo da Ópera:
Com a queda da taxa de juros e o caixa residual parado… o FII correu arrumar um CRI que remunerasse melhor o dinheiro do Caixa
O imóvel é da HIG e se for exercer a opção de compra… certamente será por um valor polpudo e superior à esses R$ 130 Milhões (isso é o valor do CRI e não do Prédio)
A explicação de fazer esse CRI é pelo fato de o FII estar quase zerando o caixa líquido…
Endividamento bruto R$ 470,4 Milhões
Endividamento líquido (caixa líquido) 66,9 Milhões (para quem já teve quase 10 vezes isso… heheh vai num “tapa” kkk)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Outro ponto importantíssimo:
Com a alta das cotações recente… a renda iria cair mais ainda… só de Taxas extras anuais bateu quase R$ 2 milhões
Tiraram o dinheiro da Renda Fixa e correram cobrir o rombo da Taxa
No final das contas vai dar ZERO a ZERO… o que subiu da taxa vai comer todo o “1,6%” a mais da operação
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa tetzner bisnaga no cotista.
CurtirCurtir
Interessante o detalhe que você chamou a atenção no valor da transação, Tetzner.
Realmente, olhando com maior atenção, o montante de R$ 130M refere-se ao CRI emitido, e não ao empreendimento como um todo.
Confesso que numa primeira leitura, achei que fosse o valor do 100% do imóvel. Pura ingenuidade e falta de atenção minhas. Obrigado por elucidar este ponto.
Por outro lado, o Comunicado traz em seu bojo que há neste acordo um valor pré-estabelecido por m², ou seja, haveria uma proteção a uma possível valorização do imóvel no período, acaso o ciclo se inverta até lá.
Sobre isso, algumas questões pertinentes:
O empreendimento é Triple A ou AA, afinal de contas? Pelo pouco que pesquisei estaria enquadrado na primeira categoria, contrariando o contido no Comunicado.
Não seria hora de começar a refletir sobre uma alteração no regulamento que viabilizasse ao fundo adentrar em outros segmentos, ao invés de concentrar-se no corporativo, estruturando-o de forma a mitigar os riscos sobre seu cashflow, aumentando a sua perenidade/estabilidade no longo prazo? Não gosto muito do KNRI por determinadas razões, mas a forma como este foi estruturado me parece mais adequada àquele objetivo.
Prosseguindo, na hipótese do fundo optar pelo exercício do seu direito na compra, no prazo estipulado, e dado que o mesmo conta com gestão ativa, não seria de bom tom convocar uma AGE para discussão prévia sobre este aceite ou recusa, ao invés de se consultar apenas o Comitê de Cotistas Investidores?
Sim, sei que contraria o que se pressupõe numa gestão ativa digna de tal alcunha, mas dado o histórico desta e de outras gestoras, seria de bom tom adotar uma maior transparência num negócio dessa proporção e importância (especialmente no preço estipulado), bem como, auxiliaria numa participação mais ativa da sua base de cotistas.
Ademais, perder credibilidade é algo deveras fácil e recuperá-la demanda um certo esforço neste sentido.
Este ativo teve uma mudança no seu plantel de gestão recentemente, e creio que seria muito bem recebida pelo mercado tal mudança de postura por parte na nova direção da gestora.
Caso contrário, creio que vários colegas mais experientes poderão se questionar, e com muita razão para tanto, se não veremos um FII sendo usado novamente como veículo de saída para um empreendimento com sobrepreço real num mercado sobre-ofertado, independentemente da sua qualidade. O caso de TBOF é algo clássico neste sentido, inclusive.
Aliás, tal fenômeno é algo que venho percebendo numa série de novos lançamentos neste mercado, algo que denigre, machuca e desvirtua esta indústria e seus objetivos, e prejudicando seus participantes.
Sds.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Mbp77
o caixa remunerado em CDI com uma dívida equivalente com TR+10% vai sendo consumido
com Selic de 14% era negocião… indo pra 7% o FII vai “levar chumbo”
teria que antecipar e quitar logo essa dívida… mas agora “engessaram” R$ 130 milhas…. Créu!
Não tem mais dinheiro pra fazer a antecipação da dívida…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quem diria heim, p quem já teve quase um bilhão à disposição, me lembra meu avô dizendo q se tem uma coisa q não aguenta desaforo e dinheiro, p junta da trabalho mas p gastar, bastar um estalar nos dedos e a grana já era
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pq ver o copo ‘meio vazio’?
Tetzner, não acha que esta abusando na imparcialidade?
Eu vejo um FII com bons imóveis, Caixa Líquido remunerando acima do custo da dívida, e ainda por cima O ÚNICO MULTI-MULTI QUE NÃO ESTÁ QUEIMANDO CAIXA PARA MANTER O RENDIMENTO(E CONSEQUENTEMENTE COTAÇÃO) ARTIFICIALMENTE INFLADOS. Ao contrário dos pares.
CurtirCurtir
Nabucodonosor
Se um fundo três consoantes passivo já faz estrago… que dirá um com pseudo “gestão ativa”
é bem simples a meu ver: manobra para rebater o aumento das taxas e evitar uma redução ainda maior nos rendimentos
já já a gestão da dívida com juros baixos torna desinteressante esse sistema de endividamento com investimento de caixa
com três consoantes no seu lado o copo não enche nunca:
ou alguém derruba o copo ou eles mesmos dão um “totó” e fazem a água vazar
CurtirCurtir
COMUNICADO AO MERCADO
O Fundo assinou documento vinculante que concede ao Fundo, uma vez cumpridas determinadas condições suspensivas, a Opção de Compra (“Opção”) de 100% do edifício Urbanity Corporate, com exercício a partir do 4º ano de sua emissão, bem como o direito de adquirir Certificados de Recebíveis Imobiliários (“CRIs”) no valor total de R$ 130.000.000,00.
A Opção poderá ser exercida entre o 4º e o 5º ano de sua emissão por uma métrica de valor pré-estabelecida, o que garante para o BC Fund a possibilidade de aquisição de um ativo de alta qualidade numa região de crescimento, de acordo com a estratégia de investimentos estabelecida pela Gestora. A forma pela qual foi estruturado este investimento possibilita um ganho futuro importante para o Fundo, mediante a aquisição do ativo em um momento em que o mercado terá não só se recuperado do atual elevado patamar de vacância e baixos valores de locação, mas também (e principalmente) com a possível escassez de ativos de qualidade disponíveis. A estrutura proporciona um bom carrego e proteção a eventual desvalorização, uma vez ancorada em um ativo de renda fixa com boa estrutura de garantia, em caso de um cenário macroeconômico adverso.
O CRI possui como lastro uma debênture emitida pela MARGINAL 16K EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS E PARTICIPAÇÕES S.A. (“Marginal 16K”) veículo de investimentos da H.I.G. Capital, cujos recursos serão direcionados para a compra do edifício Urbanity Corporate. O montante de emissão do CRI é de R$ 130.000.000,00, com prazo de até 6 anos e remuneração de DI + 1,6% a.a., retorno substancialmente acima dos atuais investimentos de caixa do Fundo. O pagamento de juros será mensal e a amortização do principal ocorrerá no vencimento (bullet). O CRI conta com amplo nível de garantias, incluindo 100% das cotas da Marginal 16K, detentora dos direitos do Imóvel, cessão fiduciária dos recebíveis futuros provenientes de locação das unidades e a alienação fiduciária do imóvel a ser constituída. O CRI ainda passará pelo processo de registro na B3 para liquidação financeira.
O Urbanity Corporate é um ativo AA, que se encontra em vias de obter o habite-se. Localizado na região da Chucri Zaidan em frente à Marginal Pinheiros, principal eixo de crescimento do mercado imobiliário corporativo em São Paulo, tem área total de 29.248,22 m², e lajes de aproximadamente 1.200m², e 750 vagas de estacionamento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fica “no meio do caminho” entre a Berrini e o CENESP, mas do lado da berrini
CurtirCurtir
é um prédio “AA” ? Tinha entrega prevista para Dez/2016… até agora não tem Habite-se?
CurtirCurtir
Proximo de onde fizeram o tunel para chegar no cofre do BB, e em frente o Pq Burle Max.
CurtirCurtido por 1 pessoa
kkk sim pertinho, já pensou?
o “bonde” saindo do meio prédio kkk
CurtirCurtir
então vamos lá…
a H.I.G. Capital comprou o prédio e fizeram um CRI para remunerar o caixa que está no FII no valor de R$ 130 milhões a uma taxa de DI + 1,6% a.a.
com opção de compra no 4o e 5o ano
mas eu acho que o comunicado do BRCR está errado… tudo que achei diz que o prédio é “AAA” e não “AA” como informaram
CurtirCurtir
Atrasadinhos fica na região da sobre oferta ali da berrini e marginal pinheiros em contra partida vai demorar um bom tempo até ocupar 100%.
Se não tive-se amortizado em 2016 tinha comprado só camarão a preço de banana ! KKKKK
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aquele valor da amortização vai fazer falta… eu ACHO que esse R$ 130 Milhões são só a “entrada” SE resolver exercer a compra ao final vai precisar mais grana
CurtirCurtir
Senhor dos Fii, fica antes da região da berrini. É do mesmo lado da marginal, mas na altura do Panamby. É interessante que fizeram 2 pontes novas por ali para desafogar o cruzamento sobre o rio pinheiros.
CurtirCurtido por 1 pessoa
BRCR viu griffo expandindo e kineia mandando bala não quis ficar para trás.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A que custo?
Prédio que deve ter saído para a HIG por uns R$ 400 Milhões… quer apostar que lá no exercício vai sair pro fundo uns R$ 600 milhões??
CurtirCurtido por 1 pessoa
Confira o Imóvel do CRI que o BRCR adquiriu no Insight! 😀
Urbany Corporate imóvel do CRI
https://tetzner.wordpress.com/insight/comment-page-13/#comment-268504
CurtirCurtido por 1 pessoa
E tome Taxa!
R$ 5,00 x 19.224.537 x 1,75% = +1.682.147 por ano na conta das Três Consoantes e FORA do SEU bolso cotista
CurtirCurtido por 1 pessoa
E a renda, alguém tem um chute, podem dar uma enfeitada p tentar segurar a cotação alta
CurtirCurtido por 2 pessoas
Interceptor mercado eufórico tudo sobe até lixo kkk
CurtirCurtido por 3 pessoas
Alta de 3,69%.
Ultimo negócio: R$ 98,90.
CurtirCurtido por 1 pessoa
98,75 +3,53 R$ 7,41
heheh
e mais R$ 1 milhão por ano na conta das três consoantes! (saindo do bolso do cotista claro)
CurtirCurtido por 3 pessoas
R$ 3,37 x 19.224.537 x 1,75% = R$ 1.133.767,07
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom p quem não vendeu Ainda, pode ser oportunidade, renda só vai ladeira abaixo
CurtirCurtir
Aproveitei a discussão e zerei posição iniciada já no mês anterior. Pedi o movimento altista mas saio com uma média ligeiramente melhor, já ia sair mesmo. A renda aqui foi pro espaço, passei da hora de girar.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Aquele esquema…
Mas a manada só percebe que o mercado mudou a pergunta quando pensa ter achado a resposta anterior e vê que as respostas pra certas perguntas não existem .
#Pas 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Segue voando, pra cima de 99 já
CurtirCurtir
É a subida mais sem sentido que vejo. Por que uma oferta com preço bem abaixo do patrimônio, num conjunto de imóveis desocupados, com concentração em uma região falida e violenta, administrado de forma duvidosa, faz o mercado valorar a cota desta maneira?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eduardo Cwb
Ao contrário… faz TODO sentido inflar artificialmente as cotações com finalidade de aumentar a arrecadação via Taxas para as três consoantes
Lembre-se que antes de ser gestora… eles são banco de investimentos… em situação bem delicada com a evasão da clientela e dos sócios
CurtirCurtido por 3 pessoas
Isso que você falou não são todos que tem conhecimento… Na cabeça da sardinhada fica a impressão de que se estão tentando comprar é porque é bom! Aí mais gente compra tentando ganhar na negociação que nem sequer foi confirmada.
Engraçado foi terem mencionado um valor de cota no meio da notícia. Parece que o valor tropeçou em uma pedra e caiu ali de lambuja.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Prezado Hardwin, boa tarde.
A sua pergunta sobre o cálculo da cota a ser distribuída na hipótese de negócio concretizado, eu, também, não entendi a rapidez de seu cálculo e divulgação.
O número de cotas é fácil, entretanto, o líquido – o recebido menos as despesas para a concretização do fato não é simples de ser “estimado”. A venda de um apto não é simples, imagina a venda de um conjunto de prédios de mais de 2 bilhões.
Como sou iniciante, apreciaria receber dos mais experientes do nosso chat, os comentários sobre a possibilidade destes cálculos feitos à noite.
Devido não dispor de dados concretos, o meu sentimento é de “mais uma Jogada” do gestor para inflar, artificialmente, o valor da cota.
CurtirCurtir
Tetzner, quem forma o preço é o mercado. Exceto se eles, Betegê, colocaram um monte de malucos nas duas pontas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eduardo Cwb
“o mercado” pode ser facilmente manipulado… olha aí: R$ 5 a mais por cota… quase R$ 2 Milhões a mais por ano em taxas de Gestão e Administração
foram várias tentativas por meio de relatórios de analistas nos últimos meses… e a cota caindo
compre agora, vai acabar!
compra no grito, porque agora vai!!
e por aí vai…
uma hora acertam ou coordenam direito e dá certo kkk
CurtirCurtir
Tetzner, reitero minha posição de acordo com os argumentos que postei originalmente. Podem dizer que um Cantão inteiro da China está se mudando pro RJ, p/ fazer as cotas subirem, que o mercado vai se auto-regular, sacar que não faz sentido. Pode até ter um espasmo de alta, mas volta a precificar usando o bom-senso e parâmetros métricos. E, como disse, nem foi uma boa notícia, mas sim foi apenas uma oferta com preço bem abaixo do patrimônio, num conjunto de imóveis desocupados, com concentração em uma região falida e violenta, sem perspectiva de retomada e com administrado pra lá de duvidosa.
CurtirCurtir
Eduardo Cwb
a mensagem foi bem direta: a 107 tem que pague… então o mercado entende que esse seria um preço justo
nos FIIs a maioria precifica de acordo com a renda paga… como aqui tudo sumiu: portfólio encolheu, perdeu o gestor, amortizou caixa, renda despencou, … o povo fica sem parâmetro
mas legal, acredito na sua tese mas acho que ela tem efeito no médio e longo prazo
curto prazo é especulação pura e isso vai que vai com esse tipo de “informe” do fundo
CurtirCurtir
Ahhh, sim. Tem quem pague, não resta dúvida, por isso a alta. Boa sorte para eles.
CurtirCurtir
Tchau BRCR…. vendi a quase 100… e pensar que era FII para aposentadoria.
CurtirCurtir
Max, Cuidado. BRCR voltando a investir. Olha lá o comunicado que o B T G soltou
CurtirCurtir
FATO RELEVANTE
São Paulo, 2 de outubro de 2017 – A BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DTVM, instituição financeira, com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, localizada à Praia de Botafogo, 501, 5º Andar (Parte), Torre Corcovado, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil, CEP 22250-040, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 59.281.253/0001-23, devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) como administradora de carteira, de acordo com o Ato Declaratório CVM nº 8.695, de 20 de março de 2006 (“Administradora”), e a BTG PACTUAL GESTORA DE RECURSOS LTDA., com sede na Cidade e Estado de São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 3477, 14º andar – parte, inscrita no CNPJ/MF nº 09.631.542/0001-37 (“Gestora”), na qualidade de administradora e gestora, respectivamente, do FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII BTG PACTUAL OFFICE FUND (“FII BC FUND”) e do FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FII PRIME PORTFOLIO (“FII PRIME PORTFOLIO”), em conjunto “Fundos”, vêm pela presente informar ao mercado que nesta data de 02 de Outubro de 2017 receberam uma proposta não vinculante e não solicitada para aquisição de ativos detidos pelos Fundos (“Portfolio”).
CurtirCurtido por 1 pessoa
A Proposta
A proposta não vinculante e não solicitada para aquisição do Portfolio (“Proposta”) foi encaminhada por GTIS Partners Brasil Aquisições e Participações Ltda., REC Gestão de Recursos S.A e UBS Brasil Serviços de Assessoria Financeira Ltda. (“Proponentes”) e traz como preço de compra para a aquisição do Portfolio o valor de R$ 2.192.877.000,00 (dois bilhões, cento e noventa e dois milhões, oitocentos e setenta e sete mil reais) (“Preço de Compra Proposto”), sendo R$ 1.041.380.000,00 (um bilhão, quarenta e um milhões, trezentos e oitenta mil reais) para o FII BC FUND e R$ 1.151.497.000,00 (um bilhão, cento e cinquenta e um milhões, quatrocentos e noventa e sete reais) para o FII PRIME PORTFOLIO.
Conforme referência estabelecida pelos Proponentes “o Preço de Compra é equivalente ao valor contábil (book value) dos ativos e corresponde a um valor patrimonial líquido (net equity value) por cota do BC Fund de R$ 107,53 (cento e sete reais e cinquenta e três centavos) em 31 de julho de 2017.”
CurtirCurtir
Análise da Gestora
A Gestora vê o atual momento do mercado imobiliário como de recuperação. Passamos ao longo dos últimos 3 (três) anos por um ciclo forte de aumento de vacância e queda de preços, em consequência de um choque de oferta e esfriamento econômico e notamos uma significativa desvalorização dos ativos imobiliários, e consequentemente dos fundos imobiliários.
No entanto, com relação ao mercado corporativo de alto padrão, nota-se que não há mais entregas significativas para os próximos anos. O mercado de São Paulo, onde se encontra grande parte da exposição do Fundo, começa a demonstrar sinais de retomada com a vacância se estabilizando e demonstrando tendência de retração, bem como com a manutenção nominal de valores locatícios, após anos de sucessivas quedas.
A Gestora entende que há em curso, uma recuperação de valor e eventual exploração de oportunidades para aquisição, com o recuo das taxas de juros e com os primeiros sinais de recuperação econômica e potencial expansão de empresas e negócios. Nesse contexto, a Gestora tem buscado oportunidades atrativas de investimento, e não tem descartado desinvestimento pontual do portfólio, se tratando de um ou outro ativo, menos alinhados ao perfil, considerada a grande exposição dos Fundos no mercado e a alta concentração da carteira em ativos corporativos alto padrão, hoje escassos e muito cobiçados.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Especificamente no que tange aos Fundos, vale ressaltar que os Fundos são veículos de investimentos de longo prazo com o objetivo primordial de auferir rendimento decorrente de seus imóveis, sem prejuízo da análise pontual pela Gestora quanto à oportunidade de venda de seus ativos; e que a Gestora busca sempre maximizar os investimentos, respeitados o momento do ciclo imobiliário e a maturação de cada ativo, realizando vendas acima do valor justo, assim, proposta contemplando o atual valor de laudo do Portfolio dos Fundos não estaria alinhada com o movimento histórico de desinvestimento dos Fundos.
A Gestora entende que o Preço de Compra Proposto não contempla medidas importantes de criação de valor dos Fundos, tais como: (i) a reavaliação do ativo BFC, uma das principais exposições do Fundo e objeto recente de profundo retrofit, que está em fase de entrega e ampliação de áreas locáveis e futura majoração de receitas; (ii) novos investimentos em fase final de estruturação; e (iii) investimentos importantes da Gestora no crescimento e fortalecimento do time de gestão, com o início de 2 (dois) especialistas com grande experiência de mercado imobiliário e financeiro dedicados aos Fundos.
Após toda a análise, a Gestora, ainda, submeteu o assunto à discussão no âmbito do Comitê de Acompanhamento dos Cotistas, e após as explanações feitas pela Gestora, os membros do referido Comitê de Acompanhamento corroboraram a análise e conclusão da Gestora.
Conclusão
Pelo exposto, a Gestora decidiu por não aceitar a Proposta e seguirá com as notificações cabíveis aos Proponentes.
São Paulo, 02 de Outubro de 2017.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Sou cotista do BRCR e não vi nada demais.
Houve uma proposta de compra do fundo, a gestão avaliou que não valia a pena aceitar e comunicou os cotistas.
Ao meu ver época ruim para vender, as vésperas de uma retomada que parece ser forte – me pareceu a decisão correta.
Ao meu ver tudo normal.
Dâmaso
CurtirCurtido por 7 pessoas
Dâmaso
por outro lado ótima boa para comprar… SE o FII estivesse capitalizado
a oferta seria para a troca de imóveis por capital… chance boa para reciclar boa parte do portfólio
CurtirCurtir
O problema aí dâmaso é o por que da proposta, tão oferecendo as coisas dos outros por aí sendo q o objetivo de um fii é outro, deveria era estar correndo atrás do prejuízo e tentando locar ou parar de perder inquilinos, ou pelo menos quieto para não fazer uma cagadxxxxx pior Ainda do q já nos meteram, lembrem se de q tudo q está ruim pode piorar, e muito 🙂
CurtirCurtir
De fato, também sou cotista do fundo e não vi nada demais.
Até concordo com os argumentos.
Quanto à reciclagem, grosso modo, apenas os imóveis do RJ valeriam a reciclagem, os de SP são bons, alguns até ótimos como o Eldorado.
É certo que quem propôs não iria aceitar levar “apenas os imóveis do RJ” pelo valor. Isso, pode acontecer nos nossos sonhos, mas não existe no mundo real.
Neste caso, “much adu about nothing”.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Perfeito como sempre, Dâmaso.
Galera aqui adora um sensacionalismo e imparcialidade. Se o mesmo tivesse ocorrido com MFII, teria sido mil maravilhas e estariam soltando foguetes.
A proposta de aquisição do BRCR apenas chancela a qualidade dos imóveis do FII.
Segue o jogo.
CurtirCurtido por 3 pessoas
NABUCODONOSOR
Tem qualidade? Aluga…
30% de vacância? sorry…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Tetzner,
Esse nível de vacância é consequência da exposição do fundo ao mercado imobiliário do RJ.
A crise do RJ não é responsabilidade de nenhum gestor. Todos os tivos, mesmo os muito bons, estão sendo penalizados pela crise monstruosa que se instalou na 2a economia do Brasil.
Não há alta vacância por conta da qualidade dos ativos.
Veja, que não há uma “defesa” da gestora. A questão é analisar cada fato e decisão em si.
Esta decisão, frente à proposta apresentada, foi acertada.
CurtirCurtido por 2 pessoas
MarcosC
A vacância ao final de agosto de 2017 correspondia a
SP = 38.633 m²
25.530 m² no CENESP SP
8.271 m² no Cargill SP
2.115 m² no BFC SP
1.962 m² no Eldorado SP
755 m² no Burity SP
25 m² no Transatlântico SP
RJ = 33.814 m²
20.295 m² no Torre Almirante RJ
7.080 m² Flamengo Park Tower RJ
6.439 m² no Montreal RJ
CurtirCurtir
É simples, imagine um knri vir na calada da noite e soltar um fato relevante desse tipo, simples assim, taí a diferença, acho q consegui me expressar corretamente agora, não vou nem dizer mais nada p não estragar kkk esse foi porreta kk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Os imóveis da SCAR do RJ estão com 30% de vacância? A EZTEC têm imóveis no RJ? Se sim qual a vacância?
CurtirCurtir
EZTEc não opera no rio , ao contrario passa longe KKKKk
Recentemente acabou de vender a torre B do complexo EZ tower na região do TBOF, TRNT , Thera
CurtirCurtido por 2 pessoas
Se tivessem vendido teriam vários aqui reclamando por terem vendido barato!
Não é fácil não …
A propósito, cadê aquele rapaz que só comprava BRCR11 se chegasse a R$40?
CurtirCurtido por 5 pessoas
Se eles receberam a proposta no final do dia, são obrigados a publicar o FR antes da abertura do pregão, portanto devem ter trabalhado até mais tarde para escrever o documento.
Entendo que uma proposta dessa sempre aparecerá “do nada” pois assuntos como esse não são soprados ao mercado, vêm de uma vez.
segue o jogo.
CurtirCurtir
Chance de Saída Honrosa para o Decrépito FII e situação Vexatória… e não aceitaram??
Eeee Três consoantes!!!
CurtirCurtido por 5 pessoas
Ai tem, esse pessoal parece a turma do jbs, meu Deus q mutreta é essa dessa vez, receberam essa proposta do nada, ou tá oferecendo o fundo às escondidas por aí a fora, esquisito, será para aumentar Ainda mais as taxas recebidas, ou tentar maquiar o vexame q tão passando frente a todos os fiis estarem melhor q os deles, B?T?G?
CurtirCurtido por 3 pessoas
Interceptorfii19… jogaram confete na torcida… precisa fazer espuma para dizer que estão fazendo algo… já já vão pedir dinheiro em emissão kkk anote ai
CurtirCurtido por 2 pessoas
Falando em jbs até horário bateu lá com do jaburu
CurtirCurtido por 1 pessoa
😂😂😂 não duvide de nada kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ô BTG trambiqueira, isso é para subir o valor da cota, pois nem comprando quase semanalmente ANAListas gritando e nem que a SELIC vá para 1% a cota sai do lugar.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Antes de mais nada, eu gostaria de saber se um assunto tão importante assim não deveria ter sido objeto de debate numa AGE com ampla participação dos cotistas.
Não sou a favor e nem contra tal venda, até porque não sou cotista, e apesar de entender que a gestão do fundo é ativa (com tal previsão em regulamento), dado o montante envolvido na oferta, penso que houve desrespeito/pouco caso à base de investidores que compõe este fundo por esta não poder manifestar juízo de valor.
O que, diga-se de passagem, não é algo inédito vindo da “Três Consoantes”.
Sds.
CurtirCurtido por 7 pessoas
Fato relevante ás 23hs é de lascar. !!!!!!Agora só falta fazer emissão de 400 milhões. !!!!!! Kkkkkkkkkkkkkk ou peça logo 1 bilhão, vide TBOF.
CurtirCurtido por 1 pessoa
CurtirCurtido por 1 pessoa
Para o bem do setor de FIIs, seria uma boa que a “Turma do Dedé” sumisse. É rolo em cima de rolo. Lembram da oferta da BP? E o fato do fundo ter outro fundo (PRIME) dentro, só para duplicar taxas? E o comportamento das cotas, que sempre sobem (ou pelo menos subiam) no fechamento, garantindo maiores TAXAS.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Ecrylo
o FII trocaria imóveis por dinheiro… e iria fazer o que depois???
AMORTIZAR?
COMPRAR novos imóveis?
Como o FII não tem DNA imobiliário… eu diria que iriam Amortizar… mas acabar com essa “molezinha”?
Não…
Justamente por isso a decisão foi “viciada”
Cotistas vão ter de se mobilizar e pedir uma AGO
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pegar o dinheiro e compra cotas do BCFF… que compraria cotas do MXRF… que compraria de algum outro fundo deles… e assim por diante, garantindo as txs e mais txs…
CurtirCurtido por 2 pessoas
kkk boa Ecrylo e segue “girando…girando…girando…” kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estava escrito… rs
https://tetzner.wordpress.com/2017/05/30/fundo-imobiliario-sucumbe-a-crise-e-perde-o-gestor/
CurtirCurtir
Vejam o que é o DNA ou a falta dele…
Tomara que amanhã suspendam a negociação das cotas…
Coloquem o gestor de joelho no milho no canto da sala…
Só liberem a negociação depois de uma explicação muito bem dada para soltar uma noticia assim às 23h da noite
que trambique isso aqui hein…
CurtirCurtido por 5 pessoas
É muito rolo p um gestor só, tudo quanto é coisa esquisita só da eles, não se vê essas coisas nos outros fiis pode reparar, é um rolo atras do outro, alguém tem q fazer alguma coisa antes q aconteça algo muito pior a qualquer hora
CurtirCurtido por 2 pessoas
Interceptorfii19 é causa e efeito do sistema enrolado. Cavam um novo buraco para tapar o outro que estava aberto. Esqueça perpetuidade e respeito ao cotista em FIIs das Três consoantes…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Para especulação eu não discuto… precisa dessas palhaçadas para o show circense continuar 😂😂😂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Detalhe é q fizeram o mesmo com Tbof e povo caiu como um patinho, conseguiram segurar a cota caso contrário teria 50 hoje, agora faz igualmente com Brcr, e pode fazer com todos se quiserem povo é muito inocente, duvido q a proposta é firme, e mesmo q fosse, não bastou a devolução do dinheiro precisa ficar inventado rolo em meio a uma situação onde quem tem juízo fica quietinho, Ainda mais quando se está mexendo com patrimônio dos outros. O certo é ter eleições para gestores de 4 em 4 anos, cotista não agradou da gestão, troca na eleição
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uma novela mexicana que passava no SBT (“Maria del Bairro”) tinha nuances de maior bom senso do que as patacoadas feitas por essa gestão desastrosa do BTG. MBP77 está correto ao dizer que houve desrespeito com os cotistas e Interceptor acerta em cheio ao dizer que NENHUMA outra administração é tão “roleira” como essa.. Aos cotistas dessa bomba eu desejo boa sorte e olho atento aos próximos passos que acredito eu também assim como Tezner veremos o BTG “pedir um troco” nos próximos capítulos.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Será que foram os chineses novamente? E é sempre a ‘três letrinhas’ o alvo….por que será??
CurtirCurtido por 1 pessoa
Qual a SUA Opinião?
Liquidava ou não o BRCR?
CurtirCurtir
Não sou mais cotistas desse fundo há tempos, mas entendo q essa tal proposta deveria ser levada à assembléia para q os cotistas decidam. Não cabe ao administrador decidir algo dessa relevância sozinho. Ainda mais q há, no meu entender, um claro conflito de interesse, uma vez q o gestor vai ter sempre o interesse de permanecer administrando o fii pra poder receber a taxa de adm. Eventual venda e do foi tira a renda do administrador.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Roberto
OUVIR o cotista não é uma capacidade da Gestão Três consoantes…
o Mbp77 já tinha falado logo cedo sobre a consulta a AGO (https://tetzner.wordpress.com/2016/09/21/brcr11-btg-pactual-corporate-office-fund/comment-page-18/#comment-268002)
As decisões nesse FII são tomas unicamente com foco no resultado financeiro para a gestão, o qual é medido por gordas comissões e taxas de Gestão e Administração de quase 2% do valor de mercado…
Vender a galinha dos ovos de ouro? kkk Na-na-ni-na-não…
CurtirCurtir
E segue o jogo! 😀
Receita que é bom nada… mas as Taxas tão “garantidas
Taxa de administração: 0,25% do valor de mercado
Taxa de gestão: 1,5% sobre valor de mercado
E tome balada no operacional
kkk
CurtirCurtido por 3 pessoas
kkkkkkk custo o culto
CurtirCurtir
Cotas: 19.224.537
3 reais a mais na cotação…
R$ 1 Milhão a mais no bolso das três consoantes no final de ano
CurtirCurtir
Em Janeiro acabou o desconto que estavam dando na Taxa… Olha como já impactou, dali em diante…
Taxa de gestão: 1,5% sobre valor de mercado (até Jan/17 a taxa será 1,1% em caráter de desconto)
CurtirCurtir
Carvalho olha estrago 3 milhões puta que pariu KKKK
CurtirCurtir
Imagina a “sede” que essa turma está…
tiveram de reduzir a taxa por causa das lambanças que fizeram… quando todo mundo aproveitou a alta das cotações pra aumentar receita com taxas eles ficaram pra trás
agora tem de ficar “atiçando” com notícia que não se concretiza kkk
vai subindo, sem gerar 1 centavo a mais de receita… mais os milhões das Três Consoantes vão sendo garantidos
depois reclama que o FFO fica “baleado” nos 0,34 …
CurtirCurtir
Sobe a cota aew pessoal KKKKK
CurtirCurtir